Quais os tipos de açúcares, mais recomendados pra uma dieta infantil? E quais tipos de frutas podem

9 respostas
Quais os tipos de açúcares, mais recomendados pra uma dieta infantil?
E quais tipos de frutas podem ser usadas pra adoçar um alimento, como mingau de milho ou aveia?
 Fernanda Delgado
Nutricionista
Florianópolis
Olá, tudo bem?
É recomendado evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Nesta fase estamos construindo o nosso paladar, por isso, o mais interessante e conhecer o sabor dos alimentos sem máscara. A banana madura é uma ótima opção para adoçar receitas, quanto mais madura mais doce. Espero ter ajudado, até mais!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Carla Vidal
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá, até os 2 anos de idade deve-se evitar a introdução de açúcares na alimentação. A criança ainda não conhece o paladar doce do açúcar, então ela não vai achar que é ruim por não estar doce.
Todas as frutas podem e devem ser consumidas. Frutas secas como passas, ameixa e tamara são ótimas para adoçar, não só na alimentação infantil, na adulta também. As frutas, em geral, quando bem maduras são mais doces, portanto podem ser ótimas opções. ;)
 Alessandra Abdala Ribeiro
Nutricionista
Campinas
Oi. Até os 2 anos de idade não é recomendado oferecer açúcar para a criança. Essa é uma oportunidade dela se familiarizar com o sabor dos alimentos, sem a interferência do açúcar, o que será muito importante na formação dos hábitos futuros dela. Quanto às frutas, elas são bem vindas. É muito importante oferecê-las em variedade para a criança desde cedo.
 Gabriela Laiber
Nutricionista
São Paulo
Olá,
o ideal é evitar o uso do açúcar. No processo de trabalhar as papilas gustativas, você pode adoçar os preparos com tâmara, maçã e damasco, por exemplo.

Espero ter ajudado.
 Maria Clara Ramos
Nutricionista
São Paulo
Olá, tudo bem? Espero que sim! Primeiramente depende da idade da criança, como minhas colegas já falaram, não é recomendado nenhum tipo de açúcar para menores de 2 anos. Mesmo para os maiores, precisamos ter cuidado. O ideal é adoçar as receitas com frutas - banana bem madura, tâmara hidratada, ameixa preta hidratada, maçã ou uva-passa funcionam muito bem. Qualquer dúvida pode entrar em contato comigo e agendar uma consulta. Um abraço!
 Iuliane Guerra
Nutricionista
Samambaia
Até os dois anos não deve adicionar açúcares a dieta de crianças, o que pode ser feito é usar uma fruta que adoce mais o alimento.
Dra. Natália Lima
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá! Bom, até os 2 anos de vida da criança o Guia Alimentar da População Brasileira não orienta o consumo de açúcar de forma livre uma vez que não há nenhum beneficio muito pelo contrário o consumo excessivo (que é o mais prevalente) pode gerar repercussões negativas na saúde da criança.
Já o consumo de frutas in natura podem e devem ser ofertada para as crianças, deixando os sucos para depois dos 2 anos também, uma vez que sucos são concentrados em frutose (açúcar da fruta) e pobres em fibras. Ofereça água, além de hidratar auxilia na construção de bons hábitos.
Para o mingau citado na sua pergunta sugiro usar frutas amassadas para ajudar a adoça-los, como: banana, maça, manga, frutas secas como ameixa, tâmaras e uvas passas (em pouca quantidade) e mel (depois dos 1 ano devido a risco do botulismo).
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
Olá, boa tarde. Nenhum tipo de açúcar é recomendado para uma dieta infantil. Frutas como banana, maçã, morango podem ser utlizadas para trazer o sabor doce às preparações. Frutas secas como tâmaras, damasco e uva-passa também podem ser utilizadas. A depender da idade da criança é importante oferecer a fruta in natura, assim como legumes e verduras.

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Mylena Teixeira

Mylena Teixeira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Renata Araújo

Renata Araújo

Nutricionista

Curitiba

Suzane Siqueira

Suzane Siqueira

Nutricionista

Parauapebas

Flávia Nunes do Rozário

Flávia Nunes do Rozário

Nutricionista

Vitória

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1364 perguntas sobre obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.