Tenho compulsão alimentar qual profissional devo procurar?
Dra. Tayná Ramos Terciano
Dra. Tayná Ramos Terciano
Nutricionista
Barueri
Em casos de Transtorno Alimentar (TA), o acompanhamento com profissionais nutricionista e psicólogo são essenciais. Visto que o TA é um problema psico-mental, e que vai além da reeducação alimentar, pois envolve influências emocionais.
O acompanhamento nutricional lhe ajudará a estabelecer novos hábitos e escolhas alimentares, além de propor qualidade de vida e autoestima. Na maioria das vezes a compulsão alimentar está relacionada a ansiedade, problemas na família, serviço, rotina sem descanso, etc... Nestes casos o paciente na tentativa de melhorar suas emoções, consome grandes quantidades de alimentos. O que é um grande problema pois está propício a quadros de sobrepeso e obesidade.

Consiga todas as respostas durante a Telemedicina

Agende uma Telemedicina e pergunte aos especialistas sobre tudo o que precisa sem sair de casa

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maria Eliete Marquez de Oliveira
Maria Eliete Marquez de Oliveira
Nutricionista
São Paulo
A compulsão alimentar , primeiramente deve ser diagnosticada por um medico psiquiatra , segundo o manual de diagnostico DSM lV e a classificação internacional de doenças ,critério de diagnostico CID 10. Porém o tratamento deve ser através de equipe multidisciplinar que compreenda , Psiquiatra , Nutricionista e Psicologo .

 Niliane Maria de Brito Alves
Niliane Maria de Brito Alves
Psicólogo
Salvador
É necessário que você procure a ajuda de um psicólogo e um nutricionista para avaliar melhor o que seria essa compulsão, em muitos casos a compulsão alimentar aparece com a finalidade de suprir algo que nos falta. Fico à disposição!

Eu acredito que um psiquiatra primeiro e um psicoterapeuta. Boa sorte e parabéns por já estar fazendo esse movimento de buscar ajuda.

Normalmente um nutricionista, psicólogo e um psiquiatra resolve esse problemática.

Dra. Ajurymar Santos
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Salvador
Olá! É importante investigar se o que realmente a paciente apresenta é um TA (Transtorno Alimentar) ou uma dinâmica alimentar inadequada favorecida, em muitos casos, pelo padrão cultural e estético, fragilidade emocional, crises familiares e/ou vínculo direto com pessoas que foram modelo de afeto muito preocupadas com o corpo na vida d@ paciente. O psiquiatra juntamente com a psicoterapia e a nutrição farão parte de um movimento de cuidar desse paciente, caso tenha o diagnóstico de TA. Caso o TA nao seja diagnosticado, é importante encaminhar a paciente a uma psicoterapia e nutricionista para sinalizar e ajustar possíveis condutas inadequadas da alimentação sobre as emoções e vice-versa. Abraço

Olá! a compulsão é uma doença crônica, mas que tem controle e aprendizagem para lidar com a mesma. Procure um bom psicoterapeuta cognitivo comportamental e hipnoterapeuta aliado a um bom nutricionista. Paz e Bem!

Dra. Priscila Ligeiro Gonçalves Esper
Dra. Priscila Ligeiro Gonçalves Esper
Nefrologista, Nutrólogo
São Paulo
Na área médica, um(a) Nutrologo(a) é um bom especialista para lhe ajudar. Além disso, o acompanhamento psicológico será tb muito importante

 Daniele Muniz
Daniele Muniz
Psicólogo
Rio de Janeiro
Sugiro um tratamento multidisciplinar com acompanhamento psicológico na abordagem cognitivo-comportamental, de um nutricionista e endocrinologista.
Espero ter ajudado.

Estimado (a) sugiro que você procure ajuda de psicoterapia focada terapia cognitivo-comportamental, médico psiquiatra, nutricionista. Para avaliação é direcionamento no tratamento e contar com equipe multidisciplinar colabora muito para melhores resultados!

Dra. Gianne Teixeira de Mello
Dra. Gianne Teixeira de Mello
Psicólogo, Sexólogo
Biguaçu
Ola,
Essa é a minha principal experiência. Alem de psicologo, você deve procurar um endocrinologista e nutricionista ou nutrólogo.

A disposiçao,

Primeiramente, devo ressaltar que o diagnóstico de compulsão alimentar deve ser realizado por um profissional de saúde, de preferência, um psiquiatra. Compulsão alimentar é diferente de comer muito e para fechar o diagnóstico é necessário atender a alguns critérios definidos no CID 10. Após isto, um psiquiatra e um psicólogo com esp. em Transtornos Alimentares é o mais indicado. Eles irão fazer seu prognóstico e direcionar o tratamento para o momento certo para procurar outros profissionais. Espero ter ajudado!

 Rene Alves Cavalcanti
Rene Alves Cavalcanti
Psicólogo
Guarulhos
Não sei se recebeu esse diagnóstico de um profissional de saúde adequado. Mas esse é um sintoma, que dependendo da gravidade, terá que ser medicado por um psiquiatra, mas terá que tratar as causas desse transtorno, para que possa se libertar da medicação e ter saúde mental de acordo.

 Clayton dos Santos Silva
Clayton dos Santos Silva
Psicanalista, Psicólogo
Limeira
A compulsão alimentar é um transtorno que requer abordagem multidisciplinar, ou seja, para ter o melhor tratamento possível você precisará consultar vários profissionais. Tais como psicólogo, psiquiatra, nutricionista e endocrinologista. Qualquer um desses profissionais irá recomendar também o acompanhamento dos outros se for um bom profissional. Uma vez que você classifica o seu problema já como um transtorno comportamental recomendo que comece procurando um psicólogo. Caso já faça acompanhamento com alguma das especialidades médicas mencionadas também pode ser um bom inicio.

Dra. Milene de Mello
Dra. Milene de Mello
Psiquiatra
Belo Horizonte
Nutricionista é o primeiro. Depois, caso o nutricionista indique, um psicólogo. Se ele avaliar a necessidade, um psiquiatra.

 Maolla Buxbaum
Maolla Buxbaum
Nutricionista
Rio de Janeiro
Sugiro que procure uma terapeuta/psicóloga e um nutricionista, primeiramente para então eles avaliarem seu grau de compulsão.

Especialistas em Transtornos Da Alimentação

Ariane Ruas

Ariane Ruas

Psicólogo

Belo Horizonte

Michelle Aparecida Santos

Michelle Aparecida Santos

Psicólogo

Maringá

Alessandra Napoli

Alessandra Napoli

Psicólogo

São Paulo

André Victor Machado

André Victor Machado

Psicólogo

Curitiba

Fenelon Laba Da Costa

Fenelon Laba Da Costa

Psiquiatra

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Transtornos Da Alimentação

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.