Quais são os sinais de déficit de atenção em adultos? Ele precisa de tratamento ou pode ser levado

9 respostas
Quais são os sinais de déficit de atenção em adultos? Ele precisa de tratamento ou pode ser levado por toda a vida sem maiores problemas?
O déficit de atenção é um transtorno. Cada pessoa desenvolve graus diferentes e que causas dificuldades diferentes. Por isso, é a própria pessoa que vai indicando o quanto precisa de apoio. Não se trata de uma doença que evolui com o tempo. O que ocorre é que por vezes a pessoa com dificuldade de atenção vai desenvolvendo também ansiedade, depressão ou ambos em função das angústias por controlar ou superar essa dificuldade de concentração. Hoje há tratamento medicamentoso e terapêutico para o TDA. Com a terapia o paciente aprende a lidar com o transtorno. Com o tempo, ele consegue administrar o transtorno e melhorar sua atenção.

Boa tarde, geralmente crianças com
TDAH continuam a apresentar tal patologia na vida adulta, e isso já foi comprovado cientificamente. Pessoas com TDAH são predispostas a ter a patologia BIPOLARIDADE em de 80% desses casos. Precisamos então entender quais são as queixas apresentadas para ver o melhor tratamento a ser adotado, por vezes o TDAH causa dificuldades de memorização, falta de interesse em algumas tarefas, atos de impulsividade, etc., já a bipolaridade, acarreta em situações de instabilidade do humor, distorções da realidade, grandiosidade, sexualidade exacerbada, etc. De qualquer forma, o paciente precisa ter acompanhamento psicológico para entender quais são os sintomas de sua patologia e o que realmente é de sua personalidade, e só assim poder compreender e lidar com os aspectos conscientes e inconscientes de suas ações. Não existe cura do TDAH, mas existe o controle através de terapia tenho um bom acompanhamento psicológico. Procure um especialista no assunto! Boa sorte!
Boa tarde. Apesar de trabalhar anos com pacientes diagnosticados com o transtorno acredito ser possível conviver com qualidade de vida quando há acompanhamento Psicoterapico adequado e se necessário acompanham tô psiquiátrico.
O TDAH é um transtorno permanente, ou seja, o adulto apresentará algumas características do transtorno durante toda sua vida, seja em maior ou menor grau. À medida que o individuo vai entrando na vida adulta, os sintomas de hiperatividade e impulsividade geralmente vão diminuindo, enquanto que os sintomas de desatenção tendem a permanecerem.
As características mais comuns do TDAH em adultos são: dificuldade de atenção e concentração, desorganização, má administração do tempo, procrastinação, evitação, inquietação. Existe também a possibilidade de existirem transtornos correlacionados, chamados de comorbidades, como transtornos de ansiedade, de personalidade, de sono, transtorno bipolar, abuso de drogas e depressão.
Ficar sem tratamento o resto da vida é uma escolha do individuo, mas o tratamento psicológico e psiquiátrico são muito importantes para uma redução e melhor administração dos sintomas, trazendo novas estratégias e hábitos que compensam estes padrões de funcionamento.
O TDAH é um transtono neurobiológico de origem predominantemente genética, portanto não tem cura.
Entretanto, com o tratamento adequado os sintomas podem ser significativamente minimizados ao longo da vida. O tratamento geralmente envolve psicoterapia e medicamentos.
O diagnóstico TDAH somente na idade adulta é algo bem delicado, pois como o indivíduo não recebeu nenhum tratamento correto para este fim ao longo da vida, pode apresentar inúmeras comorbiades e prejuízos, que podem
ter sido desenvolvidos justamente por conta da falta de tratamento do TDAH
Portanto nestas condições são inúmeras e variadas as características que um indivíduo pode apresentar por não ter tratado o TDAH na idade adulta, tais como: depressão, ansiedade, dependência química, entre outros. Além disso, prejuízos significativos nos aspectos emocionais, sociais e profissionais.
Procure um profissional experiente no assunto para que possa realizar um diagnóstico correto.
O Déficit de Atenção na vida adulta impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, que apresenta dificuldades no trabalho, podendo ser desorganizado, não conseguindo administrar bem o seu tempo, entre outros. Tais problemas afetam a autoestima e autoimagem da pessoa. Com os cuidados adequados, é possível levar uma vida saudável. O tratamento envolve a psicoterapia, realizada pelo psicólogo e o uso de medicamentos que devem ser receitados pelo neurologista.
E importante uma avaliação com medico neurologista ou psiquiatra (ambos podem ajudar) e também com um psicologo. receber esse apoio é de extrema importância devido as dificuldades que o paciente com TDAH apresenta (desorganização, falta de foco/atenção, impulsividade) e que podem impactar na qualidade de vida, trazendo assim prejuízos em varias esferas, afetando o humor, a auto-imagem e relacionamentos. Pode também ocasionar o desenvolvimento de transtornos ansiosos, depressão, entre outros. Portanto o recomendado é buscar apoio de profissionais. espero ter ajudado! Um abraço!
O TDAH se caracteriza por uma combinação de dois tipos de sintomas: Desatenção e Hiperatividade-impulsividade. Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos). São inquietos (parece que só relaxam dormindo), vivem mudando de uma coisa para outra e também são impulsivos (“colocam os carros na frente dos bois”). Eles têm dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e quanto isto afeta os demais à sua volta. São freqüentemente considerados “egoístas”. Eles têm uma grande freqüência de outros problemas associados, tais como o uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão. Porém aconselho uma avaliação neuropsicológica, para possível diagnóstico, melhor orientação e tratamento.
O diagnóstico do TDAH é puramente clínico. Procure um psiquiatra ou psicólogo para ajudá-lo no diagnóstico e possível tratamento. Conclusões precipitadas não colaboram.