Qual o tipo de alimentação, para quem tem anemia? Quais as frutas que contem ferro?

6 respostas
Qual o tipo de alimentação para quem tem anemia?
Quais as frutas que contem ferro?
Uma alimentação balanceada e rica em fontes de Fe e Vitamina C para uma melhor absorção desse Fe. Algumas opções são o coco seco,damasco,uva passa,morango. ;)

Para anemia os alimentos mais indicados são carnes vermelhas, peixes, aves, leguminosas, nozes, e grãos integrais pois são ricos em ferro. Alimentos que são fonte de vitamina C como laranja, kiwi e abacaxi, têm a função de aumentar essa absorção do ferro do organismo.
O primeiro passo é detectar qual é o tipo de anemia e a causa (exemplo: baixo consumo, má absorção, aumento da necessidade, perda de sangue). Sendo a anemia por deficiência de ferro (mais comum), é importante ressaltar que nenhuma deficiência de ferro pode ser corrigida exclusivamente pela alimentação. É necessário tratar com ferro medicamentoso (de forma individualizada), pois essa condição demanda doses difíceis de alcançar apenas com o consumo alimentar. Para melhorar a absorção do ferro dos alimentos, podemos incluir frutas ricas em vitamina C (exemplo: acerola, laranja, tangerina, kiwi, morango, limão), principalmente quando o ferro for de origem vegetal, como no caso das leguminosas (feijões). Lembre-se de cuidar da saúde intestinal, pois também favorecerá uma melhor absorção do ferro. Não hesite em buscar por auxílio profissional e garantir uma conduta segura, adequada e individualizada.
Olá, uma dieta balanceada, ricas em frutas e vegetais auxiliam o tratamento da anemia. Uma estratégia eficaz é consumir frutas cítricas após as principais refeições, pois a Vitamina C auxilia na absorção do ferro dos alimentos.
Incluir vegetais da coloração verde escura
Consumir feijão e carne vermelha (pelo menos 2 vezes na semana).
As frutas ajudam na absorção de ferro (frutas cítricas), mas não são fontes! Os alimentos fonte são as carnes, principalmente as vermelhas e as leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico...
Dica extra: após comer alimentos fonte de ferro evite o consumo de alimentos com cálcio (leites e derivados, doce de leite, chocolate...) prefira alimentos fontes de vitamina C (laranja, limão, morango, goiaba, kiwi)
Olá,
A vitamina C é essencial para a absorção de ferro não-heme (presente em alimentos vegetais) no organismo. Ela forma complexos com o ferro, aumentando sua biodisponibilidade. Para combater a anemia, uma dieta rica em ferro é crucial, incluindo fontes de ferro heme (encontrado em carnes) e não-heme (em vegetais, leguminosas e cereais fortificados). Alimentos como carne vermelha, frango, peixe, espinafre, lentilhas e feijão são boas opções. Frutas como morangos, kiwis e citros são ricas em vitamina C e podem ser combinadas com alimentos ricos em ferro para otimizar a absorção.
Te convidamos para uma consulta: Nutrição clínica funcional - R$ 400