Sou diagnosticada com distúrbio misto de ansiedade e depressão. O período mais estável da minha vida
Sou diagnosticada com distúrbio misto de ansiedade e depressão. O período mais estável da minha vida foi com o uso de escitalopram. Em função de um problema grave que tive há três anos os sintomas de depressão se agravaram muito. Tentaram diversos antidepressivos diferentes sem sucesso (tenho baixa tolerância). Tentaram potencializar a ação do escitalopram com o lítio, mas engordei quatro quilos em um mês, e não posso engordar em função de graves problemas nos joelhos. O lamitor associado ao escitalopram me fez voltar aos piores sintomas de depressão. Em uma tentativa anterior, a desvenlafaxina trouxe uma melhora no ânimo e menos efeitos colaterais, porém, na dosagem padrão, fiquei extremamente eufórica, de uma maneira ruim, falsa, e com taquicardia (mesmo com o uso de Lyrica e clonazepam). A impressão é a de que a medicação ajudou na depressão, mas agravou a ansiedade. Gostaria de saber se há alguma associação que possa ser feita à desvenlafaxina para minimizar um pouco a taquicardia e a euforia esquisita, atípica, exagerada e que nunca tinha sentido na vida. Desde já agradeço.
10 respostas
Ola, seria importante você ver essa questão da medicação com o médico que a acompanha, pois tem conhecimento de seus sintomas e pode lhe dar uma resposta mais segura. E outra maneira de poder trabalhar também a ansiedade, euforia..., seria se não faz acompanhamento, uma psicoterapia, onde você poderá dar um sentido a estes sintomas e contribuir para que possa ter um controle e poder pontuar a partir da fala dar uma nova re significação ao que vem lhe causando esses sintomas. Espero ter ajudado. A disposição.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Boa noite! Concordo com o colega. Não seria o caso de além de você estar tomando medicação, procurar também um acompanhamento psicológico.
Li que você relatou diversas medicacões fortes foram prescritas, acredito que uma terapia possa ser uma forte aliada em seu tratamento, que deve estar tb associada ao tratamento medicamentoso. Att Eduardo
Olá... É interessante conversar com o médico que lhe acompanha sobre as medicações, ele pode lhe ajudar muito. Os farmacos combinado a psicoterapia vai ajudar muito, então procure um psicólogo para trabalhar a ansiedade e depressão. Abraços!
Existem muitas associações possíveis em casos de depressões resistentes. Em seu caso, você precisaria ver com seu psiquiatra se há bipolaridade, o que restringe um pouco as possibilidades mas, mesmo nestes casos, é possível minimizar os efeitos colaterais, tentando outras combinações. Mas somente é possível fazer isto presencialmente. Infelizmente, não é possível nem permitido orientar por internet.
O ideal é vc conversar pessoalmente com um medico de sua confiança pois de longe assim só pode colocar mais duvidas em relação a tudo isso, e também fazer um tratamento terapêutico com segmento sério pois acredito que o acompanhamento psicológico poderá te suprir em questões pessoais que talvez esteja precisando ser trabalhadas...
Olá, você não relata se esta em tratamento psicológico , é muito importante que junto com o tratamento medicamentoso, vc procure uma psicoterapia com um profissional especialista em transtorno depressivo e de ansiedade e também bipolaridade. Fique tranquila , pois os transtornos quando bem tratados , regridem e podem ficar controlados, proporcionando um aumento de qualidade de vida. Abraços
Olá! Acredito que você deve procurar seu psiquiatra para tirar essas dúvidas, visto que você já tem "experimentado" vários tipos de medicação. Ele é o mais indicado para lhe esclarecer sobre, pois acredito que ele lhe conhece melhor. Como a colega bem colocou, você não relata que faz Psicoterapia ou análise e isso é muito importante também no seu caso. Se ainda não faz, procure um Psicoterapeuta ou um analista, com certeza, lhe ajudará na qualidade de vida!
Querida, Entendo que toda medicação que vem tomando seja prescrita por um psiquiatra. Mesmo assim os efeitos colaterais que descreve são comuns. O melhor neste momento é associar a medicação com tratamento clínico. O tratamento clínico é imprescindível e funciona mesmo sem medicação, já o oposto não ocorre. As tentativas de segurar só com o remédio não resolvem, pois para ser resiliente diante da dinâmica da vida e adversidades, não se trata de depender de fatores externos, mas sim de ter estrtutura para suportar as mesmas. De todo modo o seu diagnóstico como foi descrito na pergunta, deixa dúvidas quanto a precisão do mesmo. Procure um bom profissional e busque iniciar o tratamento o quanto antes.
Não existe associação perfeita de medicamentos que esgote completamente os sintomas. Os remédios dão uma certa estabilidade que permite ao paciente tocar sua vida em frente com algum grau de confiança e eficácia. O indispensável é a Psicoterapia. Por quê? Os transtornos como o que você cita são originados por conflitos íntimos, frutos de sua história de vida, de suas experiências, da maneira como você aprendeu a lidar com as dificuldades da vida, a lidar com as pessoas, com os seus próprios desejos e com as demandas dos outros. Não existe milagre da ciência para resolver essas questões por você, somente você pode fazer uma releitura desses eventos e sentimentos e ressignificar aqueles que te trouxeram percepções negativas, traumas, etc. Procure um Psicólogo Clínico e inicie um tratamento sério que os resultados aparecerão no médio e longo prazos. Pular de medicação em medicação é um risco, pois uma detetminada hora os problemas acumulados cobram um preço e nenhum medicamento vai te trazer alívio.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.








