Qual o procedimento para tratar o TDAH?

12 respostas
Qual o procedimento para tratar o TDAH?
Um bom caminho seria buscar um psicólogo /psicanalista para trabalhar as questões que levam a hiperatividade. A análise ajuda bastante nesse caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Trabalho com a abordagem EMDR. Ultimamente tenho tido sucesso no tratamento de TDAH, principalmente na redução da medicação.
O TDAH, quando diagnóstico na infância, exige um tratamento composto por uma equipe multidisciplinar para que as mudanças desejadas possam acontecer de forma satisfatória. Profissionais como neurologista, psicológo e pedagogo costumam trabalhar juntos no tratamento do TDAH. No entanto, vale ressaltar que atualmente esse é um diagnóstico muito disseminado e muitas vezes as pessoas são rotuladas, por terem algumas características, sem nunca terem passado por profissionais sérios que possam fazer esse diagnóstico de forma correta. Por esse motivo, é fundamental buscar profissionais de confiança.
Veja, antes de mais nada é importante levar em consideração que a opinião de um profissional próximo de você é inestimável, ou seja, procurar um profissional de Psicologia e/ou Psiquiatria para a avaliação do caso é minimamente interessante. Por via da internet encontramos dificuldades e limites, tendo em vista que o desenvolvimento de cada caso é extremamente particular e o acompanhamento é fundamental. Uma possível sugestão é ir em encontro deste profissional e conjuntamente com ele costurar as possíveis repercussões e implicações deste fenômeno em sua vida. Atenciosamente, Wellington Albuquerque.
Olá! É importante que o diagnóstico de TDAH seja feito por uma equipe multidisciplinar, psiquiatra ou neurologista, neuropsicólogo e psicólogo. A partir do diagnóstico, será avaliado individualmente o melhor tratamento para cada caso. O tratamento também tem melhor eficácia quando acompanhado por uma equipe multiprofissional, com o médico, psicólogo e pedagogo. O treinamento de memória operacional Cogmed também é recomendado, pois a partir da descoberta da neuroplasticidade cerebral, seus estudos com a amostra populacional de indivíduos com TDAH, obteve como resultado melhora no foco e concentração. Para saber mais sobre o Cogmed, entre no site e procure um tutor certificado na sua cidade www.cogmed.com.br
A princípio, o profissional indicado para o tratamento de TDAH é o(a) Psicólogo (a). Em se tratando de criança é importante salientar que os pais e demais pessoas que mantenham contato com ela, estejam envolvidas com o tratamento. Um abraço!
Olá.
O TDAH deve ser diagnosticado por uma equipe multiprofissonal, de preferência, neuro, psicólogo, psiquiatra. Procure profissionais qualificados para tal fim. Geralmente, o tratamento de TDAH está vinculado ao tratamento psicológico.
O TDAH precisa de acompanhamento e tratamento simultâneo dos psicólogos, psiquiatra e psicopedagogo, para um resultado saudável e significativo, e um comprometimento dos pais. A psicoterapia irá investigar porque e como proceder, e o psiquiatra irá entrar com o tratamento medicamentoso, e o psicopedagogo que é indicado para crianças irá acompanhar e orientar no desenvolvimento da aprendizagem. E os pais precisam estar integrados para seguir as orientações e acompanhamento em casa.
Existem varias fontes de ajuda mas uma das melhores e a Psicoterapia.
O tratamento deve ser multiprofissional. Inicialmente o Tdah deve ser avaliado por um neuropsicologo e por médico neurologista e/ou psiquiatra. A partir destas avaliações, o medico irá propor ou não o tratamento medicamentoso, que em muitos casos pode-se utilizar a Ritalina ou Venvance.
Será importante também o acompanhamento com psicólogoo, especialista em terapia cognitivo comportamental - TCC.
Se necessário, será indicado também, o psicopedago.
Abraço,
Olá! o diagnóstico de TDAH, tornou-se por um período uma "febre". Uma simples imperatividade já se recomendava Ritalina. Há uma série de motivos que podem causar TDAH. Muitas vezes um simples estresse perturba o bom funcionamento do córtex pré-frontal... mas também pode haver uma má circulação sanguínea com uma coerência baixa no EEG... Em fim, a Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia, poderá auxiliar e até por fim a um diagnóstico de TDAH. Paz e Bem!
Olá! Primeiramente é importante fazer uma avaliação cuidadosa para saber se o quadro caracteriza-se como de TDAH, pois o que encontramos hoje é uma disseminação muito grande desse diagnóstico. A psicoterapia neste caso torna-se fundamental para compreender questões que desencadeiam agitação e desatenção. O tratamento medicamentoso, neste caso o metilfenidato, pode ser um aliado no tratamento desde que seja utilizado com o trabalho de psicoterapia.

Especialistas

Ana Carolina Praça Cirino

Ana Carolina Praça Cirino

Psicólogo

Rio de Janeiro

Taramis Sartorio

Taramis Sartorio

Psicólogo

Porto Alegre

Paola Alves

Paola Alves

Psicólogo

Campinas

Kristhian Schneider

Kristhian Schneider

Generalista

Belo Horizonte

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.