Pressuponho ter asperger,identifiquei-me com esse T.E.A há muito tempo.Já sou adulto, e fico encafifado

10 respostas
Pressuponho ter asperger,identifiquei-me com esse T.E.A há muito tempo.Já sou adulto, e fico encafifado e ansioso para ir a um psiquiatra.Qual seria o melhor ponto de partida para conversar?Elencar características comportamentais-antes-ou já dizer que me identifiquei com essa condição neurológica?
Olá. Não se preocupe em trazer ao profissional suas conclusões, basta contar o que acontece no seu dia a dia
O profissional terá como te diagnosticar e talvez nem seja o que você pensa.
Os distúrbios neurológicos e emocionais apresentam sintomas muito parecidos e só um profissional habilitado poderá fazer a diferença.

Olá. Pode ser interessante você procurar um psiquiatra com bom conhecimento em Asperger e autismo em geral. Um bom profissional estará preparado pra te atender e guiar a entrevista, não há a necessidade de preparar isso antes. Se achar conveniente, peça para alguém de confiança te acompanhar na primeira consulta. Procure ajuda.
Se existe algo que nos faz mal são os rótulos!
Agora você esta encafifado com o que leu. Toda a sua energia esta represada nestas ideias, e você não esta conseguindo colocar sua mente, seus sentimentos, seu corpo e o seu precioso tempo de vida em prol de realizações mais úteis para a sua vida, e nem esta conseguindo curtir a vida porque está aprisionado num rótulo e em tudo que leu sobre ele.
Sugiro que você procure um ótimo psicólogo que te auxilie a desencafifar e voltar a viver livremente,
Um abraço,
Léa
O melhor ponto de partida seria contar com sinceridade porque está procurando a ajuda do profissional. Ele saberá quais perguntas fazer para entender melhor o que está lhe acontecendo e como poderá lhe ajudar.
Importante procurar um profissional especializado em transtorno do Neurodesenvolvimento como neurologista, psiquiatra que fará avaliação qualitativa e o neuropsicologo pode ajudar na avaliação quantitativa além da qualitativa inclusive. O psicólogo trabalhará com habilidades sociais e outras.
Importante você entender seu funcionamento dentro do espectro sua busca considero super positiva nesse momento o qual ajudará nas intervenções.
Um abraço
Ana Lúcia Vasconcelos
Primeiro vc não tem que se identificar com rótulos, independente se tem ou não TE A, vc tem a sua vida, vc tem a sua identidade e história, como era a sua vida quando não sabia da doença, quais são suas dificuldades, angústias, tristezas e traumas. O que o especialista pode te ajudar, qual é seu sofrimento, será que seu problema é SOMENTE ter SÍNDROME de Asperger!?
Se busca alguns questionamentos, apenas se ouça e siga aquilo que te impulsiona, sem grandes preparações de porquês e respostas. Apenas dê o primeiro passo. Os demais serão trilhados junto à você.
O fato de se auto-observar é extremamente importante em nossa vida diária. E pela sua pergunta, posso pressupor também, que você se preocupa em acertar. Não rejeite o erro. Errar é aprender duas vezes: primeiro vem um resultado que você não quer e já sabe como conseguiu isso, aprendeu; depois de outro movimento seu, vem o resultado que você quer, aprendeu a ser tolerante e persistente. Te encorajo a ir para a consulta com o psiquiatra, pois trará orientação a você. E certamente o profissional facilitará a sua comunicação com ele.
Asperger é associado a uma desordem genética,logo, seria interessante buscar um/a profissional da área biomédica ou médico/a geneticista para efetuar os exames necessários e confirmar se de fato possui tal quadro antes de sair se identificando com isso. Após tal verificação,pode ser interessante procurar um primeiramente um/a profissional da psicologia. A partir de um primeiro contato, será averiguado a necessidade ou não de incluir um medicamento de uso psiquiátrico, sendo que, particularmente falando, só recomendo a busca de um procedimento medicamentoso somente em caso de extrema incapacidade e prejuízo na vida cotidiana.
Olá.
Vou propor uma questão bem prática. Se você se identificou com algumas descrições do T.E.A. isso significa que você deve ter sido uma criança "fora do padrão" (ansioso acima do normal?).

Um "transtorno" na infância pode tornar-se fonte de muitos traumas (relacionamentos). Seria mais interessante pesquisar sobre isso do que ir atrás de confirmar um diagnóstico que até agora, ao que tudo indica, não lhe incomodou.

Sugiro que pesquise sobre o método terapêutico EMDR e descubra como ele funciona e como pode te ajudar.