Queria saber se pessoas que têm toc podem gerar a compulsão de falar sozinho como forma de alívio? E

4 respostas
Queria saber se pessoas que têm toc podem gerar a compulsão de falar sozinho como forma de alívio? E como devemos lidar com o toc religiosos?
Pode ter este tipo de comportamento, se for um ritual e servir para tirar pensamentos negativos. Você deve procurar um psiquiatra experiente com TOC. Pode haver tratamento medicamentoso e/ou com terapia comportamental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Cada paciente lida com seus sintomas de TOC de forma diferente e falar sozinho pode servir de alívio, no entanto tal alívio não se refere a um tratamento de fato do problema. O ideal é que o transtorno seja acompanhado uma equipe multidisciplinar (psiquiatra e psicólogo).
Os estudos mais avançados da Psicologia mostram que é possível reverter quadros de padecimentos nominados por TOC onde pacientes em processo de tensão e ansiedade acabam tendo a necessidade de repetir ações como fechar uma porta, refazer um caminho, etc. Nesse processo de tensão várias compulsões podem ser desenvolvidas, como por falar sozinho, mas isso precisaria ser verificado singularmente no caso.

Na base dos casos de TOC encontramos sempre um medo grande gerado por algum fator e é esse medo que leva a pessoa a repetir gestos como alguma forma de proteger-se do que ela teme.

É possível ultrapassar essa condição através de um processo psicoterapêutico onde a verificação da situação atual de padecimentos do paciente nos permite identificar quais os elementos constitucionais da personalidade geraram essa "mania" de repetição e a localização frente a esses elementos permitirá que o paciente distinga entre as situações presentes e passadas, possibilitando-o fazer um outro caminho que resultará em sua rearticulação no mundo, com os outros, as coisas, seja em seu trabalho, estudo, relações familiares só que agora num processo de oscilação emocional de acordo com o contexto, e assim repetir ações perderá a função.

Olá, importante fazer uma avaliação para saber se é TOC ou outro transtorno, se a avaliação for feita com psicólogo que este entenda de transtornos ansiosos. Espero ter ajudado.

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 262 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.