Qual é o tratamento para o transtorno do déficit de atenção?

12 respostas
Qual é o tratamento para o transtorno do déficit de atenção?
Depois de feita uma avaliação neuropsicológica completa, o tratamento é feito baseado em acompanhamento psicoterápico e, se necessário, acompanhamento de um psiquiatra. Fico à disposição. Att, Sandra Romão

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tanto o diagnóstico quanto o tratamento é mutidiscilpinar. É imprescindível a psicoterapia e muitas vezes se faz necessário também o acompanhamento com neurologista e fonoaudiólogo(a).
Os comportamento disruptivos são caracterizados por transgressão de regras, antissociais e desafiadores que causa incomodo nas pessoas, gerando impacto no ambiente social. Geram sentimentos negativos nas pessoas, incluindo raiva, frustração e ansiedade.
Inclui o TC ( transtorno de conduta) e TD (Transtorno desafiador) e pode-se confundir com o TDAH( Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade).
É necessário fazer uma avaliação neuropsicológica para chegar a um diagnóstico diferencial ,para avaliar as funções cognitivas e executivas sobre as comorbidades, através das baterias neuropsicologicas específicas.
Abraços!!!
Mônica Araujo/;Neuropsicóloga
O primeiro passo é buscar uma boa avaliação, está deve ser feita com profissional especializado no Transtorno, que tenha uma grande experiência. É necessario distinguir de outros tipos de transtornos. Muito comum a pessoa que tem TDAH, ja ter passado por vários profissionais e não ter sido devidamente diagnosticada. Após o diagnóstico o tratamento deve ser feito com TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL e na maioria dos casos pode-se introduzir medicamento apropriado.
É indicado psicopedagogia, neuropsicologia, neurologista dependendo do nível das alterações. Em alguns casos psicoterapia.
Antes de prescrever o tratamento, é de fundamental importância a avaliação psicológica, inclusive para o diagnóstico diferencial do Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) com outros adoecimentos psíquicos, como, por exemplo, o Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG). Há de se ter em conta também que, em determinados casos, faz-se necessário o manejo técnico para evitar a patologização de aspectos naturais do desenvolvimento humano, sobretudo, na infância e na adolescência. Em algum nível da vida todos nós passamos por momentos de desatenção, impulsividade e hiperatividade que "podem" ou "não" se configurar em um transtorno psíquico.
Primeiramente é preciso realizar uma avaliação psicológica para confirmar o diagnóstico. Após confirmação, é preciso associar psicoterapia com acompanhamento médico. Em alguns caso, a medicação é indicada. Mas é preciso avaliar o tipo do tdah e o nível de prejuízos. A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é bastante favorável para o processo de melhora. Espero ter ajudado.
Neste caso faz-se necessário avaliação e conduta de rede de profissionais. ( Neurologia, Neuropsicologia, Psicologia, Fonoaudiólogia, etc).
O déficit de atenção é influenciado pelo interesse e pelo comportamento dinâmico da pessoa. As causas podem ser de fundo emocional ou fisiológico. Recomendo consultar -se, primeiramente, com um(a) psicólogo(a) antes de fazer uso de algum tipo de medicação. Um abraço!
Nesse caso, faz se pertinente a realização da avaliação psicológica e posteriormente clinica para se confirmar o diagnostico . A partir da confirmação o tratamento Psicológico torna-se muito significativo .Embora os tratamentos disruptivos sejam considerando difíceis de diagnosticar, uma vez que necessário considerar que as crianças os adolescentes, apresentam uma serie de classes de comportamentos, por isso nem todos os comportamentos apresentados por eles devem ser considerados problemas .São transtornos muito frequente na infância, se tratado corretamente tende a diminuir o impacto na adolescência e na vida adulta..
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento. Um bom diagnóstico é fundamental, pois existem subtipos que diferem o transtorno, variando assim a apresentação dos sintomas. No entanto, em qualquer subtipo é necessário um tratamento que envolva multiprofissionais, neuropsicóloga, psicóloga, e não raramente um psiquiatra, se necessário entrar com tratamento medicamentoso.
O tratamento psicoterápico é fundamental, pois é o psicólogo que, junto com o paciente, irá elaborar estratégias para que a atenção, tão prejudicada no TDAH, consiga ser melhor aproveitada. Abraço, Daniela,
Olá! se houve o fechamento do diagnóstico com um bom Neurologista você deve procurar também um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta, pois além da medicação irá auxiliar na adaptação do problema. Paz e Bem!

Especialistas

Ana Carolina Praça Cirino

Ana Carolina Praça Cirino

Psicólogo

Rio de Janeiro

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Paola Alves

Paola Alves

Psicólogo

Campinas

Kristhian Schneider

Kristhian Schneider

Generalista

Belo Horizonte

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.