Qual o mecanismo de ação do carmamazebina?Em que neurotransmissor ele age.?
3
respostas
Qual o mecanismo de ação do carmamazebina?Em que neurotransmissor ele age.?
Segundo Aristides Cordioli, na 4a edição de seu livro "Psicofármacos", a Carbamazepina bloqueia canais de sódio pré-sinápticos, dependentes de voltagem. Tem alta afinidade por canais de cálcio inativados, o que aumenta seu número (informações de fisiologia de membrana).
Acredita-se que o bloqueio dos canais de sódio iniba a liberação de glutamato na fenda sináptica. Essas ações seriam responsáveis pelos efeitos anti-convulsivantes. Essa ação parece ocorrer na amígdala (região específica do cérebro) por meio de receptores benzodiazepínicos. Atua também sobre a noradrenalina e sobre o GABA (conforme descrito na resposta do colega David de Lucena) e sobre receptores glutamatérgicos do tipo NMDA.
Os mecanismos anti-maníacos não são bem esclarecidos.
Todas essas informações são muito específicas e técnicas, e seguem o questionamento da sua pergunta. Porém, nada disso será útil clinicamente sem a avaliação pormenorizada de um médico experiente e de um seguimento clínico continuado.
Acredita-se que o bloqueio dos canais de sódio iniba a liberação de glutamato na fenda sináptica. Essas ações seriam responsáveis pelos efeitos anti-convulsivantes. Essa ação parece ocorrer na amígdala (região específica do cérebro) por meio de receptores benzodiazepínicos. Atua também sobre a noradrenalina e sobre o GABA (conforme descrito na resposta do colega David de Lucena) e sobre receptores glutamatérgicos do tipo NMDA.
Os mecanismos anti-maníacos não são bem esclarecidos.
Todas essas informações são muito específicas e técnicas, e seguem o questionamento da sua pergunta. Porém, nada disso será útil clinicamente sem a avaliação pormenorizada de um médico experiente e de um seguimento clínico continuado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A carbamazepina é um derivado tricíclico do iminostibeno. Estruturalmente é similar aos fármacos psicoativos (imipramina, clorpromazina e maprotilina) compartilhando algumas características estruturais com outros anticonvulsivantes. Foi introduzida no mercado como anticonvulsivantes e para tratamento de neuralgia posterior foi usada por psiquiatras quais começaram combiná-la com drogas tranquilizantes em determinados distúrbios comportamentais que não respondiam a monoterapia No final dos anos 60 foram descobertas propriedades antiepilépticas passando a ser utilizadas e mostrando-se eficazes no tratamento da primeira linha das crises convulsivas parciais. A CBZ juntamente com o lítio, o acido valpróico e o divalproato de sódio são classificadas como estabilizador de humor.
Potencializa a ação do GABA um neurotransmissor Fisiológico que inibe geração de potenciais das ações.
É administrado de duas a quatro vezes por dia. Liberação Controlada do medicamento.
Potencializa a ação do GABA um neurotransmissor Fisiológico que inibe geração de potenciais das ações.
É administrado de duas a quatro vezes por dia. Liberação Controlada do medicamento.
A carbamazepina bloqueia de forma especifica os canais de sadios mais ativos e utilizados durante o processo de despolarização e propagação do estimulo entre os neurônios. É uma medicação extremamente lipossolúvel e efetiva para o tratamento de diversas patologias da neuro psiquiatria. Também parece modular positivamente o efeito do acido gama amino butirico: GABA.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Estou tomando fluoxetina há uma semana. Estou muito deprimida. Mas estranhamente, a libido aumentou. Isso acontece mesmo?
- Todo mundo que tem o transtorno bipolar tem mania ou hipomania?
- Quem tem transtorno bipolar pode ter uma vida funcional , uma vida normal ?
- É possível uma pessoa ter transtorno bipolar e não ter problema de insônia? Meu pai é bipolar, e tenho questionado se também não posso ter o transtorno. Sempre sofri com ansiedade e depressão desde nova, não tive resposta a antidepressivos, só uma vez lembro que tomei paroxetina e fluoxetina…
- O diagnóstico de bipolar pode mudar conforme os anos? Ou há possibilidade de passar diagnóstico errado? Devido ao uso de substâncias alucinógenas.? Obrigada.
- Faço acompanhamento no caps a alguns anos. Minha família tem histórico de bipolar 1 e 2(minha mãe). Minha psiquiatra fala que sou boderline, não bipolar pois bipolar tomando sertralina entraria em mania. Mas tomo uma grande quantidade de estabilizadores, que acredito que segurem a mania. Tomo…
- Minha irmã tem bipolaridade, e ultimamente está com esquecimento muito constante, o que deve fazer, para melhorar?
- Quais sintomas são avaliados para se ter um diagnóstico de transtorno bipolar tipo II?
- Meu filho tem 15 anos, vai fazer 16 em Abril. Às vezes pego ele falando sozinho e ele fica muito bravo e às vezes ele fala sozinho sorrindo. Ele é curioso e agitado. Ele teve muitos problemas na escola por causa disso, é agressivo quando tem brigas ou discussões perto dele, fica descontrolado.…
- Minha neta esta tomando lamortigina a 3dias e disse que esta com a mente acelerada e não para de pensar
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 981 perguntas sobre Transtorno bipolar
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.