Tenho bulimia há 17 anos e há 3 meses que sinto muita dificuldade para respirar, parece que vou morrer,

15 respostas
Tenho bulimia há 17 anos e há 3 meses que sinto muita dificuldade para respirar, parece que vou morrer, o que devo fazer?
Há duas questões de imediato a serem trabalhadas, a sua situação alimentar associada a emoções e a ansiedade. Procure um psicólogo, e junto o acompanhamento com nutricionista!!

Ter bulimia a tanto tempo é algo muito sofrido. Espero que você não esteja a tanto tempo sem ajuda. Em um primeiro momento parece que a sua dificuldade em respirar tem relação com ansiedade, mas dada a importância dessa função para a sobrevivência vale a pena excluir alguma causa física. Recomendo que procure um médico para uma avaliação física e um psicólogo para tratar das suas emoções. Ambos profissionais poderão lhe ajudar tanto com a questão da respiração, quanto com a bulimia. Cuide-se. Você não precisa passar por isso só.
Olá. Vc já foi diagnosticada com O transtorno da ansiedade? Faz algum tipo de acompanhamento psicoterapeutico? É importante buscar ajuda para investigar que questões estão relacionadas a esse emocional. Procure um (a)psicanalista para que juntos possam encontrar um sentido nessas restrições alimentares apresentadas. Ao falar a um profissional de como teve início esse comportamento e em que circunstancias ele apareceu, pode ser possível deslocar o armazenamento do sintoma para uma possível via de sublimação, um encontro com essa carga que leva Vc a comportamentos repetitivos relacionados a alimentação. O inconsciente nos carrega muitas vezes e nos mantem refens de comportamentos desagradaveis. Uma terapia pode trazer luz nessa travessia.Abraços e paz
Na vertente da Terapia Energética Corporal, acredito que você tenha desenvolvido defesas de adaptação ao seu meio que te levaram a esse quadro. Isso provocou bloqueios energéticos, os quais chamamos couraças, que impedem que a sua energia circule de forma funcional. É necessário que se faça o desbloqueio deste anel através de alguns exercícios de respiração e manipulações corporais como técnica terapêutica e você ficará livre dessa sensação.
Você deve procurar avaliar com médico psiquiatra ou clínico geral, sua condição clínica globall, pois o corpo físico sofre condicionamento decorrente de hábitos de comportamento. E a bulimia traz complicações orgânicas importantes. Você sabia que o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, tem há 10 anos, um belíssimo trabalho intregrado com terapias complementares em modelo de hospital dia? Informe-se na internet sobre este trabalho, que certamente irá esclarecer sua dúvida de forma mais detalhada, segura e encorajadora.
Olá! Me parece ser necessário um acompanhamento multidisciplinar e um empenho significativo seu pela mudança comportamental e, consequentemente, a estabilidade emocional. Se faz necessário uma avaliação clínica porque 17 anos de bulimia pode ter desencadeado algumas consequências físicas que podem intensificar tais sintomas descritos por você. Somado a isso, cabe uma avaliação nutricional para mudança comportamental em relação ao alimento e avaliação psicológica para dar conta do papel do adoecimento em sua vida. Um transtorno alimentar não tratado pode desencadear outros sintomas, como sintomas de ansiedade. Se caso for necessário, alguns dos profissionais descritos acima irá lhe encaminhar para uma avaliação psiquiátrica. Vale a pena você procurar ajuda profissional!!! Boa sorte!
Sugiro que busque avaliação com um pneumologista, pois é fundamental descartar problemas pulmonares e cardiológicos antes de atribuir a falta de ar a transtornos mentais.
Apesar de provavelmente se tratar de um quadro ansioso seria importante você passar em consulta médica para descartar qualquer problema de saúde. Antes pecar pelo excesso que pela falta. Descartado o problema de saúde pode-se pensar em um quadro de ansiedade, sendo então interessante você buscar auxílio com um psiquiatra para um auxílio medicamentoso é uma psicoterapia focada no tratamento da ansiedade e transtorno alimentar. Um nutricionista no caso de transtorno alimentar eh de suma importância, o tratamento tem que ser multiprofissional. Um abraço. Espero ter te ajudado.
Sugiro que realize exames clínicos para descartar qualquer fator físico. Associado a est, seria interessante marcar um psicólogo e nutricionista para trabalhar o transtorno alimentar e possíveis comorbidades.
Você tem que procurar um médico pneumologista primeiro e se for constatada causa emocional, procure um psicólogo porque a ansiedade, pânico, bulimia também causa falta de ar e a psicoterapia é a melhor saída nesse caso.
Boa tarde!

Diante do que você traz é importante que procure o mais breve possível um acompanhamento médico de sua confiança, e que realize os exames clínicos indicados por ele, para descartar qualquer possibilidade de ser um sintoma fisiológico. É importante que você faça um acompanhamento com um psicólogo ou psicanalista para trabalhar as questões emocionais relacionas à bulimia, e juntos vocês irão avaliar se será necessário um acompanhamento psiquiátrico. Espero ter respondido sua pergunta.
Você contou, em sua pergunta, que “ tenho bulimia há 17 anos “. Você foi diagnosticad(o)a por alguém ou em função de conversas e pesquisas você concluiu isso? Você faz algum tipo de acompanhamento dessa tua dificuldade?
Quer tua falta de ar seja consequência de um agravamento da angústia quer seja por alguma condição clínica, é importante que você esteja sendo ouvid(o)a/cuidad(o)a por alguém que saiba olhar para este teu quadro e te ajudar a pensar as possibilidades e tomar as providências necessárias
Sempre que temos sintomas, precisamos descartar antes diagnósticos fisiológicos. Bronquite, asma, pneumonia, outros... Depois disso, procura-se um psicoterapeuta que entenda sua experiência e emoções para que seja feito um diagnóstico nesta área e assim traçar um plano de trabalho com objetivos bem definidos. A técnica que tem sido mais procurada para este caso é a Terapia Cognitivo-Comportamental por seu carácter mais prático e focado. Deve ser um tratamento multifocal, em conjunto com outros profissionais como nutricionista e psiquiatra. Isso ajudará a acelerar o processo de melhora.
Esse sintoma pode ser um sintoma ansioso, que é muito comum em pacientes com Anorexia, mas também pode ser algum problema físico. Oriento que procure seu psiquiatra assistente para discutir essas 2 possibilidades!
Olá! Me parece que você está vivendo um transtorno de ansiedade conjugado à anorexia. Valeria a pena buscar ajuda de um psiquiatra e um psicólogo com quem você possa conversar e compreender melhor o que você está passando.

Caso tenha mais dúvidas ou precise de ajuda, fico às sua disposição.