Sou bariatrica e tenho depressão. Tive aumento de peso.Me receitaram Duloxetina e Bup. Tenho medo de

8 respostas
Sou bariatrica e tenho depressão. Tive aumento de peso.Me receitaram Duloxetina e Bup. Tenho medo de interação medicamentosa entre eles. Há perigo?
Olá!! Não é proibido administrar a bupropiona em conjunto com outro antidepressivo ,desde que haja um acompanhamento cuidadoso de um especialista capacitado.Você precisa criar um elo de confiança com seu médico, para que haja espaço para os questionamentos de suas dúvidas e melhor adesão ao tratamento medicamentoso.
Quanto ao aumento de peso,é esperado na bariátrica o reganho de peso de 10% ao passar de alguns anos, não sei se é seu caso..
É muito comum o paciente bariátrico entrar em depressão depois da cirurgia , pois com ela vem um turbilhão de sentimentos e emoções que muitas vezes fica difícil para administrar.
Por isso , aconselho procurar ajuda psicoterápica para tratar essas questões , além de que o tratamento da depressão é feito com a associação de medicação e psicoterapia.
Qualquer coisa, estou a disposição!espero ter ajudado!
Cristina Mostardinha-Psicóloga Bariátrica, Terapeuta Sistêmica individual, casal e família

Para alcançar seus objetivos de manutenção de peso, bem como para a Depressão, recomendo realizar Psicoterapia para autoconhecimento.
Conhecer seus aspectos psico emocionais, associados ao tratamento medicamentoso, asseguram maior eficácia no seu tratamento como um todo.
Assim, obterá maior equilíbrio para sua vida pessoal e profissional.
Abraços,
Medos bloqueiam o sistema nervoso. A terapia mais efetiva para tal condição chama-se EMDR. Há grandes resultados cientificamente comprovados.
Olá, sugiro que junto com a medicação inicie quanto antes um tratamento acompanhamento psicoterápico. A medicação talvez possa ser revista no caso do BUP, um remédio antigo e ao meu ver no consultório pouco eficaz. A psicoterapia é essencial nesses procedimentos justamente para lidar com a depressão. Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Confie no seu médico, seu organismo poderá está precisando dessa interação, lembrando que os remédios cuidam dos sintomas, mas a Psicoterapia cuida da causa, ou melhor, ajudará você a entender os por que de buscar os alimentos.
Faça Psicoterapia, aprenda a se
conhecer .
Considero que a cirurgia Bariatria, auxilia a curto tempo a perda de peso, porém, se a pessoa, não se conhecer, não conseguir tratar sua ansiedade, poderá ganhar peso, como pode ser seu caso ou melhor após o período de lua de mel, quando se perde muito peso, o paciente chega ao platô, seu peso estabiliza e às vezes pode permanecer assim por algum tempo, esse é um aspecto desmotivas-te.
Dessa forma, pode a ansiedade, a alto cobrança, a baixa estima, poderá influenciar muito, desestabilizando, o apetite poderá ressurgir, novas cobranças poderão aparecer, o foco vai se perdendo, e é quando a compulsão e velhos hábitos podem assumir a direção novamente.
O ideal para um paciente bariátrica, não é só buscar uma avaliação psicológica para a cirurgia, mas efetivamente, fazer um tratamento psicológico.
Espero tenha lhe ajudado,
Estou a disposição
Vera Pelizzari

Bom dia, acredito que o caminho melhor é falar com o psiquiatra que receitou os medicamento é ele que sabe mais sobre o diagnostico feito, como psicologa posso te sugerir que frequente a psicoterapia para entender as causas emocionais que estão te levando a engordar novamente, alem da opinião do nutricionista que já penso te acompanhe. Procure alguém perto da tua cidade alguém que trabalhe com EMDR acredito que poderia te ajudar bastante nas questões emocionais.
Acredito que a medicação foi receitada pelo seu médico psiquiatra, é importante confiar no médico que está te acompanhando e tirar essas duvidas com ele, vai te deixar mais segura quanto ao procedimento adotado e dar oportunidade para readaptações, se for o caso.
Quanto ao fato de ter engordado, depois de um tempo de ter feito essa cirurgia, é normal um certo reganho de peso. Procure a equipe que te acompanhou antes e durante a cirurgia para verificar se o que está acontecendo contigo, está de acordo com o esperado para o seu biotipo e estilo de vida. Caso você não esteja sendo acompanhada por um psicologo, sugiro que você procure um profissional para entender melhor quais causas emocionais que podem estar interferindo e desencadeando esse sintoma.
Olá! Fale com seu médico sobre suas dúvidas com a medicação, ele é a pessoa certa para responder e caso não fique satisfeita, busque uma segunda opinião. Essa sua fala "Sou bariátrica e tenho depressão", é um caso bem importante no sentido psicológico. Não mencionas se faz psicoterapia ou análise, caso não, procure o mais rápido que puder. O tratamento psicológico pode te auxiliar em muito nas suas questões de ordem subjetiva!