quero ajudar uma amiga com esse problema, mas não sei escolher bem as palavras, vcs podem me ajudar?
4
respostas
quero ajudar uma amiga com esse problema, mas não sei escolher bem as palavras, vcs podem me ajudar? ela tbm sofre de anorexia e automutilação.
Olá, em primeiro lugar é fundamental ter um diagnóstico adequado. O transtorno bipolar é um diagnóstico difícil de ser fechado, pois ele faz parte dos transtornos de humor e mutas vezes pode se confundir com outros transtornos similares. Para isso é necessário passar uma avaliação bem detalhada. Com relação à anorexia e automutilação é necessário verificar se é uma comorbidade (transtornos que acontecem simultaneamente a um transtorno primário) ou faz parte da sintomatologia apresentada, assim como ter certeza qual é o diagnóstico principal.
Você pergunta sobre como a ajudar, é fundamental que a vida, com suas regras, alegria, limitações e consequências se mantenha constante. Sua amiga precisa perceber que as pessoas ao redor dela, não cedem às pressões emocionais que podem surgir nos momentos de crises, e que também não a abandonam e nem a vêem como uma doente. Quando em mania, procure deixar claro os limites e cuidado para que ela não faça nada que ponha em risco a vida de ninguém.
Você pergunta sobre como a ajudar, é fundamental que a vida, com suas regras, alegria, limitações e consequências se mantenha constante. Sua amiga precisa perceber que as pessoas ao redor dela, não cedem às pressões emocionais que podem surgir nos momentos de crises, e que também não a abandonam e nem a vêem como uma doente. Quando em mania, procure deixar claro os limites e cuidado para que ela não faça nada que ponha em risco a vida de ninguém.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Há duas maneiras de ajudar sua amiga, a primeira delas é apenas acolhendo o que ela sente e tentando nunca julgar o que ela faz, pois pelo que você disse ela está em um momento complicado, onde deve estar se sentindo bastante fragilizada, mesmo que nem sempre admita isto. Tente ao máximo entender o que ela faz, sem jamais reprimi-la e sim dando somente seu apoio - físico ou emocional. A segunda forma de ajudá-la é conversando com ela para que procure um profissional, se possível acompanhe-na até a porta da consulta (com psicólogo, psiquiatra ou médico clínico, que fará os devidos encaminhamentos), pois ela parece precisar muito de ajuda, seu apoio vai ser muito importante nessa hora, mas um profissional aí, presente com vocês, poderá ajudar na busca do melhor caminho; inclusive, se ela permitir que converse com o profissional, penso que poderá ser ainda mais benéfico no futuro tratamento dela.
Com certeza, sua amiga necessita de avaliação feita por um Psicologo, um Psiquiatra e por um clinico ou endocrino. Com certeza, o afeto é muito importante para uma tentativa de convencimrnto ao tratamento. SE voce estiver convencida dessa necessidade não faltarão palavras firmes que a ajudarão a te ouvir, e assim voce tera mais chance de convence-la ``a tratar-se.
O mais importante é acolher com empatia, sem julgamentos, e incentivar sua amiga a buscar ajuda com psiquiatra e psicólogo. Com tratamento, é possível estabilizar o humor e se recuperar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber mais sobre a bipolaridade E como que é uma pessoa que sofre de bipolaridade e estresse excessiva eu acho que o meu esposo tem esse problema de estresse generalizado porque ele ficou dois meses sem tomar paroxetina e mudou de personalidade de uma hora para outra um dia ele tá bem no…
- Criança 3 anos ,médica passou aripripazol 0,25 é normal ter agitação?Qual o tempo para se adaptar a medicação?
- É verdade que quem é diagnosticado com transtorno bipolar ou transtorno Esquizoafetivo não pode tomar antidepressivos?
- Bipolaridade com ausência de fase "maniaca" pode ocorrer? Se sim, como fazer o diagnostico diferencial?
- Olá! Qual a diferença entre os diagnósticos de transtorno bipolar tipo 2 e depressão bipolar?
- O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) afeta sua capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo?
- Meu marido está fazendo tratamento com lítio e razapina,mais agora e ficou mais calado que nunca está bem apático estou preocupada,ela não fala comigo. É normal?
- Olá. Desde a minha infância tinha a forte convicção que minha mãe sofre de algum transtorno de humor ou de personalidade. Sou casada com um bipolar tipo 1 e a semelhança comportamental é assustadora. Porém no caso da minha mãe a ciclagem do humor sempre foi muito rápida, chegando até mesmo a ser diária.…
- Olá. Tomo topiramato 50mg para compulsão alimentar e meu psiquiatra passou lamotrigina para regulação emocional por causa do TDAH. Há problema tomar os dois juntos? Obrigada.
- Um diagnóstico de Transtorno do espectro autista (TEA) pode ser, na verdade, Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.