Quem tem TPD tem como vício a mutilação? É comum a mutilação nesse transtorno?

8 respostas
Quem tem TPD tem como vício a mutilação? É comum a mutilação nesse transtorno?
Não, essa não é uma característica comum da personalidade dependente. Geralmente as pessoas com esse diagnóstico apresento comportamento de não conseguirem tomarem decisões sozinhas, não conseguem ter responsabilidades, não conseguem ser assertivos ou discordar das outras pessoas, além de buscar intensamente o apoio e aceitação dos demais. Porém se mutilar ou auto lesionar não é característico desse diagnóstico. Esse comportamento pode ser mais visto nos Transtornos de personalidade borderline ou no Transtorno Bipolar. recomendo que, para um melhor diagnóstico, que a pessoa que está se mutilando seja avaliada por um psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
é Necessário o acompanhamento multidisciplinar com Psicólogo e Psiquiatra
A principal característica de pessoas com TPD é uma necessidade extrema de ser cuidado, que leva a um comportamento submisso.
A necessidade extrema do cuidado e atenção pode levar a um comportamento inadequado, podendo sim usar esses meios (da auto mutilação) para obter a atenção desejada.
O ideal é procurar ajuda profissional o mais breve possível.
Como o próprio nome diz, o portador desse adoecimento dependente é como se fosse uma criança, a diferença é que para o TPD, não existe a percepção de que etá sendo ajudado. Mas o comportamento de auto mutilação não pode ser descartado, uma vez que a depender do contexto familiar ele pode desenvolver outros comportamentos para chamar a atenção.
Não estamos falando de uma ciência exata em que entendemos que se o paciente se mutila é TPB e se não mutila é TPD. Cada transtorno tem suas características de funcionamento, então o que precisa ser avaliado é a função que o comportamento de auto-mutilação exerce no contexto e funcionamento do paciente. Com os comportamentos dependentes a mesma coisa.
Independente do diagnóstico, se estão ocorrendo episódios de auto-mutilação e percebe-se características de dependência existe um sofrimento intenso que necessita de cuidados.
Sugiro que se procure um profissional para em psicoterapia tomar consciência desses funcionamentos que alimentam o sofrimento, libertar-se deles e poder ir em busca de uma vida que vale a pena ser vivida.
O TPD( transtorno de personalidade dependente) é caracterizado por uma necessidade generalizada e excessiva de ser cuidado, levando o individuo a submissão e comportamentos viscosos, tendendo a perda de autonomia em seus interesses.Enquanto que automutilação é um comportamento comum em TPB, (transtorno de personalidade boderline).Sugiro uma avaliação com psicólogo ou psiquiatra para uma melhor averiguação do quadro, já que não se pode descartar a hipótese sem compreender o contexto da problemática.
Olá, boa noite ... respondendo a sua pergunta, o transtorno de personalidade dependente, apresenta comportamentos disfuncionais sobre a sua realidade, porém, automutilação tem que ser analisado para ver se não pode ser um outro transtorno ou comorbidade; também é submisso em relação a outras pessoas, perdendo autonomia. É necessário ensinar algumas técnicas, para realizar um repertório apropriado de pensamentos funcionais e assim, influenciando de forma funcional nos seus comportamentos. Abraço!
Olá...
Os transtornos tem suas características mais fortes, e o comportamento de auto mutilação não é tão forte no transtorno de personalidade dependente, mas isto não significa que este individuo não tenha tal pratica.
O nome do transtorno, já é auto explicativo, estamos falando de um sujeito dependente, e que este estado de submissão provoca extremo sofrimento, surgindo então uma possivél mutilação.
Sobre tudo, este diagnóstico só é possivél em consulta.
Considero relevante uma avaliação com o médico psiquiatra e acompanhamento com um psicólogo.
Abraços!

Especialistas

Claudia Francielli Anjos de Oliveira

Claudia Francielli Anjos de Oliveira

Psicólogo

Engenheiro Coelho

Ana Claudia V Ramos

Ana Claudia V Ramos

Psicólogo

Maringá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Transtorno da personalidade dependente
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.