Qual o impacto emocional da visão em túnel no de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?

2 respostas
Qual o impacto emocional da visão em túnel no de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?
 Carla Lourenci
Psicólogo, Psicanalista
Blumenau
O impacto emocional da “visão em túnel” no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é profundo. Quando a mente fica presa em um único foco — geralmente ligado ao medo, culpa ou necessidade de controle — a pessoa perde o senso de amplitude e de liberdade interior. Surge uma sensação constante de tensão, urgência e insegurança.
Essa contração mental gera exaustão, tristeza e, muitas vezes, isolamento, pois a pessoa sente que “não consegue sair da própria cabeça”. Do ponto de vista emocional e energético, é como se o campo vibracional se fechasse, limitando o fluxo natural da vida.
A psicoterapia ajuda a reabrir esse campo, promovendo expansão de consciência, regulação emocional e reconexão com a leveza, a confiança e o sentir.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A visão em túnel no Transtorno Obsessivo-Compulsivo intensifica a ansiedade e a sensação de urgência, porque a pessoa se concentra exclusivamente na ameaça percebida ou no pensamento obsessivo. Isso gera tensão constante, frustração e sensação de impotência quando o ritual ou a ação desejada não é realizada imediatamente. Em muitos casos, também surge culpa ou vergonha por se prender tanto ao pensamento ou comportamento, aumentando o sofrimento emocional. Essa fixação estreita limita a capacidade de relaxar, pensar de forma equilibrada e aproveitar outras experiências, mantendo o ciclo obsessivo ativo e a emoção negativa elevada.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Vanessa Gonçalves Santos

Vanessa Gonçalves Santos

Psicólogo

São Paulo

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1297 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.