"Quantas sessões são necessárias para que haja uma mudança em se tratando de transtorno de ansie

14 respostas
"Quantas sessões são necessárias para que haja uma mudança em se tratando de transtorno de ansiedade?''
O processo de psicoterapia depende do paciente e do terapeuta, portanto a resposta dada aqui não é regra.

Compreendo que após realizada a avaliação psicológica e constatado transtorno de ansiedade, os efeitos de alívio da ansiedade iniciem após a aplicação e instrução das primeiras técnicas de relaxamento que seriam pela 2 ou 3 sessão.

A TCC é uma psicoterapia geralmente breve e focada , o sucesso dependerá da sua aderência e comprometimento , inicie o tratamento e converse com o profissional sobre essa sua preocupação do tempo do tratamento.

Att
A TCC é uma terapia mais breve por focar no objetivo do paciente. Entretanto, isto não determina o tempo de tratamento pois, irá depender da demanda de cada pessoa. Apesar de termos alguns protocolos que viabilizam a rapidez do tratamento, eles são adaptados à individualidade de cada um.
Estou a disposição...
Como a colega Ana Paula disse, cada pessoa tem seu tempo. Não existe "receita de bolo". Inclusive, se necessário, algumas vezes é recomendado o acompanhamento médico para que sejam receitados medicamentos apropriados. Tudo depende do grau de ansiedade, da natureza da pessoa, de quanto tempo se encontra ansiosa, transtornos relacionados, aderência ao tratamento, além e outras coisas... Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.
A resposta à Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) vai depender da natureza do seu quadro, da intensidade dos seus sintomas e da habilidade do terapeuta.
Pesquisas Clinicas se utilizando de TCC e a experiência prática de Psicoterapeutas considera uma média razoável de 16 a 20 sessões para uma melhora significativa da condição inicial a ser tratada.
Lembre-se de que a psicoterapia é, em muitos casos, a única terapêutica que pode melhorar determinados quadros. Sendo assim, investir em psicoterapia é o melhor a fazer.
Em terapia cognitivo comportamental seria entre 12 a 24 sessões como já respondido pela colega, outras abordagens colocam outras metas de tempo. Para tratar a ansiedade o mais importante não é quanto tempo leva e sim se está realmente sendo efetivo em sua vida ou não... algumas diferenças você vai sentindo desde o início do acompanhamento!
Isso varia de paciente para paciente. Depende de muitos fatores mas entre 12 à 24 sessões.
O tempo é relativo, pois depende muito de você para que a melhora aconteça. Você precisa estar aberta para mudanças, isso determinará seu tratamento. Abraços
Conforme dito anteriormente, o tempo do tratamento irá variar de pessoa para pessoa. O importante é que você esteja aberta para realizar mudanças na sua vida e que você tenha uma relação de muita confiança no trabalho da sua Terapeuta.
Olá
Apesar da Tcc ser uma abordagem mais objetiva e ter resultados positivos e de curto/médio prazo, é impossível precisar em quantas sessões será resolvido sua questão com a ansiedade, por conta de vários fatores.
Depende muito de como o paciente responde ao tratamento.
Mas sem dúvida com a Tcc terá um resultado positivo e tratamento não muito prolongado.
Boa sorte

ABS

Anelise Mira
Olá, eu trabalho com a abordagem cognitivo-comportamental e atendo pacientes que apresentam transtornos ansiedade. Ao ser questionada sobre a quantidade de sessões afirmo que não há um numero certo de atendimentos. Isso depende do progresso do paciente e de outras queixas que podem aparecer ao longo do processo terapêutico. Cada pessoa requer um tempo subjetivo para lidar com suas questões emocionais e que varia de pessoa para pessoa. Estipular um tempo pré determinado pode aumentar ainda mais a ansiedade, pois o paciente pode achar que tem de haver melhora em dado numero de atendimentos e se cobrar mais em relação a isso se tornando um ciclo vicioso. Pode ser prejudicial. Abraços!
A psicoterapia depende da adesão do paciente. Especialmente no que diz respeito em colocar as técnicas, aprendidas e realizar as tarefas de casa, com base na Terapia Comportamental Cognitiva (TCC). E em breve, irá perceber os resultados, basta acreditar.
Apesar de a TCC ser considerada uma psicoterapia breve, que pode variar em torno de 12 a 14 sessões, alguns pacientes requerem mais de dois anos de terapia para modificar crenças disfuncionais muito resistentes e alguns comportamentos que causam angústia. Não existe um prazo determinado para que o paciente apresente mudanças. Em verdade, as transformações acontecem paulatinamente, dependendo do grau de adesão à terapia por parte do paciente, da aliança terapêutica estabelecida entre terapeuta e paciente, bem como da severidade dos sintomas apresentados por esse último. Um abraço
Há mudança na primeira sessão. A aderência que vai depender muito do paciente. Quanto mais motivado e decidido para a mudança do seu padrão mental, mais rápido será a aderência dos novos pensamentos. É um exercício diário de alinhamento dos pensamentos com os seus desejos de mudança. Até que se torna um hábito. E quando lembrar de como era o seu passado, sentirá leveza e voltará para o presente com a sua nova forma melhorada de pensar. Beijinhos