Prezados, por favor, legalmente, um ortopedista pode emitir laudo de Autismo? Muito obrigada

9 respostas
Prezados, por favor, legalmente, um ortopedista pode emitir laudo de Autismo?
Muito obrigada
Bom dia. Oriento que entre em contato com o Conselho Regional de Medicina (CRM), pois lá você poderá ter as orientações necessárias a este respeito. Abraço

Concordo com o colega. O CRM da sua cidade poderá te responder quais especialidades poderão dar esse diagnóstico.
Para um diagnóstico seguro, é necessário que seja feito por uma equipe multidisciplinar, ou seja, por neuropsicólogo, psiquiatra, psicólogo, neurologista, terapeuta ocupacional, para uma avaliação global do paciente.
Olá! Bom Até onde eu sei não, porém quando se há dúvida o melhor a fazer é procurar o Conselho Regional de Medicina pra obter certeza. Boa sorte!!
E necessario ter uma visão e atitude ética. concordo com Marcia
Para um diagnóstico mais preciso, consultar um neuropediatra e equipes multidiciplinares.
Olá, um diagnóstico de autismo é algo bem delicado. Um exame neuropsicologico pode ser um diferencial para descartar ou confirmar um quadro de autismo. O neuropsicologo tem ferramentas para investivar melhor o quadro.
Os laudos devem estar de acordo com a especialidade do profissional, deve corresponder a área em que o profissional é especializado!
Em território brasileiro, qualquer médico com CRM ativo é habilitado para emitir laudo de autismo e de diversas outras condições. Contudo, responderá caso haja algum questionamente a respeito de inexatidão no laudo médico. Considere que, apesar de médico, o ortopedista não é perito em autismo. O diagnóstico de autismo pode ser realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais de saúde, com experiência em avaliação e diagnóstico de Transtornos do Espectro Autista (TEA). O laudo, idealmente, deve ser assinado por um médico especialista em TEA e/ou um psicólogo com experiência em avaliação diagnóstica do transtorno. É importante buscar profissionais qualificados e experientes para a avaliação e diagnóstico do autismo. Se tiver mais dúvidas, uma teleconsulta com um neuropediatra experiente e bem avaliado nesta plataforma pode ser uma ótima opção para esclarecimentos mais específicos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800