Quando assisto filme muito violento , a noite quando vou dormir , ao fechar olhos começo ver as mesmas

13 respostas
Quando assisto filme muito violento , a noite quando vou dormir , ao fechar olhos começo ver as mesmas cenas do filme. Parece que fica impregnado meu cérebro. È normal isso?
É bastante normal. Os filmes são feitos para isto. A maioria das pessoas prefere se lembrar das cenas dos filmes de violência do que da próprias experiências negativas da infância. Procurar dominar os maus espíritos a través das imagens construidas deles, é a maneira que muitas culturas na história humana, se não todas, desenvoveram. O cinéma de violência é só uma destas maneiras diferentes. Outras são imaginações do diabo. Já as crianças gostam brincar de violentos.

Olá, existem muitas teorias para explicar e tentar interptetrar os sonhos. O sonho é a atividade mental que acontece durante o sono, nossos pensamentos, imagens e emoções seguem ativos quando dormimos. Por isso, é bastante comum sonharmos com restos diurnos, principalmente quando possui ligação com algo que nos impressionou e mudou nosso estado mental. Quando assistimos um filme muito violento nosso corpo libera hormônios que alteram nosso pensamento e sensações fisiológicas. Outro fator interessante dos estudos é que quando lembramos de nossos sonhos é porque não chegamos ao nosso sono mais profundo, novamente pode ser uma explicação para o sonho com restos diurnos, pois nosso cérebro ainda está processando a informação do dia e não relaxou o suficiente. Espero ter ajudado, abraços!
O que ocorre é que algumas pessoas são mais sensíveis , ou seja, mais sugestionáveis por alguns estímulos. Isso é fácil de ser remediado. Terapia seria uma das soluções para esses casos. Uma vez, trabalhei com EMDR com uma pessoa que quando assistia jornais violentos não conseguia dormir por medo de ser assaltado. O EMDR, que é uma terapia que dessensibiliza rapidamente situações de estresse diminuiu essa impressão. A pessoa continuou a assistir jornais, mas sem ficar impressionada. O EMDR, por ser uma terapia breve, foca na memória negativa ou no trauma que a provocou. EMDR significa dessensibilização e reprocessamento através dos movimentos oculares é uma terapia altamente recomendada pelos institutos americanos de saúde por ter alta resolutividade. Um abraço...
Nosso cérebro é alimentado por aquilo que vemos, lemos ou ouvimos. Esta é a forma que criamos o mundo, só existe o que conseguimos imaginar ou sentir. Somado ao terreno de nossas crenças, que seria o adubo que foram criadas nas nossas relações, iniciais, determinarão o que permanecerá ou não em nossa mente, que seletivamente detectará o que relevante ou não, dentro dos meus valores e crenças, antes citadas.
O legal é gerenciarmos o que conseguimos capturar, sem juízo de valor nesse momento, como reflexão e aprendizado para nossa vida. E a partir até mesmo de uma ficção, sempre tem possibilidade de uma experiência, mesmo que seja aprender o que não fazer ...

Abraços,

Maria Perpétuo
É normal no sentido que nossos sonhos são produto, entre outras coisas, daquilo que vivenciamos durante o dia. Caso seja uma experiência ruim, para você, lembrar se das cenas violentas dos filmes, sugiro que não os assista mais. Contudo, as cenas "violentas" que ficam impregnadas no seu "cérebro", podem ser um bom material para análise. Sucesso!
Sim, é normal vc sonhar ou ter uma imagem bastante forte desses filmes, principalmente se vc tiver uma sensibilidade maior para cenas de violência. Por vezes, algumas cenas nos chocam pela brutalidade e nos compadecemos dos seres humanos envolvidos nela, mesmo sendo um filme. Outras vezes, algumas cenas podem nos remeter a traumas do nosso passado.
Procure não assistir este tipo de filme logo antes de dormir, faça alguma outra atividade leve antes de ir para a cama, tente relaxar e se envolver com imagens positivas e calmas.
E, caso isso esteja te incomodando demasiadamente, procure um psicólogo para discutir com mais profundidade o assunto e aprender a desenvolver hábitos saudáveis de sono.
Abraços
Ola,

Isso é bem normal e comum.
Os sonhos são, em parte, construídos com fragmentos do dia.
Podem vir com fragmentos do filme, junto com algumas coisas que aconteceram de verdade. Em geral são meio confusos, não tem necessariamente uma ordem lógica.
Mas, por ter essa "mistura" do filme com coisas que realmente aconteceram, parecem familiares.
Outro ponto é que além de tudo isso, quando sonhamos o nosso cérebro entende os sonhos como algo real, por isso você sente medo, pode acordar com a respiração ofegante e outros sintomas de que alguma coisa ruim poderia ter acontecido.

Quando assistir um filme de terror, procure ler algum livro que goste antes de dormir, ver alguma serie de comédia ou alguma coisa sobre um assunto que te interesse. Isso vai ajudar a desfocar um pouco do filme e talvez ajude nos sonhos.
Sim, isso é bastante normal! E acontece também com imagens de outros filmes, comerciais e jornais.
A diferença é que filmes com muitas cenas violentas impactam nossos cérebro e ele tende a se defender, como se a violência estivesse acontecendo com você, pois o cérebro não distingue realidade e fantasia.

Minha sugestão, procure assistir coisas mais leves antes de dormir, deixe os filmes de ação para outro momento!
Informo que qualquer tipo de patologia deve ser previamente diagnosticada com precisão através de um enfoque clínico multidisciplinar (psicólogo e outras especialidades médicas). Inicialmente, posso sugerir um(a) psicólogo(a) de sua confiança para analisar a sua HISTÓRIA, PENSAMENTO e SENTIMENTO. O ser humano é essencialmente social e o sonho pode articular construções lúdicas de impacto emocional vivenciada no mundo real que convém análise.
Olá, é comum ficarmos impressionados com o que vemos, principalmente quando este fato nos chama a atenção. É adequado elaborarmos tal fato ate possamos digeri-lo e assim este fato esvanece dentro de nós. O que chama atenção e que pode precisar de alguma ajuda é quando este fato de certa forma invade demais o nosso emocional.
Sim, é normal, filmes violentos são feitos para impressionar, e cada pessoa recebe e trabalha mentalmente essas imagens de formas diferente, algumas pessoas são mais sensíveis que outras. O melhor neste caso, é que quando assistir um filme deste tipo, não dormir logo em seguida, tente ver imagens mais tranquilas e amorosas, ler um livro ou ouvir uma musica calma para sua mente desconectar das imagens violentas. Seu sono será mais tranquilo.
Seria interessante avaliar quais são as reações, sensações e emoções que você tem durante o filme, e durante o sono. Creio que este seria um importante meio de compreender melhor se são somente recordações das cenas assistidas, ou se há alguma mobilização de conteúdo inconsciente, talvez relacionado com eventos da sua própria vida que, até o momento, encontram-se encobertos por imagens mentais.
Sugiro levar o caso a um médico psiquiatra, o qual poderá fazer o encaminhamento a um psicanalista.
Desejo sucesso! Sempre às ordens.
Olá, sim isso é normal, nosso cérebro registra as imagens. Mas se isso está te incomodando e não deixa você dormir, procure não assistir este filmes a noite.