Sempre enfrentei a dislexia sem nem saber. Quando era criança a fonoaudióloga disse que quando eu crescesse

21 respostas
Sempre enfrentei a dislexia sem nem saber. Quando era criança a fonoaudióloga disse que quando eu crescesse iria melhorar,não diagnosticou nada. Hoje com 30 anos a dislexia piorou, fico nervosa quando concentro e não consigo bom resultado.Preciso tratar. Qual especialista devo ir?
Sugiro procura de médico psiquiatra para avaliação diagnóstica e concomitantemente psicólogo Especialista em Psicopatologia, pois através do conhecimento deste profissional Especialista em saúde mental aliado a abordagem da terapia cognitivo-comportamental pode colaborar para que você identifique e alcance melhor desempenho na atenção e concentração, sendo no momento apresentado no seu texto como sua queixa principal. Espero ter colaborado na sua decisão de buscar melhor caminho, e estimo melhoras!

Você pode aprender a lidar com essa dificuldade, quanto mais conhecer da suas dificuldades mais fácil será para encontrar caminhos que lhe tragam segurança. Procure um profissional qualificado e inicie tratamento.
Att
Mariana Harumi
Olá! Quem lhe deu o diagnóstico de dislexia? Este Profissional poderia lhe encaminhar ou até mesmo tratar. Seria um Profissional que trabalha Reabilitação cognitiva e neuropsicologia..
Acredito que agora seria interessante avaliar os porquês desta piora, e sendo assim um Psicólogo seria o indicado.
Pelo seu breve relato observei que você foi à uma fonoaudióloga que não tratava dislexia. Se você foi diagnosticada como sendo portadora de dislexia, gostaria de esclarecer que a equipe para avaliação na época deveria ser: neurologista, fonoaudiologia e psicologia. O diagnóstico diferencial feito por esses profissionais quando você era criança e o tratamento com fonoaudiologia e psicologia seria o mais indicado. Atualmente existem profissionais da área de neuropsicologia que fecham o diagnóstico junto à fonoaudiologia. Eu sugiro que você procure esses profissionais e um neurologista. Quanto ao tratamento após fechamento das avaliações indico iniciar imediatamente acompanhamento com um fonoaudiólogo e psicólogo que tenham conhecimento para tratar seu caso.
Att: Carmen C.Gonçalves (fonoaudióloga)
Olá. Percebo, através do seu relato, que você está muito angustiada. Porém não ficou claro para mim como você foi diagnosticada com a dislexia. Este é o primeiro passo. Como disse a colega Dra Carmen, o ideal é que você procure um neurologista, para verificar prováveis causas neurológicas e profissionais de fonoaudiologia e psicologia. Cada pessoa é uma e o seu tratamento deve ser personalizado. O tratamento psicológico vai ajudá-la a conviver com a sua condição e a se aceitar. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.
Dislexia é um diagnóstico que precisa ser dado de forma multidisciplinar. Relatório Escolar, fonoaudióloga principalmente e Psicopedagogo. é importante que você faça uma nova avaliação para que esse diagnóstico se confirme. Não se apavore e vá no caminho certo. Por muitas vezes, os pacientes chegam no meu consultório com diagnósticos fechados e numa reavaliação se surpreendem com os resultados. Espero poder ter ajudado. Boa sorte.
Procure fazer uma avaliação Neuropsicologica para avaliar as funções cognitivas e obter um diagnóstico preciso, contando com uma equipe multidisciplinar para melhorar sua qualidade de vida.
At.,
Neuropsicologa
Em primeiro lugar, é importante lembrar que a dislexia não é uma doença, e sim um distúrbio genético e neurobiológico, e pode variar de grau e intensidade.
Sugiro que procure um neurologista, já que se trata de um distúrbio da atenção, e também um psicólogo, pelo que o problema representa hoje em sua vida, irá lhe ajudar bastante! Boa sorte!
Seria muito importante você procurar um Neuropsicólogo, fazer uma avaliação neuropsicológica para realizar um mapeamento cognitivo, quais dificuldades ou melhor, quais domínios cognitivos estão em prejuízo e que podem estar favorecendo esta hipótese diagnóstica. Após avaliação, com certeza, realizar reabilitação neuropsicológica trabalhando os domínios em defasagem. E psicólogo para trabalhar as questões emocionais, que possivelmente também contribuem para tais dificuldades. Boa sorte!
Bom dia percebo da sua fala que soube lidar melhor com a dislexia até quase 30 anos e que depois do diagnostico não está conseguindo mais; a meu ver pode ter tido um erro no começo ,mas agora precisa recuperar e corrigir, A dificuldade na fala , a ansiedade estão tomando conta do teu estado emocional, portanto o que posso sugerir é ter um diagnostico adequado com um neuropsicólogo, ou psiquiatra e depois frequentar uma psicoterapia que te ajude a diminuir o estado de ansiedade, por ter experiencia com EMDR e Brainspotting sugiro que procure alguém perto de você que trabalhe com isso porque ajudam a reorganizar o cérebro com novas sinapse e conseguir diminuir o estado ansioso. Procure saber mais sobre estas novas terapias!
Você deve procurar um neuropsicólogo, a fim de realizar avaliação necessária e te diagnosticar com segurança. Caso seja preciso procurar um neurologista, o profissional deverá te indicar. E daí conferir o tratamento com o profissional ou o grupo de profissionais.
Você precisa se certificar do diagnóstico para que o tratamento seja adequado. De qualquer forma, o psicólogo lhe ajudará a identificar e mudar os diversos sentimentos causados pela dislexia, como eles afetam as relações pessoais, o trabalho, sua vida em todos os aspectos
Bom dia
O tratamento poderá ser feito porem precisa de um diagnóstico. Os especialistas para esse.tipo.de tratamento seria uma fonoaudiologa e uma psicóloga para fazer a avaliaçao .
Boa sorte.
Ola, depende de como tem te atrapalhado. Mas imagino que o ideal seria o acompanhamento de um psicólogo e de um pedagogo.
Uma dislexia pode ter etiologia funcional, psicológica e até mesmo comportamental.
Sugiro que procure profissionais das áreas da psicopedagogia, fonoaudiologia e da psicologia clínica.
Imagino o tamanho da sua angústia. Porém você não detalhou sobre seus sintomas e como foi feito esse diagnóstico. O ideal é procurar um neurologista e posteriormente um neuropsicólogo especialista em reabilitação.
Observei em seu relato que você foi à uma fonoaudióloga. Mais não ficou claro quem diagnostico você com dislexia.Se você foi diagnosticada como sendo portadora de dislexia. Agira eu indico que procure um neurologista, fonoaudiologia e psicologia que trabalhe com dislexia. Ingrid Ayumi Tesizawa
Não entendi bem que a diagnosticou, portanto sugiro que você procure um profissional para fazer essa avaliação e se possível um neuropsicólogo que possa aplicar instrumentos adequados para um diagnóstico seguro e caso seja confirmado o tratamento consiste em acompanhamento médico e terapia de preferência na abordagem do TCC
A psicanálise pode ajudar a compreender as causas da dislexia e ajudar a lidar com os sentimentos de frustração e ansiedade que podem estar associados a ela. O tratamento pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com a dislexia, como a leitura em voz alta, a leitura de palavras em silêncio, a escrita de palavras em silêncio e a memorização de palavras. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver habilidades de auto-reflexão e autoconsciência, que podem ajudar a lidar com a dislexia de forma mais eficaz.
Neste caso seria interessante você procurar um psicopedagogo para realizar uma avaliação para verificar o diagnostico da dislexia e como ela interfere na sua rotina e como este fato interfere no seu dia a dia. Quanto ao tratamento, a psicoterapia pode ajudar a tratar as questões relacionadas a dificuldade na concentração e sobre a ansiedade.
Olá. Minha orientação é procurar um psicólogo. Abraço.