Quais são as principais diferenças entre o Transtorno Afetivo Bipolar e o Transtorno de Personalidad

3 respostas
Quais são as principais diferenças entre o Transtorno Afetivo Bipolar e o Transtorno de Personalidade Borderline? O que difere o diagnóstico?
São dos quadros que só têm em comum as oscilações de humor, que necessariamente ocorrem no transtorno afetivo bipolar (TAB) e são frequentes na transtorno de personalidade borderline (TPB). De resto, o TPB é um transtorno que se mantém continuamente ao longo da vida (apesar de poder haver períodos de melhora) e o TAB tem fases auto-limitadas de dias ou meses de duração, após as quais a pessoa costuma retornar a um estado normal (a não ser que tenha algum outro transtorno associado, que pode até ser o TPB). O TPB se caracteriza por instabilidade, ao longo de toda a vida (com início no final da adolescência ou começo da vida adulta), em várias áreas da vida da pessoa, tais como trocas frequentes de trabalho, início e não-término de cursos e faculdades, instabilidade nos relacionamentos amorosos associado a grande temor de ficar só e ser abandonado, sensações frequentes de vazio, instabilidade da auto-imagem, eventualmente ideias de perseguição, comportamento impulsivo por exemplo em sexo ou compras, instabilidade emocional com forte reatividade aos eventos (raiva intensa perante pequenas frustrações, por exemplo). Por vezes recebi em consultório casos diagnosticados como borderline e eram TAB. Quando não foram por falta de perícia do profissional anterior, frequentemente foram devidas a associações entre os dois transtornos ou a quadros bipolares de início em idades semelhantes em que se inicia o TPB e que, num período inicial, ainda não apresentavam as fases típicas, mas apresentavam sintomas de instabilidade que levaram ao equívoco no diagnóstico.

Dr Ivan descreveu muito bem, mas não deixe de fazer terapia com Psicólogo, senão seu quadro não muda só com medicação. BJs.
Olá,
Apesar das variações de humor serem os sintomas predominantes nestes dois tipos de transtornos, cada um deles possui características que requerem acompanhamentos diferentes.
a diferença é que o termo borderline ou limítrofe é usado para caraterizar uma pessoa que tem variações fortes nas suas emoções podendo ser várias vezes ao dia, em questões de segundos e um humor sofrido, deprimido e pouca estabilidade na autoestima. A bipolaridade tem episódios de mania que marcam o transtorno. Quando isso acontece, a pessoa experimenta uma autoestima inflada, com sentimentos de grandiosidade e de supervalorização.
Estes são os dois polos.