Quais são os principais tipos de transtornos de ansiedade?

40 respostas
Quais são os principais tipos de transtornos de ansiedade?
Dra. Fernanda Maia Ramos
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Neste quadro, a pessoa sente-se ansiosa praticamente o tempo todo e em um grau muito intenso. São expressas preocupações excessivas e são feitas análises minuciosas de cada situação vivida.

2. Transtorno de Pânico (TP)

As crises de ansiedade surgem abruptamente e fazem com que o indivíduo sinta um mal-estar generalizado e muita vulnerabilidade.

3. Transtorno de Ansiedade Fóbico (ou “fobia social”)

Episódios de ansiedade relacionados a objetos ou situações específicas da vida social comum.

4. Agorafobia

Medo irracional de situações e lugares que possam causar impotência, exposição, constrangimento ou sensação de aprisionamento.

5. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

Casos nos quais um evento ou uma série de situações traumáticas levam a quadros de ansiedade e impotência.

6. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Caracterizado pela existência de padrões de ansiedade concomitantemente a ideias obsessivas ou comportamentos que se repetem, independentemente da vontade do indivíduo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
Em matéria de categorias, a ansiedade como transtorno aparece em diversos quadros, como a colega explicou anteriormente. No entando, para além de uma categorização, sempre existe algo particular do sujeito que está por trás do seu transtorno ansioso e atribuir o nome de um diagnóstico ao sentimento, só distancia o sujeito de redescobrir o que é essa particularidade por trás da ansiedade.
Os principais tipos de transtornos de ansiedade são:

1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Caracteriza-se por uma preocupação excessiva e constante sobre diversas situações cotidianas, muitas vezes sem motivo real ou justificável. Essa preocupação vem acompanhada de sintomas físicos, como tensão muscular, cansaço e dificuldades de concentração.


2. Transtorno de Pânico: Envolve crises de pânico súbitas e intensas, com sintomas como palpitações, sudorese, falta de ar, medo intenso de perder o controle ou morrer. As crises podem ocorrer sem aviso e podem ser recorrentes.


3. Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social): É o medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho, em que a pessoa teme ser julgada, humilhada ou envergonhada. Isso leva à evitação de interações sociais.


4. Fobias Específicas: Medos irracionais e intensos relacionados a objetos ou situações específicas, como altura, aranhas, voar de avião, entre outros. A exposição ao objeto ou situação fóbica provoca uma resposta de medo extremo.


5. Transtorno de Ansiedade de Separação: Mais comum em crianças, mas pode ocorrer em adultos. Envolve um medo excessivo de se separar de pessoas com quem a pessoa tem um forte vínculo, como pais ou parceiros.


6. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Desenvolve-se após a pessoa vivenciar ou testemunhar um evento traumático. Os sintomas incluem flashbacks, pesadelos, e evitação de situações que lembram o trauma, além de ansiedade constante.


7. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Caracterizado por obsessões (pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos e indesejados) e compulsões (comportamentos repetitivos ou rituais que a pessoa sente a necessidade de realizar para reduzir a ansiedade).



Esses transtornos podem variar em intensidade e impacto na vida diária, e geralmente requerem acompanhamento psicológico e, em alguns casos, medicamentoso.

Fico a disposição!
 Bárbara Prado
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, tudo bem?

Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, cada um com características específicas, mas todos relacionados a sentimentos intensos de preocupação, medo ou apreensão. Aqui estão os principais tipos:

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Caracterizado por uma preocupação excessiva e incontrolável com diversas questões do dia a dia, mesmo quando não há uma razão clara para isso.

Transtorno de Pânico: Envolve crises súbitas de pânico ou terror intenso, acompanhadas de sintomas físicos como taquicardia, falta de ar e tontura. Essas crises podem ocorrer de forma inesperada e levar à evitação de certas situações por medo de novos ataques.

Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social): É o medo extremo de ser julgado ou humilhado em situações sociais. Isso pode interferir na vida diária, levando a evitar eventos sociais ou falar em público, por exemplo.

Agorafobia: É o medo de estar em situações ou lugares onde escapar pode ser difícil ou constrangedor, como estar em multidões ou espaços abertos. Esse medo muitas vezes leva a evitar sair de casa.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Envolve obsessões (pensamentos intrusivos e angustiantes) e compulsões (comportamentos repetitivos que a pessoa sente que precisa realizar para aliviar a ansiedade).

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Surge após a vivência de um evento traumático, gerando sintomas como flashbacks, pesadelos e uma ansiedade intensa ligada ao trauma.

Esses são alguns dos principais tipos, mas cada pessoa pode vivenciar a ansiedade de maneira única. Se você sentir que a ansiedade está interferindo em sua vida, estou aqui para ajudar a entender melhor e encontrar o melhor caminho para cuidar disso.

São seis os transtornos de ansiedade conforme o Manual disgnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM - 5) . Agorafobia, Fobias Específicas, Pânico, Transtorno de ansiedade social, Transtorno de ansiedade generalizada e Transtorno de ansiedade e separação. Todos são importantes e merecem atenção. Abraço.
Os principais transtornos de ansiedade incluem o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico, fobias específicas, transtorno de ansiedade social e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Cada um apresenta sintomas específicos, como preocupações excessivas, crises de pânico ou medos intensos. Estou aqui para ajudar você e sua família a tratar esses problemas de forma acolhedora e personalizada, oferecendo suporte em cada etapa do processo terapêutico.
 Elisângela Biajotti
Psicanalista
Sorocaba
Os transtornos de ansiedade costumam apresentar características de medo e ansiedade em excesso, além de perturbações comportamentais relacionadas.
Os principais tipos de Transtornos de Ansiedade
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
Transtorno do pânico (ataques de ansiedade)
Agarofobia
Transtorno de estresse pós-traumático
Transtorno de ansiedade social (fobia social)
Dra. Sabrina Medeiros
Psicanalista
Brasília
s principais tipos de transtornos de ansiedade incluem:

1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Caracterizado por preocupações excessivas e difíceis de controlar.

2. Transtorno de Pânico (TP): Episódios recorrentes de pânico intensos.

3. Transtorno de Ansiedade Social (TAS): Medo excessivo de julgamento ou avaliação negativa em situações sociais.

4. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Desenvolvido após experiências traumáticas.

5. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Pensamentos intrusivos e compulsões para realizar rituais.

6. Fobia Específica: Medo irracional de objetos, situações ou ambientes específicos.

7. Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS): Medo excessivo de separação de pessoas queridas.

8. Transtorno de Ansiedade de Desempenho: Ansiedade relacionada ao desempenho em situações específicas.

Sintomas comuns:

- Nervosismo
- Inquietude
- Dificuldade de concentração
- Insônia
- Hipervigilância
- Evitação de situações

Tratamentos eficazes:

- Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
- Medicação (antidepressivos, ansiolíticos)
- Técnicas de relaxamento (respiração profunda, meditação)
- Exposição gradual às situações temidas

Se você está enfrentando sintomas de ansiedade, procure ajuda profissional.
 Nadia Carvalho Orizio
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
No DSM você encontra todos os tipos como os colegas acima falaram, porém é necessário compreender de forma individual o que cada ansiedade que cada pessoa tem e ao que ela é relacionada. Para tanto sessões de psicoterapia psicanalítica são recomendáveis!
 Paulo Bonzanini
Psicanalista
Santo André
Os principais tipos de transtornos de ansiedade são:

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Caracterizado por uma preocupação constante e exagerada com atividades e eventos do cotidiano, mesmo quando não há razão para tanta preocupação. Pessoas com TAG tendem a antecipar problemas e a ficar em estado de alerta frequente.

Transtorno do Pânico: Aqui, a ansiedade aparece de forma intensa e repentina, com ataques de pânico que causam sintomas físicos fortes, como falta de ar, dor no peito e taquicardia. Esses ataques são muitas vezes acompanhados pelo medo de morrer ou de perder o controle.

Fobias Específicas: Medo intenso e irracional de situações ou objetos específicos, como medo de altura (acrofobia), de voar (aerofobia), ou de aranhas (aracnofobia). A pessoa geralmente evita ao máximo o que causa o medo.

Ansiedade Social (Fobia Social): Medo intenso de situações sociais, principalmente por receio de julgamento, humilhação ou de parecer “inadequado”. Pode levar a evitar interações sociais e a isolar-se de atividades em grupo.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Surge após a vivência de um evento traumático. A pessoa revive o trauma constantemente em forma de lembranças, pesadelos e flashbacks, e costuma evitar lugares ou situações que a lembrem do que aconteceu.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Marcado por obsessões (pensamentos ou medos repetitivos e intrusivos) e compulsões (comportamentos repetitivos que a pessoa sente necessidade de fazer para aliviar a ansiedade). A pessoa, por exemplo, pode lavar as mãos várias vezes para evitar uma contaminação imaginária.

Esses transtornos podem variar em intensidade e nos gatilhos que os disparam. A boa notícia é que, com terapia, eles são tratáveis, permitindo uma vida mais equilibrada e com menos limitações.






 Felipe Firenze
Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá, como vai? Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, cada um com características específicas que impactam a vida de forma única. Entre eles estão o transtorno de ansiedade generalizada, caracterizado por preocupações intensas e frequentes; o transtorno de pânico, com crises súbitas de medo; fobias, que envolvem medos extremos de situações ou objetos; e o transtorno de ansiedade social, marcado pelo medo de julgamento em situações sociais. Cada caso merece atenção especializada para acolher e entender as necessidades únicas de cada pessoa.
**Resposta:**

Os transtornos de ansiedade são condições psicológicas caracterizadas por sentimentos intensos e persistentes de medo, preocupação ou pânico. Eles podem interferir significativamente na vida diária de uma pessoa e se manifestam de várias formas. Abaixo estão os principais tipos de transtornos de ansiedade e uma breve descrição de cada um:

### 1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
- **Características:** É marcado por uma preocupação excessiva e difícil de controlar sobre várias situações cotidianas. Pessoas com TAG frequentemente se preocupam com coisas rotineiras, como trabalho, saúde, finanças e segurança.
- **Sintomas:** Incluem nervosismo constante, tensão muscular, fadiga, dificuldade de concentração e insônia.

### 2. Transtorno do Pânico
- **Características:** Caracteriza-se por ataques de pânico súbitos e intensos, que ocorrem sem aviso prévio. Esses ataques podem ser tão intensos que a pessoa sente medo de perder o controle ou de morrer.
- **Sintomas:** Durante um ataque de pânico, a pessoa pode sentir palpitações, falta de ar, tontura, sudorese e uma sensação de irrealidade. Em muitos casos, o medo de ter novos ataques leva ao isolamento.

### 3. Fobia Social (ou Transtorno de Ansiedade Social)
- **Características:** Envolve um medo intenso de ser julgado, humilhado ou rejeitado em situações sociais. Esse medo vai além da timidez e pode levar ao evitamento de interações sociais.
- **Sintomas:** As pessoas podem sentir náuseas, suor excessivo, tremores e dificuldade para falar em público ou em encontros sociais.

### 4. Fobias Específicas
- **Características:** São medos extremos e irracionais de objetos, situações ou atividades específicas, como medo de altura, de voar, de animais (cães, aranhas), de locais fechados (claustrofobia), entre outros.
- **Sintomas:** Ao confrontar o objeto ou situação fóbica, a pessoa pode ter uma reação de pânico, com sintomas físicos e emocionais de grande intensidade.

### 5. Transtorno de Ansiedade de Separação
- **Características:** Embora seja comum na infância, o transtorno de ansiedade de separação pode ocorrer em adultos. É caracterizado por uma angústia excessiva ao imaginar-se separado de pessoas importantes, como pais, filhos ou parceiros.
- **Sintomas:** Incluem medo persistente de que algo ruim aconteça à pessoa amada, sensação de abandono, e evitamento de situações que possam levar a essa separação.

### 6. Mutismo Seletivo
- **Características:** Este transtorno, mais comum em crianças, envolve uma incapacidade de falar em determinadas situações sociais, mesmo que a criança ou adulto consiga falar normalmente em outros contextos, como em casa.
- **Sintomas:** A pessoa fica em silêncio absoluto em situações específicas, mesmo que tenha habilidades de comunicação em outras situações.

### 7. Transtorno de Ansiedade Induzido por Substâncias
- **Características:** Esse transtorno é causado pelo uso de substâncias, como álcool, drogas ou certos medicamentos, que desencadeiam sintomas de ansiedade.
- **Sintomas:** Os sintomas podem incluir ataques de pânico, agitação, irritabilidade e paranoia.

### 8. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
- **Características:** O TOC, embora muitas vezes relacionado à ansiedade, é caracterizado pela presença de obsessões (pensamentos intrusivos) e compulsões (comportamentos repetitivos) que a pessoa sente que precisa realizar para aliviar a ansiedade.
- **Sintomas:** Podem incluir rituais repetitivos (como lavar as mãos constantemente), verificações obsessivas, e pensamentos que causam angústia.

### 9. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
- **Características:** O TEPT ocorre após uma situação traumática, como um acidente, violência ou catástrofe. A pessoa passa a reviver o trauma com frequência, seja em pesadelos ou flashbacks.
- **Sintomas:** Envolvem reações intensas ao reviver o evento, evitamento de situações associadas ao trauma, e hiperexcitabilidade, como irritabilidade e dificuldade em relaxar.

### Conclusão

Os transtornos de ansiedade são variados e podem impactar a vida de diferentes formas. Cada tipo de transtorno apresenta características específicas, mas todos envolvem um nível de preocupação e medo que vai além do normal e afeta o bem-estar. Procurar ajuda profissional, como psicoterapia e, em alguns casos, medicação, é essencial para tratar e gerenciar esses transtornos, promovendo qualidade de vida e saúde mental.

**Valentina**
*Psicanalista, Neurocientista e Terapeuta Sexual e de Relacionamentos Amorosos*
 Adalgiza Cruz
Psicanalista
Vitória
Síndrome do pânico, Toc Transtorno Obsessivo Compulsivo, fobias, estresse pós traumático, entre outros. Tratamos com terapia e medicamentos ,relaxamentos, suporte social e familiar.
Caso precise de ajuda marque uma consulta para avaliarmos o caso.
Dra. Ana Paula de Oliveira Ferreira
Psicanalista, Sexólogo
Goiânia
Os principais tipos de transtornos de ansiedade incluem:

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Caracterizado por preocupação excessiva e constante com diversas áreas da vida, como saúde, trabalho e relacionamentos, sem um motivo específico. A pessoa com TAG sente-se constantemente ansiosa, o que interfere em seu bem-estar.

Transtorno de Pânico: Envolve episódios intensos e súbitos de medo extremo, conhecidos como ataques de pânico. Esses ataques podem ocorrer sem aviso e incluem sintomas físicos como palpitações, falta de ar, suor excessivo e sensação de perda de controle.

Fobia Social (ou Transtorno de Ansiedade Social): Caracterizada por medo intenso de ser julgado, humilhado ou observado em situações sociais. Pessoas com fobia social evitam interações e situações que envolvam exposição social.

Fobias Específicas: Envolvem medo irracional e excessivo de objetos ou situações específicas, como alturas, espaços fechados, aranhas ou voar. Esse medo é desproporcional e leva a comportamentos de esquiva.

Transtorno de Ansiedade de Separação: Mais comum em crianças, mas também presente em adultos, é o medo intenso de se separar de figuras de apego, como pais ou parceiros. A pessoa teme que algo ruim aconteça durante a separação.

Mutismo Seletivo: Embora menos comum, ocorre quando a pessoa é incapaz de falar em situações específicas (como escola ou trabalho), apesar de conseguir falar normalmente em outros contextos, como em casa.

Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância ou Medicamento: Desenvolve-se devido ao uso, abuso ou abstinência de certas substâncias, como álcool, drogas, cafeína ou medicamentos.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Embora não sejam classificados estritamente como transtornos de ansiedade na última edição do DSM-5, eles ainda compartilham muitas características com esses transtornos e frequentemente envolvem ansiedade intensa. O TOC é caracterizado por obsessões e compulsões, enquanto o TEPT envolve reviver experiências traumáticas com medo intenso.

Cada um desses transtornos tem características e tratamentos específicos, que podem envolver psicoterapia, medicação ou abordagens integrativas.
 Lia Regina Pereira Bernardo
Terapeuta complementar, Psicanalista
São Paulo
TAG é o transtorno de ansiedade generalizada

Tem o transtorno de ansiedade social - medo de estar em ambientes com outras pessoas em ambientes sociais por medo de ser julgado ou de passar vergonha.

Fobia específica - característica central é o sintoma de ansiedade, que é o medo de algum objeto ou de alguma situação específica. Por exemplo, medo de elevador, medo de avião

Traços de ansiedade - a pessoa convive com um certo mal-estar, mas consegue fazer as coisas do dia a dia, ou em algumas situações aquilo vai piorando, piorando, até que a pessoa, por exemplo, não consiga mais fazer certas coisas.
Dra. Gislaine Heitmann
Psicanalista
Campinas
A ansiedade é uma emoção natural e universal, experimentada por todas as pessoas em determinados momentos da vida. No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva, persistente e interfere nas atividades diárias, pode indicar a presença de um transtorno de ansiedade. Esses transtornos são considerados um dos problemas psicológicos mais comuns em todo o mundo, afetando milhões de pessoas de todas as idades.
Podemos conversar mais sobre o assunto. Posso te ajudar?
 Ana Paula Loureiro Chaves
Psicanalista
Belo Horizonte
Pelo viés psicanalítico, os transtornos de ansiedade podem ser compreendidos não apenas como categorias diagnósticas, mas como manifestações de conflitos internos que emergem do inconsciente. A ansiedade, nesse contexto, é vista como um sinal de que algo está fora de equilíbrio na dinâmica psíquica do indivíduo, geralmente relacionado a desejos, medos ou traumas reprimidos que buscam expressão.

Aqui estão os principais tipos de transtornos de ansiedade vistos sob essa ótica:

1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

No TAG, a pessoa experimenta uma ansiedade difusa e constante, sem uma causa específica aparente. Na psicanálise, isso pode ser compreendido como uma angústia de fundo, ligada a medos inconscientes ou a uma dificuldade de manejar a incerteza e o desamparo, temas centrais na construção do ego.

2. Transtorno do Pânico

O transtorno do pânico pode ser visto como uma expressão súbita de ansiedade que rompe barreiras de repressão. Os ataques de pânico muitas vezes sinalizam a presença de conteúdos emocionais intensos e não elaborados, que emergem de forma avassaladora. É uma maneira do inconsciente "gritar" por atenção.

3. Fobias (Específicas e Social)

As fobias, na visão psicanalítica, são respostas deslocadas. A pessoa transfere a ansiedade de um conflito interno para um objeto ou situação externa, como uma forma de torná-la mais manejável. Por exemplo, o medo de falar em público pode estar associado a uma sensação inconsciente de inadequação ou medo de julgamento.

4. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

No TOC, os rituais e pensamentos obsessivos podem ser compreendidos como tentativas de controlar impulsos inconscientes ou angústias reprimidas. A repetição funciona como um mecanismo de defesa contra o caos interno, oferecendo uma falsa sensação de ordem.

5. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

O TEPT envolve a revivência de um evento traumático, que, do ponto de vista psicanalítico, pode estar associado à incapacidade de integrar o trauma na narrativa psíquica. O trauma se mantém "não simbolizado", retornando em flashbacks e sintomas intrusivos.

6. Ansiedade de Separação

Vista como um eco das angústias de infância, a ansiedade de separação pode refletir um medo inconsciente de abandono ou perda de figuras significativas, muitas vezes relacionadas às primeiras experiências de vínculo afetivo.

Como a psicanálise aborda a ansiedade?

A psicanálise não busca apenas aliviar os sintomas, mas compreender o que a ansiedade está tentando comunicar. Ela investiga a história pessoal, as relações primárias e os desejos inconscientes que estão na base do sofrimento. O objetivo é ajudar o paciente a acessar esses conteúdos, elaborá-los e encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com os conflitos internos.

Se você ou alguém que conhece enfrenta essas questões, estarei à disposição para agendar uma sessão e explorar juntos as causas e possibilidades de transformação desse sofrimento.

 Eduardo Brenner
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá!

A ansiedade é uma sensação essencial a todo sujeito. Ela pode ser positiva, ao nos retirar de situações de perigo, mas pode também ser extremamente negativa quando se apresenta enquanto angústia. Para podermos encontrar o que causa essa angústia, é necessário que se possa investigar a história do sujeito, sua forma de pensar, seus pensamentos... para que possamos colocar em palavra aquilo que precisa ser dito, - e que muitas vezes nem se sabia dessa necessidade. Estar em contato com a fala pode levar o paciente a superar e compreender os tipos de ansiedade, na medida que avançamos a poder colocar a angústia em palavras.

Abraços
  Marcos  Boldrin
Psicanalista, Terapeuta complementar
Campinas
Os transtornos de ansiedade são um grupo de condições caracterizadas por medo excessivo, preocupação ou tensão que afetam a qualidade de vida e o funcionamento diário. Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, cada um com características e sintomas específicos, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Pânico, Fobias Específicas, Transtorno de Ansiedade Social, Transtorno de Ansiedade de Separação, Mutismo Seletivo, Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância/Medicamento, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Agorafobia.

Dra. Karina Silva
Psicólogo, Psicanalista
Luziânia
Os principais tipos de transtornos de ansiedade incluem:
1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Caracteriza-se pela preocupação excessiva e constante com diversos aspectos da vida, como trabalho ou saúde, afetando o dia a dia da pessoa.
2. Transtorno do Pânico: Envolve ataques de pânico inesperados, com sintomas intensos como falta de ar e tremores, frequentemente sem causa aparente.
3. Fobias Específicas: Medos irracionais de situações ou objetos específicos, como animais ou espaços fechados, que podem prejudicar o cotidiano.
4. Transtorno de Ansiedade Social: Medo intenso de ser julgado negativamente em situações sociais, levando a pessoa a evitar interações e prejudicando sua vida social e profissional.
5. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Surge após a vivência de um trauma, com sintomas como flashbacks e pesadelos, além de ansiedade constante.
6. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Caracterizado por obsessões (pensamentos repetitivos) que geram ansiedade, seguidas de compulsões (ações repetitivas) para aliviá-la.

Esses transtornos podem ser tratados com terapias e, em alguns casos, medicação, sendo importante buscar acompanhamento profissional para o manejo adequado.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Os transtornos de ansiedade são condições comuns que podem afetar a vida cotidiana de uma pessoa. Aqui estão os principais tipos de transtornos de ansiedade:
1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
O TAG é caracterizado por preocupações excessivas e persistentes sobre diversas situações do dia a dia, como trabalho, saúde e segurança. Os sintomas incluem agitação, fadiga, dificuldade de concentração e irritabilidade.
2. Transtorno de Pânico
Esse transtorno envolve episódios súbitos de medo intenso, conhecidos como ataques de pânico. Durante esses episódios, a pessoa pode sentir sintomas físicos como taquicardia, falta de ar, tontura e uma sensação de morte iminente.
3. Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
O TOC se manifesta através de pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos. Indivíduos com TOC podem sentir a necessidade de realizar rituais repetitivos para aliviar a ansiedade causada por suas obsessões.
4. Fobia Social (ou Transtorno de Ansiedade Social)
Esse transtorno é caracterizado pelo medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho onde a pessoa pode ser avaliada ou julgada negativamente. Isso pode levar ao evitamento de interações sociais.
5. Agorafobia
A agorafobia envolve o medo de estar em situações ou lugares onde escapar pode ser difícil ou embaraçoso, ou onde a ajuda pode não estar disponível em caso de um ataque de pânico. Isso pode levar ao evitamento de sair de casa ou frequentar lugares públicos.
6. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
O TEPT pode ocorrer após a vivência de eventos traumáticos. Os sintomas incluem reviver o trauma, evitação de lembranças associadas ao evento e reações emocionais intensas.
Esses transtornos podem ter um impacto significativo na vida diária e requerem avaliação e tratamento adequados. Se você ou alguém que você conhece está enfrentando esses sintomas, buscar ajuda profissional é fundamental para um diagnóstico correto e intervenções eficazes.
 Luíza Pedroso Cunha
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Os principais tipos de transtornos de ansiedade estão relacionados à forma como lidamos com nossos desejos e expectativas em relação ao mundo externo. Ansiedades como a generalizada, a social e a fobia específica surgem quando não conseguimos lidar de maneira saudável com nossas angústias e medos internos, interferindo em nossa relação com o próprio corpo e com o outro. É importante buscar a compreensão dos motivos inconscientes que causam esses desconfortos para então poder enfrentá-los de forma mais consciente e saudável.





 Christiane  Paes
Psicanalista
Rio de Janeiro
Oi, tudo bem?
Olha,os principais tipos de transtornos de ansiedade são:
• Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
• Transtorno do Pânico
• Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
• Fobias Específicas
• Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
• Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
um abraço,
Christiane Paes
Dra. Ivane Sousa
Psicólogo, Psicanalista
Ararendá
Olá, citarei alguns: TAG ( trantorno de ansiedade generalizada , TAS (transtorno de ansiedade socia/ Fobia social), trantorno de ansiedade especificado, transtorno de ansiedade devido a outra condição médica, Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância/Medicamento, Agorafobia, Especificador de Ataque de Pânico, Transtorno de Pânico.
Os transtornos de ansiedade são condições psicológicas caracterizadas por medo e preocupação excessivos. Aqui estão os principais tipos:

1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Caracterizado por preocupação persistente e excessiva com diversas áreas da vida, como saúde, trabalho e relacionamentos, mesmo quando não há razão concreta para isso.


2. Transtorno de Pânico
Marcado por ataques de pânico recorrentes, que são episódios súbitos de medo intenso acompanhados de sintomas físicos como palpitações, falta de ar e sensação de perda de controle.


3. Fobias Específicas
Medo extremo e irracional de objetos ou situações específicas, como altura, animais ou voar. A exposição ao estímulo pode causar grande sofrimento.


4. Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
Medo intenso de situações sociais ou de ser avaliado negativamente por outras pessoas, que pode levar ao isolamento.


5. Transtorno de Ansiedade de Separação
Ansiedade excessiva em relação à separação de casa ou de pessoas importantes, mais comum em crianças, mas pode ocorrer em adultos.


6. Mutismo Seletivo
Incapacidade de falar em certas situações sociais, mesmo quando a pessoa consegue se comunicar em outros contextos, geralmente na infância.


7. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
Embora relacionado a traumas, é considerado um transtorno de ansiedade. Manifesta-se com flashbacks, pesadelos e hipervigilância após eventos traumáticos.


8. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
Inclui obsessões (pensamentos intrusivos e angustiantes) e compulsões (comportamentos repetitivos para aliviar a ansiedade).



Esses transtornos podem variar em intensidade e duração, mas todos são tratáveis com psicoterapia, medicamentos ou uma combinação de ambos.
 Rafael Haddad
Psicanalista, Terapeuta complementar
Niterói
Os transtornos de ansiedade podem se manifestar de diferentes formas, e cada tipo tem características próprias. Aqui estão os principais:

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) – A ansiedade está sempre presente, mesmo sem um motivo claro. A pessoa sente preocupação excessiva com diversas áreas da vida, como trabalho, saúde ou relações pessoais.

Transtorno do Pânico – Crises intensas e repentinas de medo, acompanhadas de sintomas físicos como falta de ar, palpitações e tontura. Muitas vezes, a pessoa teme ter outra crise, o que pode limitar suas atividades diárias.

Fobia Social (Ansiedade Social) – Medo intenso de interações sociais por receio do julgamento ou constrangimento. A pessoa pode evitar situações como falar em público, conhecer novas pessoas ou até atividades do dia a dia, como fazer uma ligação.

Fobias Específicas – Medo excessivo e irracional de algo específico, como altura, animais, voar de avião ou espaços fechados. A pessoa sente grande desconforto ao se deparar com o objeto ou a situação temida.

Transtorno de Ansiedade por Separação – Comum na infância, mas também pode ocorrer em adultos. A pessoa sente angústia extrema ao se separar de pessoas importantes, como pais, parceiros ou filhos.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) – Caracterizado por pensamentos repetitivos e angustiantes (obsessões) e comportamentos compulsivos para aliviar a ansiedade, como lavar as mãos repetidamente ou conferir portas várias vezes.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) – Surge após vivenciar ou testemunhar uma situação traumática, como um acidente, assalto ou violência. Pode causar flashbacks, pesadelos e hipervigilância.

Cada um desses transtornos tem tratamento, e buscar apoio profissional pode fazer toda a diferença. A Psicanálise ajuda a entender as raízes da ansiedade e encontrar formas mais saudáveis de lidar com ela. Se precisar, saiba que você não está sozinho!
 Candice Oliveira
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Transtorno de ansiedade generalizada, Transtorno de ansiedade social, Transtorno de pânico, Transtorno de ansiedade de separação, Agorafobia, entre outros. Uma consulta com o Psicólogo pode ser algo muito esclarecedor.
Dra. Alessandra Taís Almeida Webler
Psicólogo, Psicanalista
Florianópolis
Os principais transtornos de ansiedade são: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno de Pânico (TP), Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Agorafobia.

A ansiedade é uma reação biológica normal em situações de perigo ou ameaça. No entanto, quando a ansiedade se torna patológica, pode prejudicar o controle emocional e causar prejuízos físicos e psíquicos.
Sintomas comuns Inquietação, Fadiga, Irritabilidade, Dificuldade de concentração, Tensão muscular.
Tratamentos Terapia de exposição, Terapia cognitivo-comportamental, Tratamento farmacológico.

Com a terapia você poderá aprender técnicas para se sentir melhor. Marque a sua sessão comigo!
 Lucas Jerzy Portela
Psicanalista
Salvador
Boa pergunta pra você se fazer em sua psicanálise, com um psicanalista.
 Eliana Almeida
Psicanalista, Terapeuta complementar
Sorocaba
Principais Transtornos de Ansiedade (segundo o DSM-5):
1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Preocupações excessivas com várias áreas da vida (família, saúde, dinheiro, trabalho), quase todos os dias, por pelo menos 6 meses.

Sintomas físicos: tensão muscular, fadiga, irritabilidade, insônia.

A pessoa não consegue controlar a preocupação, mesmo quando reconhece que está exagerada.

É como se a mente estivesse sempre esperando que algo ruim aconteça.

2. Transtorno de Pânico
Crises súbitas e intensas de medo ou desconforto (ataques de pânico), com sintomas físicos como:

Falta de ar, taquicardia, suor, tremores, medo de morrer ou de enlouquecer.

Após as crises, a pessoa desenvolve medo de ter novos ataques → o que pode gerar evitação e até isolamento.

Muitas vezes é confundido com problema cardíaco — e leva a idas frequentes ao pronto-socorro.

3. Fobias Específicas
Medo intenso e irracional diante de um objeto ou situação específica (ex: altura, aranhas, voar, agulhas).

A pessoa sabe que o medo é exagerado, mas não consegue evitar ou enfrentar sem sofrer muito.

O medo interfere na vida cotidiana ou provoca sofrimento significativo.

4. Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social)
Medo intenso de ser julgado, rejeitado ou humilhado em situações sociais ou de desempenho (falar em público, fazer provas, comer diante de outros).

A pessoa evita essas situações ou as enfrenta com grande sofrimento.

Vai além da timidez. Pode comprometer trabalho, estudos e relacionamentos.

5. Agorafobia
Medo de estar em locais ou situações de onde seria difícil escapar em caso de crise ou desconforto (ex: multidões, transportes públicos, elevadores, filas).

Pode estar associado ao transtorno do pânico.

Em casos mais graves, a pessoa evita sair de casa.

6. Transtorno de Ansiedade de Separação
Mais comum em crianças, mas também pode ocorrer em adultos.

Medo excessivo e persistente de se afastar de figuras de apego (pais, cônjuges, filhos).

Preocupações intensas de que algo ruim aconteça quando estiver longe da pessoa amada.

Em adultos, muitas vezes é confundido com "ciúmes" ou "insegurança afetiva".

7Mutismo Seletivo
A criança (ou, raramente, o adulto) é capaz de falar normalmente em ambientes familiares, mas fica em silêncio em situações sociais específicas, como na escola.

Não é por timidez: é uma resposta de ansiedade severa.

É mais comum em crianças pequenas, e muitas vezes passa despercebido por pais e professores.

Importante lembrar:
Transtornos de ansiedade podem coexistir entre si ou com outros transtornos, como depressão.

Não é “frescura”, nem “falta de controle”. São condições clínicas, reais, com base neurobiológica, emocional e comportamental.
 Anair Bringhenti
Psicanalista
Nonoai
Existem vários tipos de transtornos de ansiedade, sendo que os mais comuns incluem o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), o Transtorno de Pânico, a Fobia Social (ou Transtorno de Ansiedade Social), a Agorafobia, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Todos eles podem e se recomenda a terapia energética e espiritual. Acompanhamento das sessões da Psicanálise.
Olá,

São vários os transtornos relacionados com ansiedade, de acordo com o Manual Diagnóstico Diferencial do DSM-5-TR, temos:
Ansiedade de separação, mutismo seletivo, fobia específica, ansiedade social, pânico, agorafobia e ansiedade generalizada.
 Iara  Batista
Psicanalista
São Roque
Olá! Os transtornos de ansiedade mais comuns incluem: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno de Pânico, Fobias específicas, Fobia Social, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Todos têm tratamento e podem ser controlados com a abordagem adequada.
Principais Transtornos de Ansiedade

1. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Preocupação excessiva e contínua com diversas áreas da vida (saúde, finanças, família), mesmo sem motivo claro.

Associado a tensão, cansaço, insônia e dificuldade de concentração.

2. Transtorno do Pânico

Crises súbitas e intensas de medo ou desconforto, chamadas de ataques de pânico.

Sintomas físicos incluem: palpitações, falta de ar, sensação de morte ou descontrole.

3. Fobia Específica

Medo irracional e persistente de objetos ou situações específicas (como aranhas, agulhas, voar de avião).

A pessoa geralmente evita o estímulo fóbico.

4. Fobia Social (Ansiedade Social)

Medo intenso de ser julgado ou humilhado em situações sociais ou de desempenho (falar em público, comer diante de outros).

Pode causar evitação social e impacto na vida profissional.

5. Agorafobia

Medo de estar em locais públicos ou abertos, onde escapar pode parecer difícil ou envergonhoso, como metrôs, ônibus ou multidões.

Muitas vezes associada ao transtorno do pânico.

6. Transtorno de Ansiedade de Separação

Medo exagerado e inadequado à idade diante da separação de figuras de apego (pais, cônjuges).

Pode causar sintomas como pesadelos, recusa escolar ou necessidade constante de contato.

7. Mutismo Seletivo

Criança (ou em casos raros, adultos) fala normalmente em casa, mas não consegue se comunicar verbalmente em ambientes específicos, como a escola.
Associado à ansiedade social intensa.
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Transtorno do Pânico

Fobias Específicas

Fobia Social (Transtorno de Ansiedade Social)

Agorafobia

Transtorno de Ansiedade de Separação

Mutismo Seletivo
 Daniel  Castilhos
Psicanalista, Psicopedagogo
Porto Alegre
A ansiedade pode ser dividida em transtorno de ansiedade generalizada (estado de insegura e dúvida permanente), transtorno de pânico ( mal-estar intenso e continuo, que não apresenta um sentido aparente) e fobia social (dificuldade associado a diferentes ambientes sociais). Importante ressaltar que ao longo da vida todas as pessoas apresentarão momentos de ansiedade, ou não se sentirão bem em público e ou evitarão ambientes por razões pessoais.
É importante buscar ajuda na medida em que tais situações geram problemas para convivência e para viver de forma feliz e eficaz conforme a sua própria escolha.
Os principais tipos de transtornos de ansiedade são:

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): preocupação excessiva e contínua com diferentes aspectos da vida.

Transtorno de Pânico: crises súbitas de medo intenso acompanhadas de sintomas físicos (taquicardia, falta de ar, tremores).

Fobias específicas: medo intenso e irracional de objetos ou situações específicas (ex.: altura, animais).

Fobia social (Transtorno de Ansiedade Social): medo intenso de situações sociais ou de ser avaliado pelos outros.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): presença de obsessões (pensamentos repetitivos) e compulsões (ações repetitivas) para aliviar a ansiedade.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): ansiedade após exposição a eventos traumáticos.
 Viviane Custodio
Terapeuta complementar, Psicanalista
Belo Horizonte
De acordo com o DSM-5, os principais tipos de transtornos de ansiedade incluem: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Fobias Específicas, Transtorno de Ansiedade Social (fobia social), Transtorno do Pânico, Agorafobia e Mutismo Seletivo. Cada um deles apresenta características próprias, mas todos envolvem ansiedade intensa e persistente.

Os sintomas da ansiedade também se manifestam no corpo, como taquicardia, falta de ar, tensão muscular, dores de cabeça, problemas gastrointestinais, insônia e sensação de aperto no peito. Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para buscar ajuda.

Sou Viviane Custódio, psicóloga online. Atendo em português e espanhol, com foco em pessoas altamente sensíveis, ansiedade, trauma e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Ofereço uma atenção personalizada e acolhedora para promover equilíbrio emocional e bem-estar. Conheça mais no meu perfil e em @vivianecustodio.psi.
Dr. Bruno Guimarães Tannus
Psicanalista, Médico de família
Curitiba
Os principais transtornos de ansiedade são o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), os transtornos fóbicos-ansiosos (entre os quais estão diversos tipos de medos incontroláveis pelo paciente), o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) - um termo que não considero muito apropriado, tendo em vista que a severidade da ansiedade para uma pessoa é muito variável conforme o contexto- e o transtorno ansioso não especificado, diagnóstico muito utilizado porque os quadros clínicos frequentemente se sobrepõe.
Diante de uma pessoa com transtorno de ansiedade, o diagnóstico específico não é tão importante quanto a possibilidade de que essa pessoa seja escutada terapeuticamente e, assim, consiga elaborar e curar-se de seus sintomas.
 Carolina Grana
Psicanalista, Terapeuta complementar
São Caetano do Sul
Cada Ser é único e possui um ou mais gatilhos para desencadear a ansiedade. Existem sintomas mais comuns, porém é importante um acompanhamento médico e terapêutico para compreender as necessidades de cada pessoa.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Tatiana Del Caro Paiva

Tatiana Del Caro Paiva

Psicólogo

Barão de Cocais

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 495 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.