Qualquer psiquiatra é capaz de diagnosticar o TDAH? Inclusive em crianças?

17 respostas
Qualquer psiquiatra é capaz de diagnosticar o TDAH? Inclusive em crianças?
Excelente pergunta!
Dar um diagnóstico ou um rótulo segundo os sintomas apresentados pelo paciente é muito razo, até para um profissional reconhecido!
Mesmo depois de diagnosticar, é preciso ter consciência que cada pessoa responde de forma diferente ao tratamento.
Portanto, mesmo se você recebeu esse diagnostico, não fique submissa a ele, não permita permanecer rotulado. Procure compreender o que leva você ao deficit de atenção e a hiperatividade, não lute contra sua natureza, encontre uma via útil e profutiva para você! E o seu jeito de se relacionar com o mundo e a vida!
Um abraço,
Léa

Olá!
Considero que qualquer bom médico especialista em doenças mentais, seja um psiquiatra ou neurologista fazendo uma boa anamnese será capaz de fazer um diagnóstico seguro. Só reforço o cuidado com diagnósticos equivocados principalmente de TDAH em crianças, pois existe uma tendência de diagnosticar criança levada e às vezes sem limites de TDAH. Quando a escola não consegue lidar, sugerem essa patologia. Avalie com cuidado!
Boa sorte!
Na verdade todo psiquiatra deveria ter competência técnica para dar qualquer tipo de diagnóstico porém, no caso do TDAH, seria mais prudente uma avaliação multidisciplinar, ou seja, que outros profissionais avaliassem esse indivíduo antes de que o diagnostico seja dado. Exemplo de profissionais e avaliações que auxiliam no diagnóstico médico: psicólogo, mais especificamente a avaliação neuropsicológica e, se criança, pediatra e fonoaudiólogo. Boa sorte!
Sim, o Psiquiatra e o neurologista pediátricos podem fazer o diagnóstico. Mas o quadro nem sempre é claro e necessita, às vezes, mais de uma avaliação do profissional. Ou seja, nem sempre fecha o diagnóstico ou descarta nas primeiras consultas. Espero ter ajudado.
Porque um psiquiatra??? Comece pela psicologia... pois de forma lúdica podemos entender a criança. Um bom psicólogo sempre indicará um bom psiquiatra ou neuropsiquiatra infantil.
Olá!! O Psiquiatra é apto a fechar um diagnóstico de TDAH, mas devido a complexidade do caso o mais recomendado é um diagnóstico por equipe multiprofissional como Psicólogo, Neuropsicologo, fonoaudiólogo, psicopedagogo.. Cada profissional irá avaliar o nível adequado de desenvolvimento e essas avaliações podem ser levadas ao Psiquiatra.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Olá
Ter um diagnóstico nas mãos acredito q possa ser um ponto de partida para direcionar o caminho a seguir no tratamento de qq pessoa. Aconselho levar o paciente em especialista da faixa etária de CD um.
Infelizmente a uma especificidade imensa e não é possível termos informação de tudo. Por isso, vá a um especialista.
Boa sorte!
É importante a criança ser avaliada por um psicólogo especialista em neuropsicologia. Os testes neuropsicologicos avaliam a atenção e funções executivas possibilitando reconhecer nestas tarefas se a criança tem mesmo déficits significativos. O Neuropsicologo geralmente faz 5 ou 7 encontros com a criança e família. O psiquiatra que não recomenda avaliação neuropsicológica pode errar o diagnóstico. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Olá, não é qualquer psiquiatra hoje que está capacitado para dar um diagnóstico, e diagnóstico complexo como o da TDAH, deve ser feito aos cuidados de uma equipe transdisciplicar..
Dar um diagnóstico é algo muito sério, que nos dias de hoje se tornou Banal. Todos que passam por uma "avaliação" saem com algum tipo de diagnostico ou transtorno, e normalmente estas "avaliações" são feitas por um profissional apenas.
Devemos ter cuidado com as pessoas, não tornar esta conduta banal e sair marcando/diagnosticando todo mundo como se faz com gado.
Qualquer psiquiatra é capaz sim, entretanto, na maioria das vezes é solicitada uma avaliação neuropsicológica para descartar outros transtornos que têm sintomas parecidos como o Transtorno do Espectro do Autismo, Transtorno de Ansiedade, Transtorno Bipolar e outros. Muitas vezes há ainda quadros comórbidos quando, além do transtorno principal, pode haver outros associados e a avaliação ajuda nesse esclarecimento.
É possível e de competência do profissional está avaliação. Porém também contribui ampliando os recursos avaliativos, realizar o psicodiagnóstico.
No caso de crianças, como estão em crescimento prefiro o diagnóstico reservado,
Com observação em períodos desta criança.
Olá. Um equipe multidisciplinar é indicada para dar um disgnóstico preciso e isso leva um certo tempo. Mesmo porque os sintomas são comuns inclusive a crianças sem o diagnóstico ou a outros transtornos psiquiátricos, levando em conta o processo de desenvolvimento individual de cada criança. Procure ajuda profissional! Abraços.
Ola! Um psiquiatra ou um psicólogo com ênfase em desenvolvimento poderá realizar esse diagnóstico! Abraço
Olá! Não necessariamente tenha que ser um psiquiatra a fazer o diagnóstico, um outro profissional da área de saúde também pode, como psicólogo, psiquiatra, neurologista, pediatra; pois pode-se ser feito um diagnóstico clínico.Com sintomas/ sinais de ; distração,impulsividade, hiperatividade, baixo rendimento escolar, desatenção, entre outros; são encontrados deficiências nas áreas cognitivas, de aprendizagem e comportamento. Coloco-me a disposição! Abç!
Diagnóstico é apenas o começo. Sim, TDAH e daí? O que causou, donde vem? Como e em que ocasiões se manifesta? o que tranquiliza? Como pode ser revertido?
Estas sim são pergunta importantes de serem consideradas, avaliadas e respondidas.
Várias hipóteses estão presentes: questões fisiológicas e até neurológicas fazem parte desta primeira avaliação. Se descartadas, ENTÃO COMEÇA-SE A PENSAR EM TRAUMA DE DESENVOLVIMENTO. ISTO TAMBÉM ACONTECE COM ADULTOS.
Como foi a infância desta pessoa? Que tipo de pressões sofreu - e talvez ainda sofra - para que precise ficar sempre alerta sem se descuidar do controle sobre seu ambiente? São tantos os estímulos que é impossível focar (ter atenção) a um só. E aí, então, começa o trabalho de um procedimento psicoterapêutico que permitirá responder a estas e a tantas outras perguntas, e a encontrar solução para a dificuldade apresentada.
Olá querida,
O psicopedagogo poderá fazer a avaliação. Durante essa avaliação serão aplicados testes que poderão ser detectados todas as dificuldades cognitivas, psicomotoras, TDAH, autismo, noção temporal, lateralidade, memória, enfim... após avaliá-lo o psicopedagogo irá orientá-lo, se for necessário, qual o profissional que vc deverá procurar, principalmente se for o caso de TDAH, autismo, etc para um médico neuropediatra, para o diagnóstico, pois apenas o médico poderá dar o diagnóstico. certo?
O psicopedagogo poderá também, orientar a família e a escola para melhor conduzir o que foi detectado durante a avaliação, além de encaminhar para outros profissionais, se for necessário, como: fonoaudiólogo, psicólogo, reforço escolar, etc.
Abraço e fique bem!
Recomendo avaliação com um psiquiatra. Em crianças e adolescentes, se possível, procurar avaliação com um pedopsiquiatra (psiquiatra da infância e adolescência).