qual é a diferença entre transtorno de pânico e perturbação de ansiedade generalizada?

14 respostas

qual é a diferença entre transtorno de pânico e perturbação de ansiedade generalizada?
Ola! A diferença que podemos apresentar e: na ansiedade generalizada o paciebtedesenvolve uma preocupação constante (antecipa situações gerando angústia e medo), além de ser recorrentes pensamentos obsessivos. A Sindome do Pânico está vinculado com o medo iminente de morte (crença irracional que irá morrer a qualquer momento). Diante desses quadros o paciente deve buscar ajuda profissional, psicoterapia e em alguns casos um psiquiatra para a redução ou total eliminação dos sintomas. Investir na saúde mental é fundamental para a qualidade de vida! Abraço

Olá!

No transtorno de pânico os sintomas são mais agudos.

O medo é das próprias reações fisiológicas e psicológicas frente a algo que possa desencadear ansiedade, em especial o medo de um ataque de pânico.

A pessoa fica alerta para identificar qualquer coisa que não esteja normal no seu próprio corpo, pois as interpreta como indício de que colapso iminente, insanidade ou morte.

Na ansiedade generalizada há a tendência a se preocupar muito com muitas coisas. A pessoa fica sempre imaginando todas as consequências catastróficas possíveis para o que ela faz e imaginando maneiras como pode impedi-las de acontecer.

Tanto num caso como no outro o sofrimento é intenso.

Este é um panorama geral sobre o que acontece nestes quadros.

Mais importante do que isso é você poder se aprofundar em como isto é vivido por você, pois muito mais do que os sintomas irá aparecer.

Um profissional da área psi irá poderá te ajudar muito nesta busca!

Até mais!
Olá! O transtorno de ansiedade pode levar ao pânico. Sendo o pânico a incapacidade de se defender diante dos obstáculos que a vida nos propõe. É a perda da confiança em si mesmo que leva a uma ansiedade extrema e paralisação total. Não é doença é apenas a incapacidade de se conhecer diante daquilo que se vê impossibilitado/a de resolver e acreditar estar num estado de perigo eminente sem poder se defender... Procure por um bom Psicoterapeuta Cognitivo comportamental e hipnoterapeuta. Paz e bem!
Olá .
* A ansiedade é um conjunto de respostas orientadas sempre ao futuro, ou seja , o sujeito sempre está sofrendo por antecipação.
* O Panico acontence decorrente do transtorno de ansiedade apresentando uma serie de sintomas como: Taquicardia, Nausea, Desconforto abdominal, Tontura vertigem, Desmaio, Medo de morrer, Asfixia, sudoresse, Tremores,Calafrios ou ondas de calor.
* Tratamento. A Terapia Cognitivo Comportal, é recomendada e muito eficiente por trabalhar o com regras do comportamento e da cognição.
Espero ter ajudado esclarecer a diferença e as semelhanças entre os dois transtornos.
Att
Sayonara Machado.
Na ansiedade generalizada, a pessoa permanece em alerta sem que se apresente algum problema, os pensamentos tornam-se automáticos e a ansiedade é aumentada constantemente. O transtorno do pânico é ativado diante de alguma situação específica. Sintomas como enjoo, sudorese, sensação de desmaio, falta de ar, palpitações, entre outros.
Busque uma avaliação médica e psicoterapia para identificar quais crenças estão disparando a ansiedade. Beijos
Olá, as respostas anteriores abrangem bem o que necessita saber sobre a questão para quem estuda sobre os temas.
Sendo um paciente à perguntar, antes de responder, cuidamos para não dar ao mesmo nosso arcabouço teórico recheado de contratransferência.
Antes de se autodiagnosticar, permita-se em analise ter a resposta terapêutica que lhe auxiliará em qualquer um dos casos com eficiência.
A ansiedade é algo presente "no geral" e o pânico são momentos de intensas sensações que podem se apresentar de formas fortes , por exemplo a pessoa acreditar que está tendo um infarto. Uma pessoa pode sofrer das duas coisas.
Olá. Ambos são transtornos de ansiedade, entretanto o pânico tem um sofrimento psíquico maior ao paciente, uma vivência de morte, é curto e marcante demais a quem o vive. Um ataque de pânico causa alterações cardíacas, sudorese, agitação, tontura e outras sensações de profundo desconforto. Um transtorno de ansiedade embora também gere um grande desconforto ao paciente é menos agudo e mais constante, assim pode ser que haja alguns sintomas descritos no pânico, contudo com menor intensidade. No pânico a pessoa vive em alerta do perigo, num estado de alerta constante, já na ansiedade a pessoa é extremamente preocupada e sofre antecipadamente pelo amanhã, mas num grau de sofrimento bastante inferior ao pânico.
Um ataque de pânico é um medo ou desconforto intenso, geralmente de maneira inesperada, em que a pessoa pode ter vários sintomas como: falta de ar, tremores, dor no peito, náusea, "medo de morrer" (durante a crise), entre outros sintomas. É importante diferenciar ataques (crises) de pânico de transtorno de pânico. O primeiro diz respeito a episódios isolados (com intervalos prolongados entre eles), já o segundo está ligado a episódios frequentes de crises de pânico ( mais de uma crise por semana e por um período maior que 6 meses). Na ansiedade generalizada a pessoa tem preocupações excessivas (desproporcionais) com o seu futuro e com o momento que está vivendo. Apresenta dificuldades para se concentrar e acaba tendo prejuízos na rotina diária. Nos dois casos citados, Transtorno de Pânico e Transtorno de Ansiedade Generalizada é recomendado a ajuda de um Psicólogo para um tratamento adequado.
Olá!!!
O Transtorno de Pânico se refere a ataques de pânico inesperados recorrentes. Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem sintomas diferentes do Transtorno de Ansiedade Generalizada.
As características essenciais do transtorno de ansiedade generalizada são ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva) acerca de diversos eventos ou atividades.
Vale ressaltar que no transtorno de pânico principalmente, é mais eficaz a união do tratamento medicamentoso (que vai apenas aliviar os sintomas) e a psicoterapia, que irá investigar e tratar as causas reais que geraram o transtorno.
Transtorno de Ansiedade Generalizada, é preocupação excessiva irreal, quase diariamente e de longa duração, com diversos sintomas somáticos. Quem tem TAG tem percepção exagerada de perigo e ameaça. Quando de fato, nada desses pensamentos são realistas. É como aquela velha frase, uma tempestade no copo d água. Já o transtorno de pânico é diante de alguma situação específica, a pessoa vive em estado de alerta de perigo.O Panico acontece decorrente do transtorno de Ansiedade. É importante um acompanhamento terapêutico.
Conforme o mencionado pelos colegas, a semelhança entre as duas condições clínicas é que eles são transtornos de ansiedade.
O Transtorno do Pânico está associado à uma crise de intensa ansiedade. Nessa condição, as pessoas ficam SUPER ATENTAS (hipervigilantes) a todo e qualquer sintoma do corpo, interpretam isso de forma muito negativa (como se tivesse um grande risco) e pensam que não irão conseguir resolver o problema.
Já o Transtorno de Ansiedade Generalizada há uma preocupação excessiva com diversas áreas da vida e elas imaginam os desfechos dessas situações de uma forma bem negativa.

Recomendo que procure um terapeuta cognitivo-comportamental caso esteja enfrentando esse problema. A TCC é a abordagem mais indicada para esse tratamento podendo ser associada com farmacoterapia.
Olá, vamos pensar em pânico como um sintoma agudo. Com curta duração e alterações físicas marcantes (dor no peito, taquicardia, sudorese, agitação, tontura, uma sensação de morte eminente... entre outras). Pode acontecer uma vez ou sucessivamente. Algumas causas de pânico também podem ser disparadas por questões orgânicas, como por exemplo, após dengue, grandes situações traumáticas emocionais e ainda como efeito extrapiramidal de algumas medicações. Quando pensamos em transtorno de ansiedade generalizada também podemos associar os mesmos sintomas que acontecem no pânico mas em intensidades diferentes. E uma preocupação exarcebada com os problemas. Trata-se de personalidade que entende o mundo e seus acontecimentos de um modo específico e reage a ele. Pensamentos recorrentes, sentimentos de angústia e sintomas físicos estão presentes. Nem toda ansiedade é patologia mas o aumento dos níveis de tensão podem acarretar ataques de pânico.
Espero ter ajudado.
Absç, Betânia Tassis.
Informacoes sobre a doenca nao cura a doenca. Aprendi com Os mestres da psicoterapia que devemos centrar a nossa energia na cura da doenca. Um dia uma paciente chegou dizendo que queria entender a sua doenca e eu lhe falei: VOCE NAO PRECISA CONHECER A DOENCA E SIM CURARSE.