Sentir raiva das pessoas sem motivo é normal? .

3 respostas
Sentir raiva das pessoas sem motivo é normal? .
A raiva é um sentimento comum e normal de sentir, porém se está relacionado as pessoas. Por que será que isso aparece? O que faz essas pessoas que te faz se sentir assim? Um caminho é se observar e olhar em que momentos essa raiva aparece e de que maneira.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os homens das cavernas, os nossos ancestrais, sentiam também todas as emoções básicas que sentimos hoje: medo, raiva, alegria, tristeza, nojo ... para se protegerem quando se sentiam ameaçados. Por exemplo, quando viam algum animal feroz, quando precisavam conseguir alimento, quando um filho conseguia fazer alguma atividade que lhe era ensinado ... então, essas emoções favoreceram que o homem (aqui entendendo homem como espécie e não como gênero)sobrevivesse até os dias de hoje.
Dessa forma, essa emoção "raiva" é natural em alguns momentos de nossa vida, pois ela indica que algo está errado, que algo é ameaçador, seja fisicamente ou internamente(nos pensamentos,nas memórias, nos traumas). E então precisamos nos defender ou mudar alguma situação em nossa vida.
Sobre a sua pergunta: "sentir raiva das pessoas sem motivo", a Psicologia te auxilia a perceber o motivo de você sentir essa emoção, pois essa emoção indica que algo dentro de você não está confortável com aquela situação, ou que você não está confortável com as pessoas que estão interagindo com você naquele momento, ou seja, você sente-se ameaçada.
E esse "motivo" pode ser consciente ou inconsciente, porque tem a ver com a sua história de vida.
Por isso, fazer psicoterapia é fundamental, para que você comece a perceber seus sentimentos, suas emoções e como seu corpo reage frente às diversas situações de sua vida, além de te ajudar a desenvolver estratégias saudáveis para lidar com essa emoção.
É importante refletir se realmente não existe nenhum motivo para a raiva, pois muitas vezes ela pode estar ligada a questões internas ou experiências passadas que não estão tão claras no momento. A terapia pode ajudar a identificar e compreender essas causas, mesmo quando parecem inexistentes, favorecendo um maior entendimento sobre si e sobre as próprias emoções.

Especialistas

Luiz Carlo Lima da Silva

Luiz Carlo Lima da Silva

Psicólogo

Goiânia

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.