Será que o trauma de criança e continua quando cresce e fica mais complicada durante o tempo?

12 respostas
Será que o trauma de criança e continua quando cresce e fica mais complicada durante o tempo?
Sim. Isso não quer dizer, porém, que não há tratamento. O quanto antes se trata, melhores os resultados. Hoje a terapia mais recomendada para o tratamento de trauma pela Organização Mundial de Saúde é a Terapia EMDR.

Nem todas as experiências traumáticas da infância tem efeitos negativos durante o desenvolvimento da pessoa, mas alguns tem e merecem cuidado devido a possibilidade de prejudicar a qualidade da vida da pessoa por anos. Sendo assim, caso alguém sinta que está passando por esse tipo de sofrimento recomendo procurar a ajuda de um psicólogo e começar a sua psicoterapia. Ninguém precisa passar por isso sem ajuda.
O trauma é um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de algum acontecimento que provocou dor e sofrimento emocional ou físico. É um evento extremamente estressante que quebra a sensação de segurança. Quando o trauma ocorreu na infância e não foi resolvido, a sensação de medo e impotência se transfere para a vida adulta. O tratamento leva tempo e é necessário ajuda psicológica.
Todas as situações que geram um trauma, quer seja na infância, quer seja na idade adulta, vão deixar uma marca que pode interferir nas escolhas e nas relações. Se o trauma ocorreu na infância, os recursos da criança para enfrentamento e compreensão dos fatos são mais escassos, ou seja, a criança ainda não tem maturidade suficiente para lidar com algumas situações. Quando isso acontece e os sinais do trauma persistem na idade adulta, deve procurar um Psicólogo Psicanalista para resgatar os fatos que ocasionaram o trauma e a interpretação que a criança (agora adulto) fez dos mesmos. Se estamos falando de uma criança que sofreu um trauma, procure um psicologo infantil. Abraço, Cladismari
O importante nesse contexto da experiência do traumática é buscar psicoterapia. Sugiro terapia Emdr (Reprocessamento por dissenssibilizacao por movimento dos olhos) que possibilita reprocessar traumas com rapidez na psicoterapia.
O trauma é um dano na estrutura mental, sendo assim, a elaboração do pensamento está comprometida e a ação está em reagir ou se esquivar. Na infância o cérebro está em formação e o desenvolvimento da maturidade se inicia. Nessa fase, a personalidade está em aperfeiçoamento e um trauma pode causar atraso psicológico e comportamental. Quando não procurado um profissional de saúde mental, o trauma tende a permanecer e se agravar no decorrer dos anos, pois as crenças e pensamentos disfuncionais estão acompanhando o seu processo de crescimento, ficando cada vez mais consolidado e danoso. Por mais que o tratamento precoce contribua no restabelecimento rápido, pode-se iniciar um tratamento tardio e também colher resultados tão eficazes quanto. Caso não seja tratado, o sofrimento permanecerá e o sentimento de incapacidade será integral.
Sim, isso não é uma regra, porque o trauma também pode se dissolver com o tempo, Insights e compreensões. Mas de maneira geral sim, cresce durante o tempo e acumula experiências negativas decorrentes desse trauma, cristalizando mais seus efeitos. Procure um psicólogo e avalie como está!
O atendimento psicanalítico trata o mal-estar e o sofrimento em sua condição singular.
O sintoma tem relação com nossa vida, nossa família e nossa cultura. Respeitar o sintoma até que o sujeito não precise mais disso, e possa estar com o outro e reconhecer seu desejo de outra maneira
O trauma é sempre um resultado de algo que teve uma vivência de dor, e isso tem que ser olhado com muito cuidado, pois pode sim interferir na vida adulta, se manifestando de diversas formas, a psicoterapia pode ajudar muito a ressignificar esse trauma e trazer melhor qualidade de vida.
olá, como já comentaram os colegas anteriormente, os traumas vividos na infância podem perdurar e chegar a vida adulta, com a diferença que quando adulto você pode escolher se tratar. A procura de um psicólogo é recomendada, não adie o enfrentamento do que já te causou tanto sofrimento.
Boa sorte
Pode ficar , depende. Mas de qualquer forma o importante é verificar se retornou na idade adulta é porque ainda não foi resolvido e se repete o sofrimento tem mais relação com o sujeito ainda . Então, análise seria uma boa sugestão.
quanto antes o trauma for tratado menos sofrimento a pessoa terá, busque ajuda de um psicólogo