Tenho 30 anos e mes esqueco das coisas com muita frequencia, isso está interferindo no meu relaciona

17 respostas
Tenho 30 anos e mes esqueco das coisas com muita frequencia, isso está interferindo no meu relacionamento, esqueco de afazer diários como lavar louça, tirar lixo do banheiro, ir em algum compromisso e etc
Para fazer uma avaliação do seu caso, seria importante uma equipe multidisciplinar, ou seja, você se consultar com médico e psicólogo. Existem muito fatores ou até mesmo condições médicas que podem causar perda de foco, concentração e prejuízo na memória. É importante fazer essa investigação da sua saúde física e psicológica para avaliar o que pode estar te dando esses sintomas. Está te causando sofrimento, não deixe de investir na sua saúde. Autocuidado é importante.

Como psicólogo, é importante considerar que esquecer tarefas diárias e compromissos pode ser influenciado por vários fatores. Primeiro, é essencial avaliar o seu estilo de vida: o estresse, a falta de sono, e uma rotina desorganizada podem contribuir para lapsos de memória. Também vale a pena considerar se existe algum fator emocional ou psicológico afetando sua capacidade de lembrar dessas tarefas. Ansiedade, depressão, e outras questões de saúde mental podem impactar a memória.

Outro aspecto a ser considerado é a possibilidade de uma condição médica subjacente. Embora seja menos comum em pessoas de 30 anos, condições como déficit de atenção ou problemas de tireoide, por exemplo, podem afetar a memória. Por isso, uma avaliação médica pode ser útil.

Para melhorar a situação no dia a dia, algumas estratégias práticas incluem:

Organização e Planejamento: Utilize ferramentas como agendas, aplicativos de lembrete, ou listas de tarefas para manter suas atividades diárias organizadas.

Técnicas de Redução de Estresse: Práticas como meditação, exercícios físicos, ou hobbies relaxantes podem ajudar a diminuir o estresse, o que pode, por sua vez, melhorar a memória.

Comunicação no Relacionamento: Discutir abertamente com seu parceiro ou parceira sobre suas dificuldades e buscar soluções conjuntas pode ajudar a aliviar a tensão e melhorar o relacionamento.

Rotinas Consistentes: Estabelecer rotinas regulares pode ajudar a formar hábitos, tornando mais fácil lembrar de tarefas diárias.

Se essas dificuldades persistirem ou se agravarem, recomendo buscar o apoio de um profissional da saúde mental, que pode oferecer uma avaliação mais aprofundada e orientações específicas para o seu caso.
Olá! Esquecimentos esta ligado a vários componentes psicológicos: estresse, ansiedade, auto sabotagem, baixa auto estima. Sugiro fazer uma psicoterapia para analisar mais a fundo e cuidar de você e seus relacionamentos. Precisamos nos cuidar para cuidar dos outros. Espero ter ajudado. A disposição.
Boa tarde!
Quando se apresenta comprometimento das atividades diárias como queda no rendimento e performace no trabalho ou acadêmico se faz necessário uma avaliação de um neurologista primeiro.Esquecimento e lapsos de memória em pessoas muito jovens podem se apresentar devido algumas causas como: Estresse e ansiedade, Depressão, TDAH-Transtono de Déficit e Atenção e Hiperatividade, Privação do sono crônica e Medicamentos, entre outras questões. Depois do diagnóstico preciso um acompanhamento psicológico seria importante para o tratamento.
A TCC -Teoria Cognitivo Comportamental tem várias técnicas de Reestruturação Cognitiva que podem auxiliar.
Espero ter ajudado.
Parece que a memória e a organização estão afetando sua vida diária. Na terapia, podemos trabalhar juntas para criar estratégias personalizadas que a ajudem a lidar melhor com essas questões. Isso pode envolver a implementação de listas, o estabelecimento de rotinas e o uso de lembretes. Além disso, durante o processo terapêutico, podemos explorar se há fatores subjacentes contribuindo para essas dificuldades e abordá-los de maneira eficaz! Estou aqui para te auxiliar nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
O esquecimento pode ser proveniente de várias coisas como por exemplo cansaço, fadiga mental, alguma vitamina, algum transtorno, o uso de algum medicamento. É necessário fazer uma avaliação para entender qual seria o fator ocasionador de está afetando a sua memória.
Espero ter ajudado.
Olá! Sou a Dra. Vanise Zimmer! Parece que você está se sentindo muito encomodado com esses esquecimentos. Pode haver varias origens para essa situação, desde cansaço crônico, estresse, ansiedade, estados deprimidos, algumas doenças como diabetes, Tioidite de Hashimoto, demencia, etc, até aprendizagem social e treino comportamental. Por isso, é fundamental encontrar um psicólogo com quem possa conversar sobre isso e um clinico geral para avsliar sua condição de saúde. Assim, poderá entender as origens dessas dificuldades, para que você tenha qualidade de vida e se sinta bem consigo próprio!. Tente agendar uma consulta Psicológica de triagem para entender o que pode estar acontecendo com você!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Já pensou em criar recursos para melhorar o esquecimento? Tipo, um quadro com post-its com seus afazeres, escrever lista do que precisa no note do celular ou na porta da geladeira e ir "ticando" o que já foi feito. Fazer um caderno para escrever o que fez ou precisa ser feito?
Enquanto isso, vc pode buscar uma ajuda psicológica para desenvolver o foco . Na psicologia positiva e Mindfuluness existem muitas tecns que ajudam a melhorar a memoria e a atenção em si mesmo....
Alguns transtornos como TDAH-AD , ansiedade e stress pode causar problema de foco , concentração , organização e planejamento de tempo.
Sugiro que faça anamnse e testes para checar, sou especialista em TCComportamental , muito indicada nestes casos.
Posso te ajudar
A memória está na fronteira entre o consciente e o inconsciente. Por isso é ela quem irá se manifestar quando algo não está bem na vida. Se puder tirar dúvidas neurológicas, considere fazer um processo de auto conhecimento para que não precise esquecer da vida. Viver não é para os fracos e sua memória quer te convencer do contrário. Um abraço!
Olá , Esquecimentos estão fortemente ligados a várias questões psicológicas como: estresse, ansiedade, auto sabotagem, sensação se desprazer etc. Sugiro realizar sessões de psicoterapia para analisar melhor suas questões. Na psicologia cada caso é único.
Compreendo as dificuldades que você enfrenta ao esquecer tarefas diárias, afetando seu relacionamento. Essa perda de memória pode ter várias causas, desde estresse até questões emocionais ou de saúde mental. Recomendo buscar avaliação profissional para uma compreensão mais profunda. Além disso, estratégias práticas, como a criação de rotinas e lembretes, podem ajudar. Estou disponível para uma conversa mais detalhada no chat, caso queira tirar dúvidas ou discutir mais sobre o assunto.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 207
A dificuldade em lembrar de afazeres diários pode ser frustrante e impactar vários aspectos da vida, incluindo relacionamentos e responsabilidades cotidianas. Existem várias razões pelas quais alguém pode enfrentar problemas de memória ou esquecimento, e algumas sugestões podem ajudar a melhorar essa situação:

Rotina e Hábitos: Estabeleça rotinas diárias e hábitos. Isso pode ajudar a automatizar algumas tarefas e facilitar a lembrança.

Lista de Afazeres: Mantenha uma lista de afazeres ou use aplicativos de gerenciamento de tarefas. Anote tudo o que precisa ser feito e revise a lista regularmente.

Alarmes e Lembretes: Configure alarmes em seu telefone ou utilize lembretes para atividades específicas. Isso pode ser especialmente útil para compromissos ou tarefas pontuais.

Priorização: Priorize suas tarefas. Se houver muitas coisas para fazer, concentre-se nas mais importantes e urgentes.

Cuidado com a Saúde: Questões de saúde, como falta de sono, estresse ou deficiências nutricionais, podem afetar a memória. Certifique-se de dormir o suficiente, gerenciar o estresse e manter uma dieta equilibrada.

Atenção Plena (Mindfulness): A prática da atenção plena pode ajudar a melhorar a concentração e a atenção no momento presente.

Consulta a um Profissional de Saúde: Se o esquecimento persistir ou piorar e estiver afetando significativamente sua vida, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde. Um médico pode ajudar a determinar se há alguma condição médica subjacente que precisa ser abordada.

Acompanhamento Psicológico: Se o esquecimento estiver relacionado ao estresse, ansiedade ou outros fatores emocionais, consultar um psicólogo pode ser benéfico para entender e abordar essas questões.

Lembrando que essas são sugestões gerais, e a orientação de um profissional de saúde é fundamental para avaliar e abordar o problema de forma mais específica ao seu caso.
Olá. Sinto muito. Minha orientação é procurar um neurologista para iniciar as investigações do que pode estar acontecendo. Abraço.
Você está doente. Procure um médico e um psicólogo competente.
Se você está enfrentando problemas significativos de memória que estão interferindo em sua vida diária e relacionamentos, é importante procurar orientação de um profissional de saúde. Se os problemas de memória estiverem relacionados a fatores emocionais, como estresse ou ansiedade, a terapia de aceitação e compormisso (ACT) pode ser uma opção eficaz. A ACT pode ajudá-lo a identificar padrões de pensamento negativos e a desenvolver habilidades para lidar com o estresse e melhorar a memória.
Adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares, sono adequado e técnicas de gerenciamento do estresse, pode ajudar a melhorar a saúde cognitiva e a função da memória.
Existem várias estratégias e técnicas que você pode aprender para melhorar sua memória e retenção de informações, como praticar exercícios de memória, usar mnemônicos, organizar informações de forma sistemática e praticar a atenção plena.

Lembre-se de que a busca por tratamento é um passo importante para entender e gerenciar seus problemas de memória. Não hesite em buscar ajuda profissional para obter orientação personalizada e apoio durante esse processo.
Boa tarde! Esses esquecimentos podem ser resultado de uma série de fatores, desde uma sobrecarga de afazeres ou até mesmo de alguma questão psicopatologia como TDAH, por exemplo. Se vc notar que sua qualidade de vida está sendo afetada, procure um profissional para fazer uma avaliação e intervenções adequadas ao seu caso.