Posso comer cereais, não vai aumentar a glicose? Quais são as combinações que posso fazer com as fr

5 respostas
Posso comer cereais, não vai aumentar a glicose?
Quais são as combinações que posso fazer com as frutas?
Olá prezado (a). A combinação vai depender das suas necessidades fisiológicas. Cereais são fontes de carboidrato então vai sim interferir na sua glicose. Mas isso não quer dizer que seja prejudicial, pois o carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo. A combinação de carboidratos com proteínas, gordura e fibras de forma correta para você é que irá fazer a diferença. Carboidratos provenientes de pães, doces, massas, costumam não ser boas fontes de vitaminas e minerais, além de terem pouquíssimas fibras e altas cargas glicêmicas. O indicado é que você busque por um acompanhamento nutricional para planejar sua alimentação de forma adequada para você, e assim verificar quais alimentos você pode comer com segurança e principalmente as quantidades certas. Boa sorte, e se tiver interesse em agendar uma consulta será um prazer poder te orientar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
olá, como vai? Como a colega bem colocou, é importante entender a sua necessidade nutricional. Alguns cereais como o farelo de aveia (casca da aveia) tendem a reduzir a glicemia quando combinadas com frutas. Existem 4 tipos de alimentos que ajudam a controlar a glicemia: fibras, gorduras saudáveis, proteínas magras e vinagre ou limão.
Se você combinar uma fruta com farelo de aveia e sementes de chia, linhaça ou girassol, a tendência é que a sua glicemia, após esta refeição, fique mais controlada. Porém ,de nada adianta controlar a glicemia pós refeição apenas em um momento do dia. É importante que este comportamento se repita ao longo do dia. Espero ter ajudado, bjs da nutri
Olá, tudo bem? Depende do tipo de cereal e das combinações. Prefira os cereais integrais (ex: aveia, arroz integral, quinoa...). Combinações com as frutas poderiam ser: aveia, castanhas, iogurte, coco seco, sementes (ex: chia, linhaça, semente de abóbora, semente de girassol...). Fico à disposição!
Boa tarde! Pode sim, é só você combinar os cereais com alimentos ricos em fibras, proteína e gordura, assim como as frutas, alguns exemplos:
Iogurte natural batido com fruta e farelo de aveia, salada de frutas com granola sem açúcar, fruta picada com chia ou farinha de linhaça. Você também pode optar por consumir as frutas logo após após as refeições, e sempre preferir cereais integrais como pão integral ou multigrãos, arroz integral, bolo caseiro integral, e assim evitar picos glicemicos.
Olá, tudo bem??

Tudo depende do seu objetivo e necessidade. As vezes, em uma alimentação estratégica a gente até induz esse aumento de glicose (por exemplo antes dos treinos). Em outros casos, quando associamos a glicose com proteínas e gorduras ela reduz a velocidade que entra no nosso sangue. Você pode consumir por ex: Iogurte natural com whey protein e banana; Pão com banana e mel na airfryer + ovos mexidos; Crepioca com queijo + fruta com mel.

Tudo depende do seu objetivo e da sua necessidade!

Especialistas

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Walber Figueiredo

Walber Figueiredo

Generalista

Macapá

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Melissa Malfate

Melissa Malfate

Nutricionista

São Paulo

Eduardo Ribeiro Brandão

Eduardo Ribeiro Brandão

Médico de família

Montenegro

Raila Pontes

Raila Pontes

Nutricionista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1290 perguntas sobre Diabetes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.