Sou altamente desconfiado de tudo e de todos. Raramente confio em alguém. Como devo proceder ? Até

9 respostas
Sou altamente desconfiado de tudo e de todos. Raramente confio em alguém. Como devo proceder ? Até que ponto isso (se realmente for) é normal?
 Jair Cerqueira
Psicólogo
Osasco
Olá, procure ajuda psicológica e inicie um processo de psicoterapia para que você possa compreender o que está acontecendo com você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Denise Rodrigues Pimentel
Psicólogo
Rio de Janeiro
O ideal seria procurar um psicólogo para saber sobre a sua história de vida e assim, poder avaliar melhor
todas as questões que envolvem esse estado de desconfiança.

Um forte abraço!
 Karen Michel Esber
Psicólogo
Goiânia
Uma certa dose de desconfiança até pode ser entendida como uma forma de autoproteção, pois vivemos em um mundo hostil e violento. Você pergunta se é normal. Eu diria que a partir do momento em que isso te incomoda, se torna um peso para você, é hora de buscar ajuda profissional. Ache um bom psicólogo e busque soluções em conjunto.

Boa sorte!
Prof. Paulo Victor Rodrigues da Costa
Psicólogo
Rio de Janeiro
Concordo com a colega acima. Não podemos perder de vista o fato de vivermos em um mundo muito hostil, violento e vigilante. O ponto é observar que quando uma postura de desconfiança passa a ser uma necessidade e um peso na vida de alguém é necessário buscar ajuda.

Um abraço.
 Maria de Lourdes Tomé
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Bom dia! Considero interessante você abrir-se para o Doctoralia. Confiar é aceitar o outro. E por espelho, é confiar em si mesmo, primeiro. O rigor no critério de aceitação do outro, denota elevado nível de exigência. Como a vida é troca, com o tempo os sentimentos de isolamento e abandono poderão intensificar. Assim, respeite o seu tempo de decidir se já é o momento de buscar ajuda psicológica agora, para preparar um futuro mais amistoso. Peço licença para uma sugestão bem prática: comece a prestar atenção na respiração, observando o ar que entra e sai pelo nariz, num momento reservado somente para isso. Duas ou três respirações no máximo. Respirar é o primeiro movimento que fazemos de forma independente e é uma troca com o meio ambiente. Comece a perceber como se sente durante este exercício.Se lhe causar algum incômodo forte, pare esta prática. Se não lhe causar incômodo, continue. Praticar a troca, este é o objetivo deste exercício que estou lhe propondo.
 Ricardo Bergamasco
Psicólogo
São Paulo
Procure um psicologo. Um processo de psicoterapia irá ajudar você a entender mais seus pensamentos, suas interpretações das situações, suas emoções e seus comportamentos.
Olá, acredito que você deva buscar um psicólogo. A psicoterapia pode te ajudar bastante. Se ele achar necessário, te encaminhará ao psiquiatra também. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
 Luciene Cremonese Salomé
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Não dá para responder sua pergunta sem conhecer sua vida, sua vivências, sua personalidade, enfim sem te conhecer. A desconfiança é uma forma de proteção, mas você precisa se conhecer para poder entender de onde vem essa necessidade e resolve lá. Com certeza a psicoterapia irá ajuda-lo. Experimente!!!
Olá, o quanto que esse comportamento afeta suas interações sociais? Em caso afirmativo pense na possibilidade de fazer psicoterapia comportamental cognitiva para adquirir novas habilidades sociais. Espero ter ajudado.

Especialistas

Felipe Dias

Felipe Dias

Psicólogo

Caxias Do Sul

Isabelle da Silva Kretzer

Isabelle da Silva Kretzer

Psicólogo

Florianópolis

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Fabrício Carlo Bellei

Fabrício Carlo Bellei

Psicanalista, Psicólogo

Caxias Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1234 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.