Qual especialização eu devo procurar em um psicólogo que possa analisar se possuo síndrome de Asperg

23 respostas
Qual especialização eu devo procurar em um psicólogo que possa analisar se possuo síndrome de Asperger? Obs: Entendo que o diagnóstico é realizado por um psiquiatra ou neurologista, no entanto, não sei se a especialidade do psicólogo influencia em algo.
O diagnóstico é multidisciplinar, o psicólogo é muito importante até porque depois provavelmente continuará o tratamento com ele, desde que ele seja especializado. A avaliação neuropsicologica feita pelo
Psicólogo é fundamental. Psiquiatra e neurologista caso precise.

A avaliação de Aspeger é multidisciplinar. O psicólogo clínico, para fazer a avaliação neuropsicológica , o psiquiatra e neuro para medicação .
É muito importante o acompanhamento com os profissionais.
Obrigada
Olá! Assim como os colegas acima disseram o diagnóstico é multidisciplinar. Seria importante você procurar um neuropsicólogo para uma avaliação Neuropsicológica a fim de correlacionar as suas queixas com os achados nas testagens. Possivelmente esse profissional poderá te orientar qual a melhor especialidade para, posteriormente, receber esse relatório e dar continuidade a um possível tratamento/diagnóstico. Boa sorte!
Sem dúvida, influencia e muito a presença da psicologia, sobretudo quando pensamos na saúde, não apenas em termos de diagnóstico, mas de tratamento. O cérebro é plástico e todo cérebro deve ser treinado para funcionar melhor. Eu diria que é importante não subestimar isso. Você pode ter surpresas animadoras. Um abraço!
Como colegas já mencionaram para fazer a avaliação é necessário procurar em primeiro lugar um neuropsicólogo,que nada mais é do que um psicólogo com especialização em testes,e posteriormente caso seja confirmada a hipótese diagnóstica de Síndrome de Asperger fazer acompanhamento com psicólogo que possua especialização em ABA ou de base cognitiva comportamental para trabalhar as habilidades sociais prejudicadas nesses quadros.Referente a medicação nem sempre é necessário em casos de autismo,apenas com há agressividade,deficit de atenção ou algum outro quadro de base neurológica.
Olá! Tudo bem?
O diagnóstico do Espectro Autista pode ser feito por diferentes profissionais médicos (neurologista, psiquiatra, pediatra, etc) e por psicólogos. Não é exigida uma avaliação formal para isso: por meio da observação do comportamento, do seu histórico de desenvolvimento e do levantamento de sintomas pode-se chegar ao diagnóstico. No entanto, uma avaliação formal, principalmente de orientação neuropsicológica, pode ser bem útil para caracterizar seu perfil de funcionamento de forma mais objetiva e respaldada, ajudando a estabelecer uma hipótese diagnóstica mais embasada e, além disso, identificar alvos terapêuticos a serem trabalhados pelos profissionais de saúde. Isso poder bem útil após o diagnóstico.
Um cordial abraço,
Victor.
É fundamental a avaliação do psicólogo e psiquiatra para um diagnóstico mais assertivo e alinhar a melhor forma de tratamento.
Para o diagnóstico da criança que apresenta alguns sintomas, e sinais, deve buscar equipe multiprofissional. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor será a estimulação, fundamental para superação de alguns atrasos biopsicossocial e psicomotora.
Ola! Um bom diagnóstico é muito importante, procure por um psiquiatra e na sequência um psicólogo. Não acredito que a abordagem ou especialidade possa interferir em um tratamento, quando é feito com critérios e responsabilidade de um bom profissional. Importante é a empatia que você terá ou não na hora da escolha desse profissional. Espero ter ajudado!
Boa tarde, consultar um neuropsicólogo/a é importante para entender o grau de comprometimento da síndrome, junto com a avaliação do neuropsiquiatra. uma vez definido a realidade psíquica da pessoa se pode decidir de escolher o profissional(psi)que a pessoa ou família preferir. Importante é ter um diagnostico adequado ao caso.
Bom dia! Importante procurar um psicólogo especialista em ABA análise do comportamento aplicada e se possível com especialização em Neuropsicologia. A avaliação é simples.
À disposição
O diagnóstico é clínico e pode ser feito por vários profissionais, de acordo com a idade da pessoa a ser avaliada.
Crianças e adolescentes podem ser consultadas por neuropediatras e psiquiatra infantil.
Adultos podem fazer uma avaliação inicial com o psicólogo, que poderá encaminhar para o psiquiatra e neurologista.
Em todos os casos, a diagnóstico precoce é fundamental para o acompanhamento da equipe multidisciplinar.
Importante salientar que por ser um transtorno de desenvolvimento que pode afetar as habilidades sociais e comunicativas, para um melhor prognóstico, o tratamento psicológico deve ser focado em toda família e não somente no indivíduo em questão. Abraços.
Olá. Acredito que o diagnóstico multiprofissional é melhor do que o feito por um único profissional. Se os profissionais procurados puderem se falar e trocas opiniões, melhor ainda. Então, não teria problema em procurar um psicólogo primeiro, ou depois de outro profissional.
Olá ! Procure por um neuropsicólogo. Eles tem muito mais experiência e testes específicos para esta questão .
Para realizar uma avaliação e desenvolver um diagnóstico juntamente com os médicos de apoio (psiquiatra e neurologista) o profissional mais indicado é o neuropsicólogo. Porém, após a avaliação e diagnóstico, é importante realizar o acompanhamento com um psicologo especializado.
A síndrome de Asperger é um dos perfis do espectro de autismo, o diagnóstico é chamado atualmente de Transtorno de Espectro Autista (TEA), esse diagnóstico engloba diferentes graus da patologia.
A abordagem ABA, Análise do comportamento aplicada, ou Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês, é uma abordagem da psicologia que é usada para a compreensão do comportamento e vem sendo amplamente utilizada no atendimento a pessoas com autismo e apresentando ótimos resultados. Você pode procurar por psicólogos especializados em ABA.
Neuropsicóloga e que possivelmente irá indicar um fonoaudiólogo pq o diagnóstico é multidisciplinar.
Em geral um profissional com especialização em neuropsicologia tem condições de trabalhar neste tipo de avaliação, mas vale a pena perguntar antes se o mesmo tem experiência na área.
O diagnóstico realmente é feito pelo médico, porém com o auxilio de outras especialidades. O psicólogo, com especialidade em Neuropsicologia, é o profissional que pode realizar uma Avaliação Neuropsicológica e assim, levantar o perfil da pessoa (cognitivo/comportamental), para verificar, por exemplo, se é compatível com o esperado para Asperger.
O diagnóstico é médico e o acompanhamento psicoterápico é importante para uma melhor qualidade de vida do paciente. O neuropsicólogo poderá através da Avaliação Neuropsicológica apontar os pontos fortes e aqueles que precisam ser trabalhados no desenvolvimento integral do cliente.
A avaliação deve ser realmente multidisciplinar, como os colegas mencionaram, e passar por um neuropsicólogo é fundamental, porém depois disso você deve iniciar um processo de psicoterapia com um psicólogo que te deixe confortável e à vontade, a empatia é muito importante, isso vai fazer com que seu processo tenha um bom resultado independentemente da especialidade do profissional.
Procure um neuropsicólogo. Ele fará uma avaliação completa através de testes e escalas, onde suas potencialidades e dificuldades poderão ser observadas. Daí poderá direcionar o tratamento, se é necessário um treino de habilidades sociais para dificuldades de interação, se uma terapia ocupacional no caso de dificuldades com a rotina ou motricidade fina, uma fonoaudiologa caso tenha alteração de linguagem, uma psicomotricista se tiver dificuldade de coordenação motora ou psicoterapia ou reabilitação neuropsicológica.
Olá, sugiro buscar por um neuropsicólogo.
Um profissional da área da TCC (Terapia Cognitiva Comportamental) pode ser de grande valia, ainda mais se ele tiver experiência com autismo. Busque sempre um profissional que já tenha essa experiência, assim o processo terapêutico será mais fácil.