Se eu saio de casa e esqueço a carteira... ai volto pra pegar.. As vezes pode acontecer. Mas quantas

31 respostas
Se eu saio de casa e esqueço a carteira... ai volto pra pegar.. As vezes pode acontecer. Mas quantas x teria que acontecer de esquecer as coisas pra se encaixar em TDAH ? Também por ex.. se ao invés de colocar um objeto na primeira gaveta sendo que o correto seria na segunda gaveta. Quantas vezes teria que cometer o Erro pra ser considerado TDAH ?

Pode se existir ansiedade sem TDAH ? Pois vi que ansiedade também atrapalha em tudo, até na concentração.
Para um diagnóstico de TDAH é necessário uma avaliação mais detalhada, no caso, uma avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico. Através de testes, questionários, entrevistas, escalas, observação clinica será possível avaliar suas funções cognitivas como linguagem oral e escrita, memória, atenção, processamento visual, coordenação motora, funções executivas (flexibilidade e inibição de escolhas, tomada de decisão), atenção, etc, além do comportamento e personalidade. A memória é uma das primeiras queixas que chegam no consultório porque parece ser a mais perceptível; temos que ver quais fatores estressantes e emocionais podem estar afetando seu desempenho, isso também é possível com a avaliação. Em relação a Ansiedade, sugiro, de imediato, que procure um psicólogo ou psicanalista para poder cuidar do seu emocional; em seguida procure um Neurologista para que ele solicite a avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico, a qual será realizada por um Neuropsicólogo. Cuide-se! Um abraço.

Olá. A ansiedade também está na base da TDAH. Antes de uma avaliação neurológica, verifique seu estilo de vida, a sorte.se seus compromissos não estão muito próximos um do outro de modo que você está sempre pensando no momento seguinte. Ficar fora do instante presente faz com que esqueçamos coisas, pessoas, compromissos. Respire e organize a vida de forma mais tranquila. Se persistir, vá em busca de respostas a um possível transtorno. Boa sorte.
Boa tarde, antes de fazer um diagnóstico deve ser realizado uma análise das circunstâncias da sua vida. O estresse é um fator gerador de descuidos e esquecimento, outros motivos que geram esses comportamentos são a preocupação, distúrbios de sono (poucas horas de descanso) e a idade. Esses fatores devem ser considerados antes de diagnosticar. É muito fácil colocar um rotulo e medicar sofrimentos que nem sempre são de origem neurológicos ou cognitivos. Um exame neurológico também pode ser revelador caso você perceba que não existe nenhum evento externo que te pressione. Se a ansiedade é constante o evento desencadeante é psíquico. O tratamento psicológico pode minimizar muito esses sintomas. Espero te ajudar, estou à disposição, caso necessite.
Olá! A ansiedade também pode agravar estes quadros, porém indicaria você fazer uma avaliação psicológica para saber se pode ser TDAH mesmo. Você deve avaliar se está passando por um forte estresse na vida, porque isso facilita para ocorrerem esquecimentos. O tratamento psicológico pode lhe auxiliar. espero ter ajudado! Abraços
Olá, importante que busque ajuda profissional para investigar esses esquecimentos. Indico um neuro ou um neuropsicólogo para fazer as devidas avaliações e exames. A falta de memória pode estar associada a algum transtorno psicológico ou não. Espero ter lhe ajudado.
Para fazer uma avaliação adequada para levantar reais hipóteses diagnósticas recomendo procurar um Neuropsicólogo, assim ele pode fazer uma avaliação e lhe encaminhar para os tratamentos necessários.
Olá! Sim, a ansiedade pode prejudicar diversas funções cognitivas como a atenção, concentração, foco e memória. Porém, hábitos, estilo de vida podem influenciar também nos sintomas apresentados, como o estresse, por exemplo. É importante que você avalie como anda sua rotina, sua saúde mental e relacionamentos. Em relação a existir ansiedade sem TDAH, sim é possível, inclusive são dois quadros bastante distintos. Contudo, quem tem um diagnóstico de TDAH apresenta muitas características e comportamentos ansiosos. Existem graus e subtipos de ansiedade e TDAH também. O ideal é que você procure um profissional especializado e habilitado para realizar uma avaliação minuciosa para averiguar a possibilidade de um diagnóstico. O profissional ideal para realizar esta avaliação é um neuropsicólogo que irá realizar a avaliação neuropsicológica, investigando se há possíveis déficits cognitivos e habilidades em potencial/ preservadas. Após a avaliação ele irá encaminhar para os tratamentos adequados e necessários. Mas seria importante você ser acompanhado (a) também por um psicólogo que irá auxiliar com as queixas apresentadas e o neurologista e/ ou psiquiatra para fechar um possível diagnóstico. Espero ter ajudado!
O diagnóstico do tah,deve ser feita uma boa anamnese , aplicar os questionários pertinentes ao quadro e acima de tudo conhecer o histórico do paciente .Não é possível enquadrar somente nesses critérios. Estou a disposição.
Olá. Apenas um profissional como um psicólogo ou psiquiatra poderá fazer um diagnóstico preciso. Sintomas isolados podem ser tantas coisas, como podem não ser. Atenciosamente
O diagnostico ê dimensional, precisamos avaliar vários sintomas e em diferentes situações. Os sintomas também precisam estar presentes desde a infância. Consulte um especialista
Olá meu (minha ) amiga (o)!
Cada um de nós é sua experiências. Ninguém é iguala outra pessoa. É importante ter consciência da sua singularidade. Recomendo o tratamento com o psicólogo (psicoterapia ) para que você tenha total domínio dos seus pensamentos, emoções e comportamentos. Isso é possível!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Primeiramente você precisa passar por um psicólogo especialista em testagem psicológica para verificar se há indícios de TDAH. O único profissional que pode lhe dar um diagnóstico concreto é o médico psiquiatra e o neurologista. No meu consultório disponho do teste ETDAH, nele é testada a desatenção, impulsividade, os aspectos emocionais, autorregulação da atenção, ação e motivação e a hiperatividade. É um teste bem completo. Sugiro que você procure um bom profissional para ajuda-lo.

Um abraço
Olá! Provavelmente esse tipo de esquecimento a que você se refere diz respeito a alguma alteração da atenção sim. A nossa capacidade de atenção pode ser alterada em inúmeras circunstâncias, tais como estresse, ansiedade, depressão, TDAH, alterações orgânicas, dentre outras. Para identificar o que realmente está interferindo em seu cotidiano seria necessário realizar uma avaliação clínica mais detalhada. É possível ter um ou outro esquecimento cotidiano sem que isso traga um prejuízo funcional, entretanto, se esses eventos estão lhe trazendo preocupações e estão incomodando você em suas atividades diárias, sugiro que busque um atendimento psicológico, de preferência com profissional habilitado em neuropsicologia. Assim, o profissional vai poder investigar maiores detalhes da sua queixa e verificar se há necessidade de avaliação formal da atenção. Somente assim será possível ter maior clareza se de fato se trata de TDAH ou não.
olá, não tem como dar um diagnóstico dessa forma, o correto é procurar uma avaliação, pode ser apenas que você esteja cansada ou que sua rotina tenha mudado e você ainda não tenha se adaptado, pode ser tantos tipos de ansiedade como pode não ser, pode ser TDAH tb. O ideal é passar por um psicólogo ou psiquiatra para um diagnóstico mais preciso e a partir de então um tratamento para melhoria da qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade
Olá! Pelo o que percebi em seu relato, há uma preocupação maior em identificar qual seria o diagnóstico diante destas situações pelas quais você está passando, e isso talvez seja algo a ser refletido.

A ansiedade, na perspectiva da abordagem na qual trabalho, nos mostra que há uma desconexão entre o sentir, o pensar e o agir, e vários fatores podem ocasionar essa desconexão, como por exemplo, experiências que ficaram registradas em sua memória corporal durante algum momento de sua história e que não foram bem elaboradas. Essas memórias podem se fazer presentes em seu aqui e agora, talvez por você estar passando por alguma situação similar, que a ative, ainda que de forma inconsciente.

Nesses momentos é importante se aquietar, tentar se situar em sua realidade, acolher-se. O descompasso entre o que a pessoa planeja fazer (geralmente) é muito maior do que o próprio corpo consegue executar, e essas situações são como alertas para diminuir o ritmo e voltar a atenção mais para o corpo, e ir voltando conforme ele (você) se sinta confortável.

Também de acordo com o que os colegas contribuíram, é importante uma avaliação médica para melhor compreensão dos sintomas.

Espero ter ajudado de alguma forma, e se sentir que posso contribuir em sua jornada como psicoterapeuta, estou à disposição.

Abraços!
Olá, para se fechar um diagnóstico é necessário uma avaliação mais ampla para que se compreenda esses comportamentos que você citou. A ansiedade pode sim fazer com que alguém esqueça algo ou troque alguma coisa de lugar, entretanto, é importante avaliar os momentos que isso acontece, por exemplo, se estava concentrado no celular ou pensando em outras coisas.
De toda maneira, uma neuropsicóloga poderá fazer uma avaliação acerca do diagnóstico, mas caso você esteja incomodado somente com os sintomas citados seria interessante procurar uma psicóloga e a psicoterapia. Tenho certeza que caso seja necessário um diagnóstico e uso de medicação a profissional poderá te encaminhar.
Olá! Não é através de um número específico de "esquecimentos" que será possível confirmar ou descartar um diagnóstico de TDAH. Para confirmar ou descartar esse transtorno, é necessária uma avaliação mais detalhada e global do paciente. Esse tipo de "esquecimento" pode estar acontecendo por diferentes motivos, podendo ser sintoma de algum transtorno ou não. Recomendo buscar uma avaliação profissional. Sobre existir Ansiedade sem TDAH, é sim possível que isso ocorra, pois são dois Transtornos diferentes e que podem existir isoladamente sem necessariamente haver a presença do outro. Espero ter ajudado. Abraços!
Olá o simples fato de esquecer coisas não significa que você tem TDAH. Em primeiro lugar oTDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento e tem que estar presente desde a infância. É neurológico e esta relacionado há um hipo funcionamento do lobo frontal, que pode ser por baixa de dopamina ou desenvolvimento. Ocorre um padrão de desatenção, dificuldade de sustentar a atenção ao longo do tempo (atenção sustentada). Dificuldade em inibir estímulos concorrentes e irrelevantes para a execução de uma tarefa, dificultando o foco atencional (se distrai com estimulos internos ou externos). Além do padrão atencional pode apresentar um padrão de impulsividade e hiperatividade além de dificuldades em funções executivas (como fazer as coisas de modo economico e eficaz). Muitas vezes a memória operacional está prejudicada (dificuldade em manter uma informação por um curto período de tempo para executar uma tarefa), Lembrar um recado, fazer contas de cabeça... dificuldades de priorização (saber o que é mais importante); dificuldades de planejamento; dificuldade em iniciar e em terminar tarefas; dificuldade em administrar o tempo, problemas de organização, excesso de procrastinação; dificuldade em refrear impulsos a fim de fazer o que é esperado; além disso pode apresentar dificuldades na regulação emocional. Nem todo TDAH apresenta todos os sintomas, tem o tipo predominantemente desatento, o tipo mais desexecutivo (impulsivo/hiperativo e o misto com os dois padrões. A memória no TDAH é prejudicada pelo déficit atencional e de funçoes executivas, mas nao existe um prejuizo da memória pura. É importante passar por uma avaliação neuropsicologica completa, pois inumeras patologias podem estar relacionadas a esses esquecimentos que vc cita. Abraço.
Olá!
O esquecimento é apenas um dos "sintomas" clássicos do TDAH, é necessário uma avaliação por um profissional (médico ou psicólogo devidamente capacitado) para este diagnóstico.
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento e para ser diagnosticado como tal você deveria apresentar os sintomas do quadro antes dos 12 anos de idade. Não existe um número específico de vezes que uma pessoa precise esquecer algo para ser considerado TDAH. Características comuns ao TDAH incluem: impulsividade, dificuldade de planejamento e imediatismo, sendo importante você avaliar se sempre apresentou estas características ou não. Ter um problema momentâneo ou episódico de atenção não significa que seja TDAH. Finalmente, conforme os demais colegas informaram, para obter um diagnóstico mais preciso, você deve buscar os serviços de neuropsicólogos, psicólogos, neurologista, etc.
Olá!
O autodiagnóstico é um dos males do nosso tempo! Parece a necessidade de se inscrever em algum lugar de reconhecimento e pode gerar uma justificativa para as situações que não conseguimos gerenciar, sendo apenas uma forma de aliviar nossas angústias.
Se você quer saber o que se passa contigo, busque um profissional sério na área de neurologia ou neuropsicologia para que descarte outras possibilidades além do TDAH para ter um encaminhamento a uma terapêutica adequada.
Mas deixo uma questão: o que fazemos com aquilo que nos acomete?
Sugiro marcar uma Avaliação com profissional experiente - Neuropsicólogo.
Oi! Não necessariamente por que você faz um comportamento ele se caracteriza como um transtorno. Como essas ações afetam sua vida? Há quanto tempo esse comportamento está lhe influenciando ? Quando ela o aparece ? Sobre a ansiedade a mesma coisa, quando ela aparece? Quando ela começou em sua vida ?
Olá! Bom, vou tentar simplificar: um diagnóstico não pode ser feito com base em um sintoma isolado, pois há sintomas que são comuns a muitos problemas. É preciso entender o contexto todo para avaliar com precisão. Pode ser um problema situacional como pode ser algo que precise de intervenção. Sugiro que busques um psicólogo para realizar uma avaliação. Fico à disposição! Um abraço, Psicóloga Natália K.
Olá, boa tarde!
Para que você receba um diagnóstico de TDAH, é necessário passar por um especialista, que no caso, é o Neuropsicólogo ou Psiquiatra, onde ele irá avaliar o seu caso, e ver se os seus sintomas se encaixam no diagnóstico.
Em relação à ansiedade, ela é um transtorno isolado, ou seja, um outro diagnóstico, podendo, sim, existir sem o TDAH. Porém, sintomas de ansiedade são, também, muito comuns no TDAH, podendo, também, agravar os seus sintomas.
Espero ter ajudado, mas indico fortemente, se isso está te prejudicando, que busque auxílio profissional.
Estou à disposição!
Um dos principais fatores indicativos no TDAH, levando em consideração que é um Transtorno de Neurodesenvolvimento, é ele ter estado presente desde a infância. Ou seja, possui uma alta herdabilidade: fatores genéticos favorecem que eles ocorram. Se você está percebendo que esses esquecimentos estão aparecendo só agora, verifique o acúmulo de tarefas, stress, sono e alimentação. Para informações adicionais, sugiro procurar profissional de saúde mental a fim de averiguar sintomas de Burnout, ansiedade, depressão...
Não há um transtorno que não influencie nas funções executivas superiores da gente, sobretudo a atenção.
Estimo melhoras e que você possa descobrir o que está acontecendo para poder ter uma melhor qualidade de vida :)
Sua observação sobre ansiedade está muito correta. É um fato a se considerar. Mas, sobre o esquecimento, as pessoas costumam se cobrar muito para lembrar de tudo. Não somos máquinas com HDS que salvam tudo. Logo, use recursos como bilhetes, lembretes no celular, etc. A distração pode também vir de alguma preocupação que esteja causando estresse ou tristeza.
O TDAH não pode ser diagnosticado com base apenas em um número específico de vezes que alguém esquece as coisas ou comete erros. O diagnóstico do TDAH é baseado em uma avaliação clínica abrangente realizada por um profissional de saúde qualificado, como um psicólogo ou médico psiquiatra. Alguns indivíduos com TDAH podem ter dificuldades significativas com desatenção e organização, enquanto outros podem apresentar mais sintomas de hiperatividade e impulsividade. O diagnóstico adequado deve levar em consideração a presença,a persistência, e o tanto que esses sintomas afetam a vida do individuo ao longo do tempo. Em relação à ansiedade, é possível ter ansiedade sem necessariamente ter TDAH. A ansiedade é uma condição separada e pode afetar a concentração e o funcionamento em geral.
Bom dia! Recomendo procurar um especialista na área para lhe auxiliar nesse momento. Procure um Neuropsicólogo na sua região, ele poderá lhe ajudar da melhor forma. Um abraço!
Olá. Não é a quantidade de vezes que alguém faz algo que determina se ela tem TDAH ou não, a avaliação é multifatorial. É possível existir ansiedade sem TDAH. Abraço.
Por que você deseja receber um diagnóstico?