Sinto vontade de estourar o cabelo, geralmente corto o fio pela metade ou puxo o fio inteiro, as vezes

8 respostas
Sinto vontade de estourar o cabelo, geralmente corto o fio pela metade ou puxo o fio inteiro, as vezes faço isso inconscientemente e as vezes faço isso pra relaxar, quando passo a mão pelo fio e ele nao está "bom" eu tiro, pois me dá a sensação de relaxamento ou como se estivesse tirando algo ruim
O diagnóstico definitivo só é possível pessoalmente, mas a descrição sugere a "tricotilomania", um transtorno de impulso no qual as pessoas arrancam cabelos ou pelos e os manipulam e frequentemente têm prazer ou sentem alívio de ansiedade com este comportamento.

Este transtorno pode aparecer juntamente com outros e este é mais um motivo pelo qual se deve procurar um psiquiatra que conheça bem também os transtornos de impulso para o diagnóstico. Se houver associação com algum quadro como, por exemplo, depressão maior, ansiedade generalizada ou transtorno obsessivo-compulsivo, o tratamento medicamentoso destes problemas pode melhorar a tricotilomania (mas não necessariamente curá-la).

Não há medicações aprovadas para a tricotilomania (apesar de haver algumas que por vezes podem ajudar, como o topiramato e a n-acetil-cisteína) e o tratamento de primeira escolha é a terapia cognitivo-comportamental, que deverá ser feito por um(a) especialista, geralmente psiquiatra ou psicólogo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Os sintomas presentes na sua descrição remetem à tricotilomania, contudo, como bem expresso pelo doutor acima, o diagnóstico responsável deve ocorrer em consulta com uma observação mais criteriosa dos demais sintomas presentes.

Na tricotilomania as angustias parecem poder ser removidas por meio desse comportamento de arrancar os cabelos. É importante a compreensão desses sintomas e também a orientação e definição de estratégias para se lidar com essa sintomatologia.

Isso você pode encontrar no trabalho com um profissional da psicologia. É importante notar o melhor profissional para você seja alguém com quem você se identifique e a ajude a encontrar caminhos para lidar com essa situação de vida.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Imagino que o fato de escrever no site indique que, apenas do relaxamento trazido por esse comportamento, ele também esteja te trazendo mal estar.
Sugiro que procure um psiquiatra e um psicólogo de abordagem cognitivo-comportamental, para fazer o diagnóstico e o tratamento adequado.
Abraço e boa sorte :)
Boa tarde! Concordo com os profissionais acima sobre a importância de um diagnóstico psiquiátrico uma vez que este sintoma pode aumentar. Tratei pacientes diagnosticadas com tricotilomania onde havia sintomas de ansiedade associados. Por esta razão também indico que procure um psicólogo para avaliação o qual poderá ajudá-la a entender as causas e tratá-las. Fico à disposição caso necessário. Um abraço
Pelo descrito seus sintomas são compatíveis com um quadro de tricotilomania, porém se estiver acompanhado de outros comportamentos que geram dor, lesões e posterior sensação de alívio deve investigar sobre uma Transtorno de personalidade emocionalmente instável do tipo Boderline. Busque uma ajuda porque o sofrimento emocional descritos nesses quadros são elevados.
Concordo com a opinião dos colegas. Uma terapeuta TCC especialista em tratar transtorno do impulso, ansiedade generalizada, vai te ajudar como fazer para melhorar seu autocontrole, descobrir os gatilhos para a tricotilomania e ajudar a conhecer -se, perceber as emoções, isto é , você poderá saber quando a ansiedade esta mais forte e então saber como controlar. Esta é parte que a terapia pode te ajudar. . Mas se necessário vc sera encaminhado para um psiquiatra para ser medicado.
Pela sua descrição, são sintomas da Tricotilomania. Você deverá procurar um psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação. E também procurar um psicólogo para iniciar a psicoterapia. O tratamento com o psicólogo lhe ajudará a lidar melhor com suas emoções, pensamentos, como também analisará junto com você os fatores estressantes que você poderá estar vivenciando. Com o tempo se sentirá melhor e os sintomas provavelmente reduzirão.
Você não precisa se preocupar com a abordagem do seu psicólogo, o que importa é que você se sinta confortável e confiante no processo que ele estará conduzindo.
Procure ajuda profissional o quanto antes!
Desejo melhoras! ;)

A visita à um psiquiatra é o começo de um diagnóstico, onde o profissional determinará na anamnese qual o problema, talvez uma medicação à esta ansiedade e transtorno frente aí que colocou. Um psicólogo seria o próximo passo, para que em terapia você entre em contato com as causas deste comportamento, Ok!

Especialistas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Fabiana Loureiro de Araújo

Fabiana Loureiro de Araújo

Terapeuta complementar

Juiz de Fora

Herbeth Almeida

Herbeth Almeida

Terapeuta complementar

Macapá

Daniela Souza

Daniela Souza

Psicopedagogo

Belém do Pará

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.