"Quantas sessões são necessárias para que haja uma mudança em se tratando de transtorno de ansie
14 respostas
"Quantas sessões são necessárias para que haja uma mudança em se tratando de transtorno de ansiedade?''
Há mudança na primeira sessão. A aderência que vai depender muito do paciente. Quanto mais motivado e decidido para a mudança do seu padrão mental, mais rápido será a aderência dos novos pensamentos. É um exercício diário de alinhamento dos pensamentos com os seus desejos de mudança. Até que se torna um hábito. E quando lembrar de como era o seu passado, sentirá leveza e voltará para o presente com a sua nova forma melhorada de pensar. Beijinhos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A resposta à Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) vai depender da natureza do seu quadro, da intensidade dos seus sintomas e da habilidade do terapeuta.
Pesquisas Clinicas se utilizando de TCC e a experiência prática de Psicoterapeutas considera uma média razoável de 16 a 20 sessões para uma melhora significativa da condição inicial a ser tratada.
Lembre-se de que a psicoterapia é, em muitos casos, a única terapêutica que pode melhorar determinados quadros. Sendo assim, investir em psicoterapia é o melhor a fazer.

Olá
Apesar da Tcc ser uma abordagem mais objetiva e ter resultados positivos e de curto/médio prazo, é impossível precisar em quantas sessões será resolvido sua questão com a ansiedade, por conta de vários fatores.
Depende muito de como o paciente responde ao tratamento.
Mas sem dúvida com a Tcc terá um resultado positivo e tratamento não muito prolongado.
Boa sorte

ABS

Anelise Mira

O tempo é relativo, pois depende muito de você para que a melhora aconteça. Você precisa estar aberta para mudanças, isso determinará seu tratamento. Abraços

Em terapia cognitivo comportamental seria entre 12 a 24 sessões como já respondido pela colega, outras abordagens colocam outras metas de tempo. Para tratar a ansiedade o mais importante não é quanto tempo leva e sim se está realmente sendo efetivo em sua vida ou não... algumas diferenças você vai sentindo desde o início do acompanhamento!

A TCC é uma terapia mais breve por focar no objetivo do paciente. Entretanto, isto não determina o tempo de tratamento pois, irá depender da demanda de cada pessoa. Apesar de termos alguns protocolos que viabilizam a rapidez do tratamento, eles são adaptados à individualidade de cada um.
Estou a disposição...

Olá, eu trabalho com a abordagem cognitivo-comportamental e atendo pacientes que apresentam transtornos ansiedade. Ao ser questionada sobre a quantidade de sessões afirmo que não há um numero certo de atendimentos. Isso depende do progresso do paciente e de outras queixas que podem aparecer ao longo do processo terapêutico. Cada pessoa requer um tempo subjetivo para lidar com suas questões emocionais e que varia de pessoa para pessoa. Estipular um tempo pré determinado pode aumentar ainda mais a ansiedade, pois o paciente pode achar que tem de haver melhora em dado numero de atendimentos e se cobrar mais em relação a isso se tornando um ciclo vicioso. Pode ser prejudicial. Abraços!

O processo de psicoterapia depende do paciente e do terapeuta, portanto a resposta dada aqui não é regra.

Compreendo que após realizada a avaliação psicológica e constatado transtorno de ansiedade, os efeitos de alívio da ansiedade iniciem após a aplicação e instrução das primeiras técnicas de relaxamento que seriam pela 2 ou 3 sessão.

Como a colega Ana Paula disse, cada pessoa tem seu tempo. Não existe "receita de bolo". Inclusive, se necessário, algumas vezes é recomendado o acompanhamento médico para que sejam receitados medicamentos apropriados. Tudo depende do grau de ansiedade, da natureza da pessoa, de quanto tempo se encontra ansiosa, transtornos relacionados, aderência ao tratamento, além e outras coisas... Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.

Apesar de a TCC ser considerada uma psicoterapia breve, que pode variar em torno de 12 a 14 sessões, alguns pacientes requerem mais de dois anos de terapia para modificar crenças disfuncionais muito resistentes e alguns comportamentos que causam angústia. Não existe um prazo determinado para que o paciente apresente mudanças. Em verdade, as transformações acontecem paulatinamente, dependendo do grau de adesão à terapia por parte do paciente, da aliança terapêutica estabelecida entre terapeuta e paciente, bem como da severidade dos sintomas apresentados por esse último. Um abraço

Conforme dito anteriormente, o tempo do tratamento irá variar de pessoa para pessoa. O importante é que você esteja aberta para realizar mudanças na sua vida e que você tenha uma relação de muita confiança no trabalho da sua Terapeuta.

A psicoterapia depende da adesão do paciente. Especialmente no que diz respeito em colocar as técnicas, aprendidas e realizar as tarefas de casa, com base na Terapia Comportamental Cognitiva (TCC). E em breve, irá perceber os resultados, basta acreditar.

A TCC é uma psicoterapia geralmente breve e focada , o sucesso dependerá da sua aderência e comprometimento , inicie o tratamento e converse com o profissional sobre essa sua preocupação do tempo do tratamento.

Att

Isso varia de paciente para paciente. Depende de muitos fatores mas entre 12 à 24 sessões.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.