Tenho 44 anos, distimia e TDAH. Uso bupropiona 150mg há mais de um ano, sem problemas. Diagnóstico d
4
respostas
Tenho 44 anos, distimia e TDAH. Uso bupropiona 150mg há mais de um ano, sem problemas. Diagnóstico de TDAH chegou agora e o tratamento passado foi manter a bupropiona 150mg e iniciar atomoxetina 10mg (Atentah). Será que terei efeito? Seria melhor agendar com outro psiquiatra para uma segunda opinião?7
Prezado,
A combinação de bupropiona com atomoxetina para tratar distimia e TDAH é uma abordagem que faz sentido do ponto de vista farmacológico e é utilizada na prática clínica.
A bupropiona tem se mostrado eficaz para a sua distimia, o que é ótimo. Além disso, ela também possui um certo efeito sobre os sintomas de TDAH, agindo na recaptação de dopamina e noradrenalina, o que pode ter contribuído para uma melhora parcial de alguns sintomas do TDAH até agora.
A atomoxetina (atentah) é um inibidor seletivo da recaptação de noradrenalina, e é especificamente aprovada para o tratamento do TDAH em adultos. Sua ação é diferente da dos estimulantes (como a ritalina ou venvanse) e geralmente leva algumas semanas para atingir seu efeito terapêutico completo. A dose de 10mg é uma dose inicial, e é comum que seja ajustada gradualmente de acordo com a resposta e a tolerância
Seu psiquiatra provavelmente considerou que a bupropiona já está te auxiliando com a distimia e, ao adicionar a atomoxetina, busca potencializar o tratamento para o TDAH de forma mais específica, sem a necessidade de introduzir um estimulante de imediato, que pode ter um perfil de efeitos colaterais diferente. Essa estratégia pode ser interessante.
Sobre a sua preocupação com os efeitos colaterais, sim, é possível que você sinta efeitos colaterais da introdução da atomoxetina, como a maioria das nossas medicações podem dar nas primeiras semanas, mas com o passar das semanas eles costumam aliviar, e com algum tempo você poderá começar a perceber os benefícios da medicação sobre os sintomas do TDAH.
A busca por uma segunda opinião é um direito seu como paciente e pode trazer mais tranquilidade e confiança no tratamento. Se você se sentir mais seguro conversando com outro profissional, não há problema algum em fazê-lo.
Atenciosamente,
Letícia Barros – Psiquiatra.
A combinação de bupropiona com atomoxetina para tratar distimia e TDAH é uma abordagem que faz sentido do ponto de vista farmacológico e é utilizada na prática clínica.
A bupropiona tem se mostrado eficaz para a sua distimia, o que é ótimo. Além disso, ela também possui um certo efeito sobre os sintomas de TDAH, agindo na recaptação de dopamina e noradrenalina, o que pode ter contribuído para uma melhora parcial de alguns sintomas do TDAH até agora.
A atomoxetina (atentah) é um inibidor seletivo da recaptação de noradrenalina, e é especificamente aprovada para o tratamento do TDAH em adultos. Sua ação é diferente da dos estimulantes (como a ritalina ou venvanse) e geralmente leva algumas semanas para atingir seu efeito terapêutico completo. A dose de 10mg é uma dose inicial, e é comum que seja ajustada gradualmente de acordo com a resposta e a tolerância
Seu psiquiatra provavelmente considerou que a bupropiona já está te auxiliando com a distimia e, ao adicionar a atomoxetina, busca potencializar o tratamento para o TDAH de forma mais específica, sem a necessidade de introduzir um estimulante de imediato, que pode ter um perfil de efeitos colaterais diferente. Essa estratégia pode ser interessante.
Sobre a sua preocupação com os efeitos colaterais, sim, é possível que você sinta efeitos colaterais da introdução da atomoxetina, como a maioria das nossas medicações podem dar nas primeiras semanas, mas com o passar das semanas eles costumam aliviar, e com algum tempo você poderá começar a perceber os benefícios da medicação sobre os sintomas do TDAH.
A busca por uma segunda opinião é um direito seu como paciente e pode trazer mais tranquilidade e confiança no tratamento. Se você se sentir mais seguro conversando com outro profissional, não há problema algum em fazê-lo.
Atenciosamente,
Letícia Barros – Psiquiatra.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo sua dúvida. A bupropiona já pode ajudar um pouco nos sintomas do TDAH, e a atomoxetina (Atentah) também é uma opção bastante usada, mas a dose inicial de 10 mg é bem baixa, normalmente é só uma dose de início para o corpo se adaptar, porque a dose eficaz costuma ser mais alta, ajustada aos poucos. É importante dar um tempo para observar como seu corpo reage. Se sentir que não está tendo efeito ou tiver efeitos colaterais, converse com o mesmo psiquiatra antes de mudar por conta própria.
Bom dia
Tendo dois diagnósticos deve-se tratar os dois. A bupropiona pode ser usada para alteração de humor e também pode ter melhora em déficit de atenção mesmo não sendo medicamento de primeira linha para TDAH.A associação das duas substâncias precisa ser monitorada pelos efeitos de interação medicamentosa, por exemplo aumento de pressão arterial.
Antes de trocar ,melhor discutir com o seu médico qual o projeto terapêutico e tirar todas as dúvidas.
Tendo dois diagnósticos deve-se tratar os dois. A bupropiona pode ser usada para alteração de humor e também pode ter melhora em déficit de atenção mesmo não sendo medicamento de primeira linha para TDAH.A associação das duas substâncias precisa ser monitorada pelos efeitos de interação medicamentosa, por exemplo aumento de pressão arterial.
Antes de trocar ,melhor discutir com o seu médico qual o projeto terapêutico e tirar todas as dúvidas.
A atomoxetina é eficaz para TDAH em adultos, mas a dose inicial usual é de 40 mg/dia, podendo chegar a 80 mg/dia.
A dose de 10 mg é muito baixa para adultos, mas pode ter sido escolhida devido à interação com a bupropiona, que aumenta os níveis de atomoxetina no sangue.
A combinação de bupropiona e atomoxetina pode ser útil para tratar TDAH e distimia, mas exige monitoramento rigoroso por causa do risco de efeitos colaterais.
Se você não perceber melhora dos sintomas ou tiver dúvidas sobre o tratamento, buscar uma segunda opinião é uma atitude válida e recomendada.
A dose de 10 mg é muito baixa para adultos, mas pode ter sido escolhida devido à interação com a bupropiona, que aumenta os níveis de atomoxetina no sangue.
A combinação de bupropiona e atomoxetina pode ser útil para tratar TDAH e distimia, mas exige monitoramento rigoroso por causa do risco de efeitos colaterais.
Se você não perceber melhora dos sintomas ou tiver dúvidas sobre o tratamento, buscar uma segunda opinião é uma atitude válida e recomendada.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho 45 anos e fiz um teste que indica alta probabilidade de um diagnóstico positivo de TDAH. Estou considerando prosseguir com o diagnóstico formal, e gostaria de informações sobre o procedimento e custo. 1) Quem faz este diagnóstico formal (com laudo)? 2) Quais os passos para este diagnóstico 3)…
- Olá, fui diagnosticada com tdah a pouco tempo (Mas acho que o diagnostico talvez esteja errado ou algo não saiu certo, não sei dizer, fui diagnosticada também com dois tipos de ansiedade e penso que a minha memória ruim e a minha concentração possa ser pela ansiedade?). Foi prescrito o medicamento…
- Tenho TDAH e Enxaqueca Vestibular. Concerta 18mg está me causando sonolência/cansaço e 36mg está piorando muito minha enxaqueca (parestesias/queimação em lado direito da face e cabeça, com movimentação normal) dá até medo de ter um AVC. Isso é normal?
- Meu filho tem 11 anos ,tem TDAH,vive pegando em sua parte íntima ele diz que não consegue se controlar , isso tem haver com o TDAH ?
- Olá, minha filha tem TDAH diagnosticado desde 2024, a escola adapta as provas dela, porém, ela não tem Pei, e nunca me chamaram para fazer, estou na dúvida pq uma colega me informou que a escola chamou ela pra fazer do filho dela que tem TEA.
- Eu tenho 36 anos, suspeita de TDAH/TAG. Eu tenho ansiedade, dificuldade de foco/concentração, está prejudicando a minha vida acadêmica e profissional. Eu fui para a primeira consulta de psiquiatra, ele receitou Lind 30mg, 1x ao dia e Viverdal, 1x a noite. Eu não comecei a tomar, pois eu tenho…
- Tenho 28 anos e gostaria de iniciar uma investigação para possível TDAH. Tenho muita dificuldade em reter informações: frequentemente esqueço coisas que acabei de ler ou até mesmo conteúdos de videoaulas. Faço exames com frequência e minhas vitaminas costumam estar sempre dentro do normal. Durante…
- Dificuldade de retenção, pensamentos desorganizados e hiperfoco: pode ser TDAH adulto? Olá. Tenho 28 anos e gostaria de saber se meu relato é compatível com um quadro de TDAH na vida adulta e qual o melhor caminho para investigação. Apesar de ter tido um desenvolvimento escolar típico (aprendi…
- Fui diagnosticada com TDAH já na fase adulta (mas os sintomas são desde criança), a médica passou o tratamento com Lidexor 30mg, porém percebo que a medicação só age bem no primeiro dia depois da pausa do fim de semana (na segunda-feira), melhorando meu foco, minha atenção, me ajudando a me distrair…
- a bupropiona e mais eficiente na melhora cognitiva ou o atentah e superior?, obs em relação ao tdah
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 480 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.