Sou uma pessoa muito ansiosa e já comecei a fazer terapia com um psicólogo. Porém, ainda sofro muito

10 respostas
Sou uma pessoa muito ansiosa e já comecei a fazer terapia com um psicólogo. Porém, ainda sofro muito em relação ao sono. Quando não estou com insônia, durmo demais e ainda assim me sinto fadigada durante o dia. Devo aliar a ida a um psiquiatra junto a terapia com o psicólogo? Ou um anularia o outro?
Um não anula o outro , pelo contrário , complementa o tratamento. A linha Cognitiva Comportamental é muito indicada em casos similares. Boa sorte.

Procure um(a) psiquiatra que saiba trabalhar em conjunto com o psicólogo, um pode ajudar o outro e assim seu tratamento pode progredir mais e melhor. O uso de medicação ajuda bastante na questão da síndrome do pânico. Abraço e boa semana.
Sao dois profissionais que trabalham em frentes diferentes. Um não anula o outro, em muitas questões, são profissionais que trabalham em conjunto.

Nao ficou claro na questão a quanto tempo você esta em terapia, acho valido, caso seu incomodo esteja muito grande que você possa consultar um psiquiatra, e por outro lado, investigar as causas de sua ansiedade na psicoterapia, pois apenas a medicação não vai lhe tirar os incômodos psíquicos causadores da ansiedade. Espero ter ajudado.
O psicólogo complementa o psiquiatra da abordagem do transtorno humor. Há excelentes medicações no manuseio da insônia não orgânica é bom resultados muito satisfatórios. Sono restaurador no transtorno ansioso é fundamental.
Veja se seu psicólogo pode trabalhar com você exercícios de relaxamento e respiração, que provavelmente te ajudarão no sono.

Psiquiatra e psicólogo são profissionais que se complementam, então não tenha medo em se consultar com os dois ao mesmo tempo. O ideal é que eles tenham um canal aberto de comunicação, para poderem discutir o seu caso e te ajudar ainda mais.
Conforme já descrevi o que ansiedade, e a necessidade de compreender o que a mantém e ou dispara, da necessidade disso tudo na mudança do diálogo interno, em outras respostas anteriores registradas. Então, Dependendo do caso e do sofrimento , são as terapias tanto psiquiátrica como psicológicas são complementares.

Maria Perpetuo
Que bom você estar frequentando terapia! As abordagens psicoterápicas (com destaque para as terapias cognitivo-comportamentais) apresentam grande potencial de benefício no tratamento de diversas condições de ansiedade, assim como de insônia. Já que, ainda assim, você sofre muito em relação ao sono, acredito ser bastante oportuna uma avaliação psiquiátrica adequada. Nela, será possível investigar a presença de problemas médicos que estejam perpetuando seus sintomas (incluindo, possivelmente, a realização de alguns exames complementares), bem como de avaliar de modo abrangente a existência de alguma outra condição psíquica adversa (um transtorno de ansiedade específico, transtorno de humor, caraterizar a insônia como primária ou secundária). O tratamento combinado (psiquiatra e psicólogo), geralmente, é uma opção muito benéfica no manejo da insônia e de quadros ansiosos.
Esses profissionais não se anulam, mas se complementam. Se a psicoterapia sozinha não está sendo suficiente, procure um psiquiatra. É provável que a medicação ajude inclusive aumentar seu rendimento na psicoterapia.
Converse sobre sua dúvida com o psicólogo que está te atendendo para que ele possa até desenvolver um trabalho em conjunto com um psiquiatra.
Olá, procure um profissional Psicólogo, que trabalhe com técnicas de respiração diafragmática e controle de ansiedade. Com certeza irá melhorar seus sintomas e até mesmo a cura.
Abs