Quais fatores levam o desenvolvimento da bulimia?

27 respostas
Quais fatores levam o desenvolvimento da bulimia?
Bom dia
Aspectos emocionais são os fatores determinantes para qualquer dos transtornos alimentares. Normalmente a ansiedade e a necessidade de se encaixar num grupo ou comunidade. De ser aceito, ser considerado, ou apenas se sentir fazendo parte pode detonar a necessidade da mudança. Algumas vezes a cobrança de pessoas queridas, pode fazer com que principalmente o adolescente ou jovem usem artificios, para tentar atender a expectativa do outro. A aparência em nossa sociedade é muito importante e em alguns grupos, pode ser vital. A busca de ajuda profissional assim que se percebe os sintomas pode ser fator determinante para a continuidade da saúde mental e física da pessoa em questão.
Espero ter ajudado um pouco e me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

Oi. A bulimia é um transtorno alimentar muito comum em adolescentes do sexo feminino (transtornos alimentares tem prevalência 9x maior nesse público). As causas são várias e variam de pessoa pra pessoa, mas em geral tem se organizam a partir de uma tentativa precária de lidar com a perda da infância e as demandas que surgem no início da vida adulta. A relação com a alimentação surge como uma maneira de não pensar nos conflitos que geram angústia e de controlar o próprio corpo. No caso da bulimia a pessoa tem dificuldades de sustentar o rigor da manutenção de uma norma estética, apresentam impulsividade e desorganização. O centro do conflito porém se origina de um profundo desamparo, dificuldade de enfrentar exigências e se responsabilizar pelo proprio destino. Outros fatores ainda podem entrar em cena como contribuições negativas: uma relação complicada com a mãe (ou os pais), os hábitos alimentares da família, dificuldades com regras e horários de alimentação, etc. A bulimia é um transtorno grave e complexo que gera uma série de problemas de ordem biológica, psicológica e social. Como ocorre na relação com a família e sociedade o melhor resultado envolve um atendimento multidisciplinar com psicólogo e nutricionista, por exemplo.
A preocupação excessiva com o peso, distorção da própria imagem, baixa autoestima, sintomas depressivos e transtorno de ansiedade, além dos fatores ambientais/sociais (internalização de um ideal corporal magro), fisiológicos (obesidade infantil e maturação puberal precoce) e vulnerabilidade genética, estão associados a um risco maior de desenvolver bulimia.
A Bulimia é um transtorno alimentar que pode se desenvolver por diferentes fatores, não tem nada de especifico. A baixa autoestima ou a depressão podem desencadear crise de ansiedade que levam a buscar maneiras extremistas de perder peso rapidamente, ou ao mesmo tempo buscar certo tipo de conforto na comida. Pessoas com transtornos psicológicos, o culto ao corpo propagandeado pelas mídias, o desprezo às pessoas que estão acima do peso podem desencadear crises de ansiedade e descontrole alimentar. Os sintomas de uma pessoa bulímica não é enxergado por outras. Isso acontece por conta da pessoa esconder – para si mesma e para os outros – que ela possui o transtorno em questão. Gatilhos como estresse, dieta restritiva, tédio ou auto-imagem pobre do corpo fazem com que a pessoa busque maneiras de se sentir melhor com a sua própria imagem e/ou vida.
Principalmente fatores emocionais. É importante saber em que contexto o paciente está inserido. Realmente esse é um transtorno que em sua maioria acomete adolescentes, principalmente pelo aspecto da vaidade e cobranças dos grupos nos quais está envolvida. É muito importante uma consulta com o psiquiatra e um acompanhamento também do psicólogo.
Olá.
A bulimia se desenvolve com mais frequência em adolescentes, ou no início da idade adulta. Algumas vezes a bulimia se inicia depois que a pessoa passar por algum episódio de dieta. Algumas pessoas, por acharem que só irão ser aceitas pelas por alguns grupos se atingirem um peso ou uma forma de corpo “ideal”, assim elas começam a sentir um elevado nível de ansiedade, que algumas vezes leva a uma compulsão alimentar exacerbada. Na tentativa de controlar a quantidade de alimentos ingeridos, o sujeito define horários para se alimentar, mas no momento de se alimentar o sujeito come uma quantidade normalmente maior do que comeria. O estresse sofrido pelo sujeito no decorrer do seu dia-dia, também pode fazer com que a pessoa coma de forma compulsiva, numa tentativa de aliviar o estresse.
Boa tarde. Seria vão determinar um fator X absoluto para descrever a causa raiz do desenvolvimento da Bulimia pois, estamos falando de uma condição ligada à fatores emocionais, que fazem parte da subjetividade (depende do indivíduo e suas vivências em particular).
Desta forma, sugiro que, procure uma Psicóloga (o) especializada em distúrbios alimentares, para acompanhamento e análise pessoal individual.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Inúmeros fatores emocionais levam a esse transtorno alimentar que é a bulimia. Geralmente se desenvolve na infância e se arrasta fazendo com que haja uma má relação consigo mesmo, através do alimento. Procure uma psicoterapia, trate esse distúrbio que a faz se sentir tão mal e que muitas vezes esconde lhe dando muitos sentimentos de culpa e. Inadequação. É um transtorno grave que se agrava com o tempo e que traz não só consequências emocionais como físicas também! Procure autoestima e aceitação através da psicoterapia, reveja sentimentos maternos afetivos . Faça uma busca das causas e trate-as.
A bulimia tem causas variadas. Não deve ser, provavelmente o único sintoma do sujeito em questão. Vale a pena procurar um psicanalista
Ao contrário do que muitas pessoas pensam a bulimia não é ocasionada somente pelo ideal de beleza e pressão social. Estudos na área da saúde revelam que esse grave transtorno do comportamento alimentar está relacionado a fatores familiares e relacionais. O paciente com bulimia, normalmente, apresentam dificuldade na interação com o meio, é comum que ele se sinta pressionado e busque aprovação e mesmo quando o outro expresse opiniões positiva sobre ele, sua autoestima é muito baixa para aceitar tais colocações. A sua autopercepção é muito frágil, sendo comum uma postura muito crítica com si mesmo, acompanhada dos comportamentos de autoagressão. Assim, o foco da terapia, nesses casos, não se limita apenas ao comportamento alimentar mas, também, a construção de uma imagem mais positiva de si.
Olá! Existem alguns fatores que contribuem para o início desta desordem alimentar. Podemos listar como: fatores genéticos, psicológicos, traumáticos e também problemas familiares, sociais ou culturais. A depressão e baixa autoestima são os motivos mais verificados nos tratamentos deste distúrbio. A pressão cultural afeta o olhar para si, causando frustrações e insegurança e com o intuito de se encaixar no padrão ideal, muitos recorrem a formas autoagressivas, como a própria bulimia. Para que esta autoimagem seja saudável novamente o indivíduo necessita de acompanhamento psicoterápico e também nutricional para reeducação alimentar. Abraço

Fatores comumente associados: baixa autoestima, ansiedade e depressão. Terapia EMDR pode ser uma ótima opção de tratamento.
A bulimia é um transtorno alimentar no qual o indivíduo apresenta comportamentos de comer de forma exagerada, para em seguida eliminar a ingesta por meio de vômitos ou de laxantes, com o objetivo de impedir o ganho de peso. Pessoas bulímicas estão sempre hipervigilantes em relação à sua aparência, sobretudo com o seu peso. Os fatores que podem gerar esse transtorno são vários, como: fatores emocionais, genéticos, psicológicos, traumáticos, familiares, sociais ou culturais. A bulimia pode ocorrer devido a mais de um desses fatores. Um abraço
Boa noite!
Fatores emocionais, ansiedade, visão distorcida do próprio corpo.
Cada caso é uma caso, mas tem fatores que são determinantes.
Mas em qualquer fator a visão distorcida de si mesmo favorece a este quadro.
Diversos fatores emocionais e problemas com a construção de Auto percepção.

Pode ser desencadeada tanto por Ansidedade como por quadros de Depressão.

Como qualquer transtorno psiquiatrico é biopsicossocial. Tem fatores emocionais, biológicos (bioquimicos) e relacionados ao meio.
Existem diversos fatores que podem ser apontados, no entanto o principal é entender como a bulimia se manifesta em uma caso específico.
São vários os fatores que podem levar ao desenvolvimento deste transtorno alimentar. A psicoterapia pode ajudar a reconstruir sua autoestima de maneira leve tranquila e natural.
Desregulação emocional é um dos fatores importantes correspondentes a bulimia.
Olá! Os aspectos podem ser inúmeros, mas os emocionais são os fatores determinantes para qualquer dos transtornos alimentares. Busque terapia para melhor lidar com tal situação. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, boa tarde! Cada caso é um caso, não podemos generalizar, pois cada pessoa vai ter uma história de vida diferente. Mas a etiologia/ origem dos transtornos alimentares fala sobre os seguintes fatores: * Predisposição genética. *Fatores psicológicos.*Fatores socioculturais.*Em especial, o culto ao corpo e à magreza. O tratamento para bulimia é multidisciplinar, unindo psicólogo, psiquiatra, nutricionista e profissional de educação física. Se você se encontra com essa doença, procure ajuda já! Fico à disposição.
Olá! A bulimia assim como os outros transtornos alimentares pode ser desenvolvido ou desencadeado por múltiplos fatores como emocional, ambiental, biológico e outros. E, por isso, o tratamento proposto para a bulimia é multidisciplinar, pois é necessário abranger todas as áreas que estão relacionadas ao desenvolvimento do transtorno. O importante é procurar ajuda, pois o tratamento precoce colabora e muito para uma evolução positiva do tratamento! Espero ter ajudado, caso precise de mais informações, estou à disposição, abraço!
Olá!
A.bulimia é um transtorno alimentar de origem multifatorial, ou seja, está relacionada a fatores biológicos ( como pré disposição genética e fisiológico), fatores sociais ( criação familiar, mídia sociais, relaçõessexuais), fatores ambientais e fatores emocionais. Procure um profissional especializado para transtorno alimentar, bulima é um transtorno alimentar serio, mas que tem tratamento. Espero ter ajudado. Fica à disposição.
A bulimia é um transtorno alimentar que causa forte sofrimento emocional ao indivíduo, que após a compulsão alimentar é acometido do sentimento de arrependimento e procura eliminar o que foi ingerido através da indução do vômito, o consumo de laxantes e diuréticos ou a prática excessiva de exercícios.
Não existe uma causa exata mas alguns fatores podem ser observados, tais como, o culto do corpo perfeito de acordo com a mídia e a pressão social, depressão, baixa autoestima, fatores genéticos, psicológicos, traumáticos, familiares, sociais e culturais.
Sugerimos o acompanhamento com psiquiatra, nutricionista e psicólogo para que sejam avaliados os fatores que desencadearam a doença e assim buscar o melhor tratamento para uma vida mais saudável e feliz.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
A bulimia nervosa (CID 10 - F50.2) é um transtorno alimentar no qual uma pessoa oscila entre comer exageradamente, com um sentimento de perda de controle sobre a alimentação, e episódios de vômitos ou abusos de laxantes tentando impedir o ganho de peso. Também chamada de bulimia nervosa, o distúrbio leva as pessoas a estarem sempre preocupadas com a aparência, principalmente com o peso.
O comportamento bulímico pode se associar a desequilíbrios químicos no organismo, devido à ingestão e eliminação inadequada de nutrientes. Além disto, eventualmente ele pode estar vinculado ao uso de anfetaminas e outros estimulantes, em tentativas de controle do comportamento alimentar.
Casos de alcoolismo também são muito mais frequentes em pessoas bulímicas. A bulimia também leva a desconforto interpessoal pela necessidade frequente de esconder o comportamento ou por eventuais pressões de familiares e companheiros que se dão conta do transtorno alimentar. A causa exata da bulimia ainda é desconhecida. Trata-se de um transtorno de alimentação e, por isso, muitos fatores podem estar envolvidos nos motivos que levam à sua ocorrência. A influência exercida pela mídia sobre o comportamento e o padrão de beleza das pessoas também pode estar entre as possíveis causas da bulimia.
O culto ao corpo magro e o desprezo às pessoas acima do peso pregado pela indústria da beleza e da moda, aparentemente, levam milhões de pessoas em todo o mundo a apresentar quadros de bulimia. Dessa forma, a bulimia é um distúrbio de imagem, no qual o paciente não consegue aceitar seu corpo da forma como ele é, ou tem a impressão de que está acima do peso em níveis acima da realidade. Isso pode levar a um quadro de ansiedade, que faz a pessoa buscar maneiras bruscas de perder peso rapidamente, ao mesmo tempo em que busca conforto na comida. Ressalto a importância da anamnese/entrevista no setting psicoterapêutico tendo como objetivo conduzir da melhor forma possível com profissional capacitado, com escuta humanizada, acolhedora e com sensibilização diante da situação apresentada pelo paciente onde a sua dor é única e singular.
A bulimia nervosa se desenvolve em uma interacao de varios fatores biológicos, psicológicos e sociais. Alguns deles são predisponentes (a pessoa ja tem uma probabilidade aumentada a desenvolver o transtorno), outros são precipitantes (os chamados "gatilhos") e há tambem fatores mantenedores (aqueles que contribuem para a manutencao do transtorno). Entre os fatores posso citar: sexo feminino; obesidade na infancia; um familiar com um transtorno alimentar; um ambiente familiar rígido e invalidante; histórico de abusos; o próprio padrão de beleza da sociedade; historico de dietas restritivas.
Olá!
De forma geral, do ponto de vista científico, existem fatores predisponentes (história do paciente) e fatores precipitantes (estressor atual) que podem levar a um transtorno alimentar.
Do ponto de vista da experiência pessoal, seria interessante prestar atenção na relação que se estabelece com a alimentação. Se há ansiedade excessiva. Se há excesso de ingestão de alimento. Se há culpa depois da alimentação. Se é necessário expelir o alimento após a ingestão. Caso você esteja observando algo preocupante da relação de alguém com a alimentação, estas são algumas questões que se poderia prestar atenção. No entanto, um diagnóstico de bulimia precisaria ser feito por um profissional capacitado, ok?