Qual o tratamento mais indicado para depressao e insonia na gravidez ?

9 respostas
Qual o tratamento mais indicado para depressao e insonia na gravidez ?
Importante que se realize um acompanhamento médico de perto, contudo a terapia psicanalítica pode ajudar bastante.Buscar um psicanalista pode ser produtivo para lhe ajudar a repensar sobre a gravidez, momento muito complexo que a mulher vive, o qual lhe remete a quando ela foi um bebê, suas vivências como filha, relação com o pai da criança e uma série de pontos. A insônia parece ligada a uma insegurança em dormir e as coisas terem mudado quando acordar. O que poderia mudar? É comum mulheres viverem um luto durante a gravidez, afinal é difícil saber que irão gerar um filho, que o corpo muda, que este pequeno ser depende da sua mãe. Busque um psicanalista e cuide dessa angústia.

Olá, depressão é um problema que precisa de ajuda médica e psicológica , principalmente se tratando de gestação.
Veja com seu ginecologista essa questão de acompanhamento especializado.
Esse momento da vida é bem delicado , cuide disso. A insônia pode está potencializando a depressão , pois quem não consegue dormir bem, no outro dia fica estressado.
A Terapia tem muitos recursos para lhe ajudar!
Olá! A presença da depressão no curso da gravidez é relativamente comum.

Na gravidez a mulher passa por mudanças físicas e psicológicas que mudam a sua auto-imagem e a percepção do próprio papel no mundo: a grávida vive a pressão das diferentes expectativas em relação a sua vida, do como será a maternidade, assim como a respeito do próprio parto.

Grande parte das medicações psiquiátricas não são indicadas na gravidez. Assim, outros aspectos do tratamento devem ser privilegiados. A insônia pode ser cuidada com a adesão à uma carga leve de exercícios físicos (junto a um profissional especializado em gestantes). O acompanhamento com o seu obstetra e com outros profissionais (como uma doula) irá ajudá-la a compreender melhor esse processo.

A psicoterapia com um profissional de sua confiança é essencial para o cuidado da depressão. A expressão e reconhecimento do que é esse momento para você é importante para seu crescimento pessoal e para a sua maternidade. Fico a sua disposição.
A gravidez é um momento que pode surgir diversos conflitos, muitas vezes, pela maneira como a gestação está sendo vivida e o que está sendo despertado por ela, muitas vezes, pelas alterações hormonais. Independente do que seja, existe aí um conflito se apresentando... o "melhor" "remédio" para o conflito é a compreensão!
Procure um psicólogo!

Um grande abraço,
Fernanda
É importante você sinalizar seu ginecologista sobre o seu estado de humor, prevenindo assim a depressão pós-parto. Alguns medicamentos fitoterápicos ou o uso de sertralina, dentro de quantidade recomendada pelos médicos, são permitidos durante a gravidez. A sertralina só é vendida com receita médica, devido ser um medicamento controlado. Procure apoio de um psicólogo para lhe ajudar na autoregulação do humor e no manejo das frustrações. A gravidez é um período que envolve muitas mudanças, seja no corpo da mulher como no seu estado emocional. E é muito importante se cuidar.
O tratamento mais indicado é você começar a observar os próprios pensamentos. Você pode estar muito ansiosa, ser tomada por pensamentos que geram temores quanto ao parto e os cuidados com o bebê. E isso está prejudicando o seu bem estar durante a gestação. Comece a pensar positivamente. Imagine um parto maravilhoso, imagine a delícia em cuidar do bebezinho, a alegria que ele vai dar a vocês, e transmita essa paz e bem estar para si mesma e ao bebê.
Afinal, o inferno e o paraíso estão dentro de nossa mente!
Esse é o MELHOR tratamento!
Felicidades,
Um grande abraço,
Léa
Olá, a depressão na gravidez deverá ser acompanhada pelo médico obstetra, que acompanha a paciente durante toda a gravidez, o parto e no pós parto; pelo médico psiquiatra e pelo psicólogo. Este tratamento deverá ser avaliado pelos profissionais envolvidos em conjunto com a paciente e com a sua família, e as medidas serão tomadas de acordo com a gravidade de cada caso. É fundamental que o tratamento seja seguido a risca para alcancar o sucesso. É importante frisar que existe tratamento e pode ser bem sucedido! Boa sorte, conte conosco.
O tratamento medicamentoso aliado à psicoterapia é o que traz os melhores resultados, em alguns casos o tratamento com remédios não se faz necessário, só a psicoterapia dá conta. Como você está grávida seria interessante tentar primeiro passar com um psicólogo e tentar fazer apenas o tratamento psicoterápico, se o psicólogo em questão julgar necessário o mesmo poderá fazer um encaminhamento para o psiquiatra.
A gravidez é um momento diferenciado, já que em algum momento a mulher se sente melancólica, graças a quantidade de hormônio em circulação.
A depressão na gravidez é assunto sério, merece ser monitorado e tratado do jeito mais seguro possível para a saúde da mãe e para o desenvilvimento do bebê.
A depressão não é frescura de grávida, pode afetar a mãe no aspecto emocional quanto físico, além de algumas vezes apresentar variação de comportamento.O tratamento para a depressão em alguns casos, além da Psicoterapia é necessário também acompanhamento Psiquiátrico, para que o paciente seja medicado, porém em casos de menor gravidade somente a Psicoterapia basta.
Os sintomas podem ser:
Tristeza frequente,
Incapacidade de manter a concentração,
Ansiedade exagerada,
Irritabilidade,
Distúrbios do sono, cansaço,
Excesso ou falta de apetite, etc
Espero tenha lhe ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
.