Sou casada com um esquizoide e sofro por aparente falta de afeto por mim, frieza no relacionamento.

24 respostas
Sou casada com um esquizoide e sofro por aparente falta de afeto por mim, frieza no relacionamento. Por outro lado ele afirma me amar muito, mas fala pouco sobre os sentimentos. Como lidar com isso? Devo procurar ajuda?
Olá, se você percebe que está sofrendo e não está sabendo lidar com essas questões, certamente procurar uma psicoterapia é uma boa opção para você se entender dentro desse relacionamento, assim como desenvolver maneiras de lidar com essas questões. Forte Abraço!

A psicoterapia tem como objetivo nos ajudar a lidar com situações complexas através de várias ferramentas. Além da reflexão e do apoio, tem a educação emocional, estratégias de enfrentamento e desenvolvimento de habilidades. Vale a pena procurar a psicoterapia para te dar suporte.
Olá,
Seria de fundamental importância você passar com um psicólogo ( psicoterapia), com o intuito de trabalhar todas essas questões relacionadas através da sua fala e ao mesmo tempo procurar entender essa dinâmica entre você e seu esposo.
Boa sorte.
Olá. Sugiro que procure um profissional qualificado para lhe orientar melhor. Não ficou claro se seu marido tem Transtorno de Personalidade Esquizóide. Mas de qualquer forma, na psicoterapia você terá a oportunidade de trabalhar a dinâmica destes afetos de tal forma que atenda suas demandas.
Olá! Seria muito importante você buscar um profissional da psicologia para te ajudar a se entender melhor para que você possa lidar com essa situação. Nós não temos o poder de mudar o outro, mas conseguimos melhorar os nossos relacionamentos a partir do momento que nos conhecemos bem, entendemos o que é essencial para a nossa vida e desenvolvemos o nosso amor próprio. Desejo que fique bem! Beijos.
Gratidão por perguntar. Se você não está sabendo lidar com essa situação no seu relacionamento, sugiro que busque por ajuda psicológica, pois só você poderá olhar pra essas questões, visto que na perspectiva dele está tudo bem .
Para entender como ele é de fato, é importante e necessário que você busque o seu autoconhecimento. Afinal, qualquer mudança deve começar inicialmente em nós. A psicoterapia pode te ajudar a dar o primeiro passo nesse processo.
Qualquer situação que cause sofrimento é passível de buscar ajuda psicológica sim,pelo que relata é necessário trabalhar as diferentes formas de expressar os afetos! Com orientação profissional poderá compreender melhor as demandas apresentadas e melhorar a qualidade do seu relacionamento,pois quando um dos parceiros procuram ajuda já modifica a dinamica relacional.Fico à disposição
É uma situação extremamente delicada. Por um lado, seu marido precisará de terapia pelo seu próprio transtorno, por outro, você também precisará de uma análise pessoal para pensar bem sua relação. Mas uma questão primordial numa relação amorosa é ponderar se o outro realmente pode te dar o que você quer e cabe a cada um ponderar individualmente.
Eu espero que essa singela contribuição possa te ajudar e me coloco à disposição. Um grande abraço!
Olá! Concordo com a opinião dos colegas e acrescento que a psicoterapia irá ajuda a compreender os seus sentimentos, suas expectativas no seu relacionamento. Cada pessoa é de um jeito e expressa seus sentimentos de uma forma.
Olá! Sugiro a procura de um psicólogo, para que possa ajudá-la, no enfrentamento dessa questão.
Olá, qualquer forma de sofrimento deve ser tratada, procurar ajuda especializada de um psicólogo é um bom começo, pois quando aprendemos sobre o que sentimos e queremos o caminho se torna "melhor". Forte abraço.
Olá. Acho importante, somando com o que disseram, você ver com ele a possibilidade de vocês juntos procurarem uma terapia de casal, já que sua queixa parace estar ligada ao relacionamento de vocês. Abraços
O transtorno da personalidade esquizoide (TPE), é uma condição crônica e difusa caracterizada pelo isolamento social voluntário e por sentimentos de indiferença em relação a outras pessoas. Aqueles que vivem com esse distúrbio são frequentemente descritos como distantes, afastados e indiferentes. Desse modo, pessoas com essa condição evitam situações sociais que envolvem interação com outras pessoas. Elas acham difícil expressar emoções e não têm o desejo de formar relacionamentos pessoais próximos.
Para ter um relacionamento com uma pessoa com personalidade esquizoide é importante ter paciência, bom humor e se manter aberto para ouvir as necessidades da pessoa, pois para ela relacionamentos são difíceis de entender.
Creio , que seria muito importante você buscar um profissional da psicologia para te ajudar a se entender melhor para que você possa lidar com essa situação. Para melhor compreender estou a disposição .
Prezada, transtorno de personalidade é modo de desenvolvimento da personalidade que apresente uma condição disfuncional de distanciamento emocional seja em âmbito individual e/ou coletivo. Penso que apenas pelo fato do seu esposo ter feito um laço afetivo já pressupõe um grau leve de transtorno. Aconselho um trabalho de análise para melhor compreender a sua demanda de amor. Caso precise estarei a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
A pessoa com este tipo de transtorno possui uma característica chamada embotamento afetivo, isso que dizer que a pessoa tem dificuldade de expressar suas emoções e sentimentos. Mas ela pode expressar de outras formas ou aprender como expressar dentro de suas limitações. É comum que familiares de pessoas com algum tipo de transtorno procurem terapia também, para entender e saber lidar melhor com os desafios do dia-a-dia. Isso auxilia na diminuição do sofrimento da pessoa.
Sugiro que procure um psicólogo que trabalhe com casais. Ele/a poderá olhar para tudo isso, conversar com vcs sobre as limitações dele, explicar coisas que talvez vc não saiba sobre esse transtorno, enfim buscar um acompanhamento para que possam se entender e viver bem.
A convivência com pessoas com transtorno de personalidade esquizoide tem grandes influências do ambiente e da genética. É muito importante interagir mais com a pessoa esquizoide, ter paciência, manter-se aberta para ouvir as necessidades da pessoa. É um relacionamento difícil, mas os esquizoides também amam e podem buscar ajuda terapêutica.
Saber lidar com as diversidades da vida é fundamental pra viver bem e com qualidade de vida. Se não está se sentindo capaz de superar as dificuldades no relacionamento, busque ajuda psicoterápica, para receber o suporte para enfrentar a situação no seu relacionamento.
Claro, psicoterapia poderá te ajudar a ver a situação com mais clareza e a se fortalecer para trilhar seu caminho.
Olá! Posso imaginar seu sofrimento e assim sugiro que busque por ajuda psicológica para saber lidar com as questões do seu cônjuge e melhorar sua auto estima. Busque ajuda! tem solução
Olá,
Parece bastante importante um trabalho de análise para entender o quadro do seu esposo, refletir sobre como sustentar a relação e equilibrar com tuas necessidades de afeto. Só trará contribuição!
Olá, sei como vc se sente ao ler seu relato, e mesmo difícil conviver com alguém que tenha dificuldade em se expressar. E difícil o companheirismo , a cumplicidade, e outros momentos de intimidade onde um poderia conhecer, saber mais sobre o outro . mesmo que exista muito amor, e vc seja muito importante para ele. Uma terapia de casal vai ajudar para que vcs encontrem novas formas na comunicação, e também encaminhará uma terapia individual adequada para tratar os problemas ou transtornos individuais existentes , paralelamente à ajuda para o relacionamento. Boa sorte
Olá. Procurar ajuda é sempre importante para lidar com nossos problemas e dificuldades para ter apoio e receber afeto. Para lidar com isso penso que é importante entender melhor seus sentimentos e desejos e psicoterapia vai te ajudar nesse caminho. Abraço