Porque transtorno de pânico ataca tanto o estômago? Estava tendo crises todo dia.

9 respostas
Porque transtorno de pânico ataca tanto o estômago? Estava tendo crises todo dia.
Olá,
veja bem, o ataque de panico que é caracterizado por um conjunto de sintomas representa um estresse extremo em todo o corpo. O estresse extremo faz seus hormônios ficarem desequilibrados aumentando os batimentos cardíacos causando náuseas e outros sintomas. Esse estresse pode pressionar os órgãos, afetando a respiração e com isso gerando sintomas físicos, o estomago é só um órgãos a mais a ser afetado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em situações de tensão reais ou imaginárias, como as vivenciadas por aqueles que padecem dos Transtornos de Ansiedade, o sistema nervoso pode produzir uma sobrecarga de ácido clorídrico, deixando o suco gástrico presente no estômago mais corrosivo e alterando o equilíbrio ecológico do mesmo. Daí resulta a sensação de que ele está sob "ataque".
Mesmo associando esses ataques ao quadro da Síndrome de Pânico, é aconselhável consultar um médico gastroenterologista para eliminar dúvidas sobre possíveis causas físicas para essa dor.
No que tange os aspectos emocionais, um trabalho psicoterapêutico que identifique as questões geradoras de uma ansiedade excessiva e suas possibilidades de ressignificação irá reduzir de forma significativa os sintomas associados aos Transtornos de Ansiedade, produzindo melhoras não só no bem estar físico, mas também no bem estar emocional e nas relações sociais.
Olá! O transtorno de pânico é caracterizado pelo aparecimento repentino de crises de pânico e pela ansiedade em ter novas crises. Pode começar de uma reação inesperada ou a partir de pensamentos negativos, que sempre vem associados a alguns sintomas. Essa questão do "estômago", é um dos sintomas, que também podem vir junto com sudorese,taquicardia,tremores,náuseas ,dor abdominal e outros. Geralmente o tratamento é medicamentoso e psicoterapia , assim com o tempo você irá aprender a reduzir os sintomas. A disposição!!
O transtorno do panico está relacionado com o sistema nervoso, um stress muito forte que repercute no corpo inteiro. Parte hormonal, parte cardíaca, tensões musculares e não tem como tudo isso não repercutir no estômago ou intestino. Procure um psicólogo, inicie uma psicoterapia e o próprio tratamento aliviará esses sintomas gástricos.
Na nossa cultura ocidental tendemos a separar corpo, mente e emoções como se um não influenciasse o outro. Temos que mudar esta forma de ver pois tudo está interligado.
A principal função do estomago é a digestão dos alimentos.
uma das funções da mente é a digestão das ideias. quando não conseguimos resolver algo que nos incomoda tendemos a trazer os problemas na mente de forma continua e se não encontramos solução o problema retorna novamente.
Desta forma não digerimos de uma vez o problema e isso reflete no estomago.
A Psicoterapia pode te ajudar a lidar melhor com os pensamentos negativos recorrentes e com a ansiedade e isso irá refletir diretamente na saúde do seu estomago.
O transtorno de pânico pode ocasionar este tipo de problema assim como outros transtornos de ansiedade. Então a ansiedade alta pode pode levar a algumas mudanças no organismo. Como por exemplo dores de cabeça ,tonturas e etc assim sendo nada de grave está acontecendo no seu organismo , mas devido a tensão que a sua mente joga para este não haveria como não existir estas pequenas consequências.
O nosso estômago é responsável pela digestão, processo que vai além do alimento propriamente dito. A forma como digerimos e vivenciamos os acontecimentos em nossas vidas interferem no nosso corpo físico também. A ansiedade por ser caracterizada por uma dificuldade de estar no presente, dentre outros fatores pode influenciar a desenvolver problemas em todo o trato digestivo. Faz-se necessário entender como esse processo está sendo realizado para funcionar de uma forma mais saudável.
O transtorno do pânico pode manifestar diferentes sintomatologias dependendo de cada pessoa, no seu caso é importante avaliação médica (para saber se é problema de estômago ou provem da ansiedade). Caso seja advinda da ansiedade procurar profissionais da area da saúde mental (psicólogo/psiquiatra).
Olá, importante descartar qualquer possibilidade fisiológica para seu desconforto no estomago, descartado pensar que de fato pode ser emocional, sendo assim, pensar fazer psicoterapia. Espero ter ajudado.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.