Quais são as diferenças entre estresse pós-traumático e transtorno delirante persistente?

26 respostas
Quais são as diferenças entre estresse pós-traumático e transtorno delirante persistente?
Olá. Como explicado pela colega, o transtorno de estresse pós-traumático está sempre relacionado ao um trauma anterior, como um acidente, um assalto, sequestro, violência, entre outros, e inclui nos sintomas o reviver do momento traumático. Ele não tem um prazo específico para acontecer, pode aparecer depois de varios anos, inclusive, e as vezes pode ser desencadeado por um outro evento traumático. O transtorno delirante persistente não é relacionado a traumas necessariamente, e envolve a presença de delírios, ou seja, a pessoa percebe coisas que não estão acontecendo como reais, e esses podem ser de diversos tipos, e persistem por varios anos. É uma doenca psiquiátrica de tratamento longo, e não ligada a um evento pontual como o TEPT

Olá, as diferenças foram muito bem explicada pelas colegas Maria Barbosa Montes Psicologa e Mayra Kruse de Morais Psicologa e psicanalista,(TEPT) tem sido descrito há mais de 100 anos atras, porém sua categorização como entidade diagnóstica ocorreu somente em 1980 na terceira edição do DSM como mencionado pelas colegas se inicia após um evento traumático. Transtorno Delirante Persistente, anteriomente chamado de distúrbios paranoico, é um tipo grave de doença mental, também conhecida como psicose, ocorre que a pessoa não consegue distingui o real da fantasia, tem como característica a presença de delírios que podem variar tipos: grandeza , perseguição, traição, somáticos e misticos.
O transtorno delirante persistente é marcado por uma única idéia delirante ou um conjunto das mesmas elas são persistentes e podem durar a vida toda e o conteúdo do delírio é bem variável. O TEPT ocorre depois de algum evento traumático na vida do indivíduo e tem como sintomas o indivíduo "reviver" a experiência várias vezes (por meio de pesadelos ou flashbacks, por exemplo), isolamento social e afetivo afim de evitar situações que lembrem o evento traumático dentre outros, ou seja, um transtorno não tem nada em comum com outro.
O transtorno de estresse pós traumatico de acordo com o DSM IV faz parte do grupo dos transtornos de ansiedade, enquanto o transtorno delirante dentro do quadro de transtornos psicóticos. O restante esta bem colocado pelas colegas acima.
OI, gostaria de acrescentar que o importante é você ir até um terapeuta e mostrar, trazendo a sua dúvida. Muitos sintomas podem ser avaliados perante sua história e situação atual. Não se prive desta oportunidade de ser ouvido, não somos bulas e somente um profissional poderá de fato compreender vc. Procure na região onde mora um psicólogo. Existem associações e o próprio Conselho pode ajudar nesta busca, abraços
Respostas dadas já satisfazem sua demanda . Tratamentos são diferentes.
O Transtorno por Stress Pós Traumático acontece após a vivência de uma situação traumática, tais como um assalto ou um acidente.
O Transtorno Delirante Persistente trata-se de uma condição psiquiátrica que não necessariamente está associada a um evento traumático anterior.
Ambos necessitam de um acompanhamento psiquiátrico e psicológico, mas o tratamento tem especificidades diferentes.
Ola´. As diferenças são relativamente grande! O transtorno pós traumático ocorre, como por exemplo, algo que foi sofrido pela pessoa como traumatizante, que pode ser um assalto, um acidente ou algo dessa natureza. Como já explicado acima, o transtorno delirante persistente é uma doença psiquiátrica desencadeada também em algum momento na vida da pessoa, mas em situações ou causas diferentes.
Olá! O TEPT( Transtorno de estresse pós-traumático), caracteriza-se por um conjunto de sintomas e sinais decorrentes de testemunhos de atos violentos e situações traumáticas de ameaça a si ou mesmo a terceiros.
Já o transtorno delirante, é caracterizado por crenças falsas, sem maiores comprometimentos que poderiam chegar a um diagnostico de esquizofrenia, pois não persistem.
A predisposição para instalação do TEPT, varia muito de pessoa para pessoa, está muito relacionada à sensibilidade emocional e ao tipo de atividade que exerce.Por muito tempo, o TEPT, foi batizado de " neurose traumática ou de guerra".
Difere do transtorno delirante, que cerca muito pessoas que tem uma desconfiança disseminada, sensações de exploração, preocupação com lealdade, fidedgnidade e são reconhecidos pelos subtipos como por exemplo:
- De grandeza - pessoas que acreditam que tem grande talento e ou fizeram descobertas importantes;
- de ciúmes - pessoas que creem que seus companheiros são infiéis, se baseando em bases incorretas e outros;
- Persecutórios - pessoas que acreditam que são vítimas de tramas, difamações, que são espionados.
- Somático - pessoas que acreditam que possuem deformidade física, odor ou um parasita.
São sempre crenças falsas e delirantes, mas não são fato, são sensações.
As respostas dos colegas foram bem objetivas. Gostaria de acrescentar que o estresse pós-traumático é produto de uma incapacidade de processamento cerebral de imagens, emoções e pensamentos quando o indivíduo é exposto a um evento traumático. No transtorno delirante persistente o indivíduo apresenta delírios, tornam-se hipervigilantes, alguns acabam se isolando, sem a caracterização de esquizofrenia ou transtorno de humor. O comprometimento da sua personalidade é mínimo ou nenhum.
O transtorno pós traumático ocorre exclusivamente quando já aconteceram situações avercivas em algum momento da vida de uma pessoa, traumas podem ocorrer
depois de passagem de determinados fenômenos como abuso sexual, acidentes, violência física e psicológica, assaltos ou outras situações. O transtorno delirante persistente é uma doença psiquiátrica onde os indivíduos que sofrem apresentam delírios e necessitam de um tratamento diferenciado, sendo necessário o tratamento medicamentoso e de psicoterapia.
Olá! Uma das diferenças importantes é a realidade, ou seja, transtorno delirante persistente é baseado em delírios, percepções não necessariamente relacionados à realidade; e transtorno de estresse pós traumático se refere à situações vivenciadas que marcaram sua vida de alguma maneira e, que acabam por gerar um desconforto/ ansiedade. Se algum desses casos for o seu, procure por um profissional capacitado para discutir o assunto. Um tratamento pode melhorar muito a qualidade de vida. Boa sorte!
Boa noite, os colegas a cima esplicaram amplamente o que é TEPT e o que é Trastorno delirante, o que posso acrescentar é que o TEPT pode ser curado com psicoterapias como o EMDR e Brainspotting, o transtorno delirante por ser de natura psicotico é algo que se pode controlar com o tratamento medicamentoso adequado.
Conforme a 5ª e última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) da Associação Psiquiátrica Americana (APA) o Transtorno Delirante se configura como um tipo de transtorno psicótico, cuja principal característica é a presença de um ou mais delírios (crenças irreais) que persistem por pelo menos um mês. O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), por sua vez, é um tipo de transtorno relacionado a trauma e a estressores, cuja principal característica é o desenvolvimento de sintomas específicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos.
Toda vez que se fala em delírio estamos diante de algo que ocorre somente dentro do cérebro, não ligado à realidade ou aos sentidos. O TEPT é ligado a algo que foi vivenciado pela pessoa de maneira real, e existe uma fixação pela lembrança do trauma.
O estresse pós traumático acontece diante de algum episódio q tenha acontecido no qual te marcou muito (ex sequestro, acidente, assalto), no qual o sintoma pode acorrer em seguida, depois de alguns dias ou ate meses.
Ja o transtorno delirante, como o nome diz são delírios q a mente cria, ou seja, Irreal
Olá!
São duas coisas distintas, o transtorno de estresse pós-traumático está relacionado ao um trauma sofrido que pode ser um acidente, assalto, sequestro, violência e etc. e o transtorno delirante persistente é uma patologia que deverá ser tratada em combinação com um psiquiatra e um psicólogo, se possível de formação psicanalista. O tratamento tem duração longa más importante para a qualidade de vida do paciente.
Como os colegas já responderem e exploraram bastante o tema, tentarei colocar outras questões sobre esse mesmo assunto. Estudos de sobreviventes do holocausto identificaram alguns sintomas psicológicos desenvolvidos após esse trauma, que, a princípio, receberam o nome de "síndrome dos sobreviventes do holocausto" ou "neurose de guerra". Posteriormente, essas pesquisas foram importantes para o dignóstico de TEPT,: sintomas somáticos, pesadelos, hiperexcitação, irritabilidade, isolamento social, pesadelos, reações exageradas de luto, e, até mesmo, alucinações, visão de parentes mortos. Porém, esse último sintoma ocorre em indivíduos que vivenciaram traumas pesados, mas que não configura psicose, por ser algo pontual e pela falta de outros sintomas do diagnóstico. Para muitos pacientes, os sintomas de TEPT sofrem remissão após três meses, sendo que a maioria não manifestará sintomas após seis meses. Porém, pode acontecer da doença voltar caso o indivíduo passe por momentos de muito vulnerabilidade ao longo de sua vida. Já no caso do transtorno delirante, diz respeito a uma estrutura psicótica, ou seja, existe uma desorganização mental expressiva. Os delírios, nesses casos, podem representar uma tentativa inconsciente de um reparo psicológico e fornecer uma explicação para a catástrofe intrapsíquica que ocorreu. Os delírios contêm, embora de forma distorcida, elementos da história do indivíduo e podem ser derivados de vivências de agressão, seja interna ou externa.
O TEPT é um transtorno mental desenvolvido em resposta a uma situação traumática, como por exemplo abuso sexual, guerra, acidentes ou outro tipo de evento aonde a vida da pessoa se viu em risco. Os sintomas são diversos: pensamentos, sentimentos ou sonhos associados com o evento traumático, estresse físico ou psicológico em momentos de indícios de exposição ou recordação do evento, aumento da reação de lutar ou fugir etc. Lembrando que esses sintomas precisam estar presentes durante mais de um mês do ocorrido. Já o transtorno delirante é uma patologia psiquiátrica grave, onde o paciente não consegue diferenciar o real do imaginário. Há uma convicção forte em algo que não está baseado na realidade. Pensamentos surreis, que podem envolver situações de se sentir perseguido, enganado, envenenado, etc. Enfim, o primeiro trata-se de um transtorno de causa externa e baseado em uma experiência traumática real e, no segundo, não se tem essa experiência como base para caracterizar o transtorno. Em todo caso, é importante perceber o grau de sofrimento do indivíduo e procurar ajuda médica e psicológica. Espero ter ajudado! Fico à disposição.
Olá, como vai? A pergunta está bem ampla e permite vários enfoques. Por não saber a necessidade e intenção da distinção vou convidar a pensar três aspectos: houve a presença de uma situação concreta e impactante que poderia estar ligada ao surgimento dos sintomas ou não? Quais sintomas a pessoa está apresentando e qual tem sido a evolução no decorrer das semanas? Terceiro ponto diz respeito à autopercepção, ou seja, à capacidade do indivíduo de perceber o que tem lhe acontecido e estabelecer relações com outros elementos da personalidade, da história de vida e situações impactantes, traumáticas da vida. Um dos critérios para se pensar em TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático) é a vivência de uma situação de alto impacto, traumática para o sujeito, que tem o poder de abalar sua capacidade de assimilação, entendimento e aceitação do ocorrido. Os sintomas podem ser bastante variados, incluindo uma psicose reativa breve. Veja: se houver o surgimento de sintomas psicóticos eles surgem como reação e é mais limitado no espaço de tempo. O Transtorno Delirante Persistente é entendido como um Transtorno Psicótico, assim como a esquizofrenia e o levantamento de história de vida e sintomática será outro. Gostaria de pontuar que conhecer sinais e sintomas é importante quando é algo que nos acomete ou alguém próximo, mas o raciocínio clínico do profissional de saúde mental, seja psiquiatra ou o psicólogo, é essencial. Espero ter contribuído. Jaqueline.
A "raiz" desses dois transtornos é bem diferente. É possível que alguns sintomas que se apresentem tenham semelhanças, porém é o conjunto que nos indica, de fato, de qual transtorno estamos falando e para isso é importante estar sendo acompanhado por um psicólogo que tenha conhecimento de psicopatologia ou de um psiquiatra. Esse é o melhor e mais seguro caminho para um tratamento que, de fato, alivie o sofrimento. Espero ter ajudado. :)
Necessariamente o estresse pós traumático está relacionado a um trauma anterior já o Transtorno Delirante Persistente envolve a presença de delírios.
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é uma condição em que as pessoas desenvolvem sintomas após experiências traumáticas, como flashbacks, ansiedade e evitação de situações que possam lembrar o evento. Já o transtorno delirante persistente é uma condição em que as pessoas têm crenças falsas, mas fixas e inflexíveis, mesmo quando há evidências contrárias. Em outras palavras, o TEPT está relacionado a sintomas de ansiedade e flashbacks após um evento traumático, enquanto o transtorno delirante persistente envolve crenças inflexíveis e falsas que persistem ao longo do tempo.
O estresse pós-traumático (TEPT) e o transtorno delirante persistente são dois diagnósticos distintos. O TEPT é caracterizado por sintomas relacionados a um evento traumático, como flashbacks, pesadelos e evitação de gatilhos. Já o transtorno delirante persistente envolve a presença de delírios fixos e não plausíveis por pelo menos um mês, sem prejuízo significativo na funcionalidade geral. Enquanto o TEPT está associado a eventos traumáticos, o transtorno delirante persistente é caracterizado por crenças delirantes persistentes e inflexíveis. Um psicólogo ou psiquiatra pode realizar uma avaliação completa para fazer um diagnóstico diferencial e determinar o tratamento mais adequado para cada caso.
O estresse pós-traumático é uma condição mental que surge após exposição a um evento traumático, apresentando sintomas como flashbacks, evitação de gatilhos relacionados ao trauma e sentimentos de ansiedade. Por outro lado, o transtorno delirante persistente é caracterizado por crenças fixas e falsas (delírios) mantidas por um período prolongado, independente de evidências em contrário, e não está necessariamente ligado a eventos traumáticos. É importante buscar avaliação e tratamento adequados com um profissional de saúde mental para ambas as condições.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Em resumo, enquanto o PTSD é desencadeado por um evento traumático específico e envolve sintomas relacionados à memória e à resposta de alerta, o PDD é caracterizado por crenças delirantes persistentes que não estão relacionadas a um evento traumático específico. Embora ambas as condições possam ser debilitantes, elas requerem abordagens de tratamento diferentes. O tratamento geralmente envolve psicoterapia, como terapia cognitivo-comportamental (TCC), e, em alguns casos, medicamentos.