Se eu parar de tomar o cobavital, corro o risco de emagrecer?

8 respostas
Se eu parar de tomar o cobavital, corro o risco de emagrecer?
Olá! O Cobavital tem suas duas principais funções aliadas a 2 substâncias: Cobalamina (vitamina B12) que ajuda a aumentar o apetite e tmb pode ajudar na síntese proteica, e a ciproeptadina um anti-histamínico e anestésico usado muitas vezes para amenizar/disfarçar distúrbios gástricos e no tratamento de rinite alérgica. O tratamento com Cobavital não deve durar mais de 6 meses. Eu como nutricionista esportivo não vejo motivos para usar fora de temporada! Comer certo é mais importante que comer muito para o ganho de massa muscular e harmonização corporal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Aline Costa Da Silva
Nutricionista
Rio de Janeiro
Para você não correr o risco de emagrecer, é fundamental ajustar sua alimentação, consumindo as calorias necessárias diariamente e o principal: as refeições precisam ser qualitativa/ saudáveis. Esse medicamento ajuda, mas tem prazo para sua utilização.
Olá!
O suplemento vitamínico referido é base de vitamina B12. As vitaminas do complexo B tem por característica o aumento do apetite, o que pode estar fazendo você ganhar peso/massa magra e manter esta evolução. No entanto, como os colegas já citaram, para aumento da performance é necessário avaliar seu treino, gasto energético, consumo alimentar e duração do sono. Equilibrando os 4 fatores sim, pode-se manter seu desenvolvimento. Nenhum suplemento por si só é capaz de fazer hipertrofia sozinho. Precisamos adequar estes fatores para o sucesso do seu objetivo. Espero ter te ajudado! Bjs da nutri @dehgaribanutri
 Aline Lima
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá! O Cobavital é um medicamento que contém ciproeptadina, um anti-histamínico com propriedades antissépticas, que também é conhecido por estimular o apetite. Sua principal indicação é para o tratamento da falta de apetite e da perda de peso involuntária. Se você parar de tomar Cobavital, é possível que sua capacidade de sentir fome e, consequentemente, seu apetite possam retornar aos níveis anteriores. Se a razão para tomar o medicamento foi a falta de apetite e você está parando por recomendação médica, é importante discutir isso com seu médico antes de interromper o uso. Vale ressaltar que a perda de peso ou ganho de peso envolve diversos fatores, incluindo dieta, atividade física, saúde geral, metabolismo e outros. Abraços!
Olá. Se você parar de tomar Cobavital, há a possibilidade de que o apetite diminua, já que um dos efeitos do medicamento é justamente estimular o apetite. Caso você tenha utilizado o Cobavital para ganho de peso e seu corpo tenha se adaptado ao medicamento, a redução de apetite pode levar a uma ingestão calórica menor, o que pode resultar em perda de peso.

Para manter os resultados obtidos com o Cobavital, o ideal é estabelecer uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e com calorias adequadas às suas necessidades diárias. Além disso, consultar um profissional de saúde pode ajudar a planejar uma transição gradual, evitando a perda de peso abrupta e promovendo hábitos alimentares sustentáveis. Espero ter ajudado.
Se você parar de tomar, pode ser que seu apetite diminua um pouco, e, se isso levar a uma redução na ingestão de calorias, o peso pode diminuir. Porém, o emagrecimento não acontece simplesmente pela interrupção do Cobavital, mas sim por mudanças no seu consumo alimentar e rotina.

O ideal é sempre focar em estratégias sustentáveis para manter um peso saudável, sem depender de medicamentos para regular o apetite. Se tiver dúvidas sobre a sua alimentação e objetivos, vale a pena buscar orientação de um bom profissional.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
Quando a pessoa para de tomar o Cobavital, o apetite tende a voltar ao que era antes. Se a alimentação continuar adequada, normalmente não há perda de peso.
Mas, se o remédio estava ajudando a comer mais e o consumo calórico cai de novo, pode sim haver emagrecimento — não por “efeito rebote”, e sim por falta de calorias suficientes.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 279 perguntas sobre Cobavital
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.