Me sinto muito bem quando estou comendo, mas quando termino vem o arrependimento a tristeza, pensame

26 respostas
Me sinto muito bem quando estou comendo, mas quando termino vem o arrependimento a tristeza, pensamentos negativos e prometo pra mim mesma que no outro dia vai ser diferente, aí no outro dia começa tudo de novo.
Que bom que chegou até aqui, isso indica que parou para refletir sobre algo que não está bem. A compulsão alimentar pode ser causada por alguns fatores. Primeiro procure um médico para descartar causas hormonais por exemplo. Busque uma terapia também pois pode estar relacionado com ansiedade ou alguma frustração ou perda...a terapia trará acolhimento e cuidado e poderá ser trabalhado esta e outras questões. Cuide-se, um abraço!

Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 140

A terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar a sair desta situação e melhorar significativamente a sua relação com a comida.
Ao que me parece você está bem angustiada com este ciclo que não tem fim até o momento, você sente o prazer imediato mas depois vem a frustração de não ter conseguido se segurar com a comida. A longo prazo isto vem te deixando mal. É importante compreender os ganhos e as perdas que você tem tem esse comportamento. Cuidar disso em uma terapia pode ser essencial para seu bem estar. Ter um psicólogo para conversar sobre esse ciclo que não tem te feito bem pode ser muito bom para sua melhora.
Olá, gostaria de saber se os pensamentos acontecem sem que você reproduza algum comportamento de expurgação do alimento ou se está fazendo algo em relação a isso?
Procure o quanto antes uma terapia e de preferência que seja especialista em Transtornos Alimentares, de fato essa é a minha segunda especialização, precisando de ajuda, pode entrar em contato.

Abraço.
Oi, como vai? Como foi construída a sua relação com a comida em tenra idade? Quando você se sente saciada ao acabar de comer, me parece que surge um sentimento de culpa, não é verdade? Você tem evitado se alimentar ou está induzindo vômito após as refeições? Não se permita continuar neste sofrimento! Busque ajuda de um psicólogo que possa lhe ajudar nesta questão. Qualquer coisa, pode entrar em contato. Abraços
Bom dia. Importante encontrar outras coisas prazeirosas não vida. A comida é uma delas. Busque ajuda para identificar seus pensamentos negativos e corrigi-los. Procure um psicólogo cognitivo comportamental para lhe ajudar.
Olá! Busque um tratamento de hipnoterapia, pois ele podera te ajudar a identificar quando foi que seu cerebro entendeu que voce precisa comer para se sentir protegida ou para proteger alguem... entao seu consciente (racional) lhe diz para nao comer, porem seu subconsciente (que quer te proteger) diz que precisa comer p sua proteção ou de alguem... entao, vc fica nessa luta e acaba nao conseguindo sair desse ciclo vicioso. O principal é voce entender quando tudo comecou, quando vc comecou a sentir esses sintomas.
Espero ter ajudado
Em primeiro lugar, não se machuque. Este é seu primeiro compromisso. O que você expõe descreve um mecanismo de compensação que pode ser difícil de ver porque a comida também nos mantém vivos. A comida, assim como em outras situações, passa a "funcionar" como um analgésico, mas não trata a dor que está ali sendo expressa consciente ou inconscientemente. Boa parte das grandes dores e o que as mesmas alavancam permanecem no inconsciente, mas continuam em movimento, influenciando tudo na vida. Ao tratar os traumas via Terapia EMDR e DOR, o fluxo mental volta a fluir e isso, naturalmente, também chega ao corpo. Não ao corpo "instagramável", mas ao corpo sadio e uma relação sadia e grata a este mesmo corpo, afinal, ele é uma ferramenta incrível. "Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar." CS
Um abraço!
Olá, boa tarde. Me parece que você não está conseguindo se relacionar bem com a comida, e consequentemente, com a sua alimentação. Sugiro que você procure um psicólogo para entender melhor o que te levou para essa relação não saudável e comece a tratá-la. A comida ocupa um lugar significativo nas nossas vidas, é muito importante que isso seja funcional e não prejudicial.
Olá! Seria interessante você buscar ajuda profissional para entender melhor sua relação com comida e evitar ou tratar um transtorno alimentar. A comida em alguns momentos assume uma função momentânea de suprir algo desconfortável, gerando um ciclo de prazer e culpa. Procure ajuda profissional. Fico à disposição, um abraço!
Olá! Pelo seu relato você já identificou um ciclo do comer e se sentir arrependida.
Agora precisamos identificar o que acontece antes e depois desses episódios de comer/arrependimento que estão mantendo esses comportamentos.
Como já foi descrito anteriormente, que bom que procurou e refletiu sobre a qeustão. Mas gostaria de acresentar que, se você se sente bem comendo, com o que você tem se arrependido? Importante saber se organicamente você está bem, exames de sangue, tireóide, etc. Ademais, procure um acompanhamento psicológico, pode facilitar este processo se lhe tem provocado sentimentos negativos.
Olá! A primeira coisa que gostaria de pontuar para você por aqui é que, o primeiro passo que é muito importante, foi dado. Parabéns pela decisão que você tomou de procurar por ajuda.
Poderíamos pensar em uma possibilidade ligada a um transtorno alimentar, no entanto, é importante você escolher um profissional que vá te ajudar a identificar qual a raiz do seu problema. Apesar de ser muito parecido com algum tipo de transtorno alimentar, pode ser um indicativo de outra coisa, logo é preciso investigar.
Cuide-se e não tenha medo de procurar ajuda. Grande abraço!
Olá! Imagino o quanto seja difícil passar por isso, obrigada por compartilhar. O ato de comer de fato traz bem-estar, pois ele é um fonte rápida de dopamina, um dos hormonios responsável pela sensação de bem-estar.
Antes de tudo, verifique sua saúde física fazendo acompanhamentos e exames médicos. Também é preciso investigar o que te faz você se sentir culpada, que tipo de crenças aparecem após você comer. Para isso é muito importante que você faça um acompanhamento psicológico para identificar questões que possam estar enraizadas tanto no ato de comer quanto na sensação de culpa. Estou a disposição para maiores dúvidas, caso precise. Um abraço!

Olá, tudo bem?

O ato de se alimentar promove bem-estar ao ser humano, pois essa é uma atividade inerente à nossa existência. Porém, muitas das vezes, diante de determinados estados emocionais, como a tristeza, o estresse, a ansiedade, a euforia, dentre outros, tendemos a ver, no alimento, um refúgio para os sentimentos de mal-estar e/ou uma recompensa nos momentos bons. Chamamos isso de “comer emocional”, quando essa ação não está ligada, necessariamente a uma necessidade fisiológica, e sim, a um estado emocional.
Pelo seu relato, você sente culpa por ter comido, o que não é uma relação saudável com a alimentação. É importante investigar o que te causa esses sentimentos, e saber como é a sua alimentação, para você se sentir culpada por isso. É uma alimentação extremamente calórica e em grandes quantidades, e por isso a culpa? Ou é o medo de comer, mesmo em pequenas quantidades? Todos esses aspectos têm que ser analisados, e é necessária a intervenção de um profissional da Psicologia, em conjunto com um Nutricionista Comportamental, que irão trabalhar suas questões emocionais relacionadas ao comportamento alimentar e relação com a alimentação.

Procure ajuda...Espero que tudo fique bem.

Estou à disposição.

Abraço.
Existe aí algo relacionado à sua relação com o alimento. Muito importante que você possa ser acompanhada por uma equipe multi composta por psicologo, nutricionista e educador físico. De modo que, você possa compreender melhor que relação podera tér com o alimento, bem como, adquirir uma rotina que envolva a prática de exercícios físicos regulares. Assim você poderá exercer um comer mais consciente, obtendo o melhor que o alimento pode lhe oferecer enquanto nutrientes e colocando seu corpo em movimento, para que possa ter uma válvula de descompressão importante para o alívio da sua ansiedade.
A psicanálise pode ajudar a entender os motivos por trás dos seus sentimentos e pensamentos. Ela pode ajudar a identificar as raízes dos seus sentimentos de culpa e tristeza, bem como as razões por trás do seu comportamento alimentar. Ao explorar essas questões, você pode aprender a lidar melhor com elas e encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com a comida. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver uma maior consciência de si mesmo e de seus sentimentos, o que pode ajudar a prevenir o comportamento alimentar compulsivo.
Ola! Um grando passo é procurar ajuda psicologica, e estar aqui e um grande passo.
Precisa estar observando junto a um profissional o quanto e como você se cobra o nivel de exigencia precisa para cumprir com o que você prometeu. Se ouvir nesse processo da alimentação, como o que ea representa para você será um bom caminho.
Estes pensamentos relacionados a alimentação devem ser observados mais atentamente por um profissional para entender como ocorre este ciclo de sentimentos negativos e pensamentos sobre a sua alimentação, desta forma é possível desenvolver formas de ter uma alimentação saudável e que te traga benefícios.
Ola! que bom o primeiro passo certeiro você ja deu é compreender que precisa de ajuda, agora é aproveitar e fazer uma investigação do por que isso esta acontecendo, você pode marcar um médico no qual ira conversar a respeito e pedir para fazer exames nos quais irão avaliar se vc tem alguma desordem hormonal ou vitamínica que possa estar te trazendo essa vontade de comer, e não menos importante é também marcar uma psicoterapia para observar de mais perto a relação emocional que você trás em relação ao ato de comer. a terapia Cognitiva comportamental é eficiente se precisar me coloco a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Psicoterapia vai te ajudar com essa situação.
oi...que bom que está procurando ajuda, Com a Terapia Cognitiva Comportamental conseguimos fazer uma regulação emocional como algumas estratégias para mudança de pensamento e consequentemente haverá a mudança de comportamentos de hábitos alimentares. Me coloco a disposição. Um abraço
A compulsão alimentar é um transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de ingestão excessiva de alimentos, geralmente acompanhados de sentimentos de falta de controle e sofrimento emocional.
Olha, vou escrever aqui alguns conselhos:

Busque Ajuda Profissional:

Consultar um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra especializado em transtornos alimentares, é essencial. Eles podem fornecer avaliação, diagnóstico e tratamento adequado.
Mantenha um Diário Alimentar e Emocional:

Registre os alimentos que você consome e as emoções associadas. Isso pode ajudar a identificar padrões e gatilhos emocionais que desencadeiam episódios de compulsão.
Estabeleça Rotinas de Refeição:

Tente manter horários regulares para as refeições e evite pular refeições. Isso pode ajudar a reduzir a probabilidade de episódios de compulsão alimentar.
Desenvolva Estratégias de Enfrentamento:

Aprenda técnicas de enfrentamento saudáveis para lidar com o estresse e emoções difíceis, como a prática da meditação, respiração profunda ou a busca por atividades relaxantes.
Evite Restrições Extremas:

Evite dietas rigorosas ou restrições alimentares extremas, pois isso pode contribuir para episódios de compulsão. Uma abordagem equilibrada e saudável em relação à alimentação é fundamental.
Procure Apoio Social:

Compartilhe seus desafios com amigos, familiares ou membros de um grupo de apoio. O suporte social pode desempenhar um papel crucial na recuperação.
Fique Atento aos Sinais de Fome e Saciedade:

Aprenda a reconhecer os sinais naturais de fome e saciedade. Comer conscientemente e prestar atenção às sensações de fome e satisfação pode ajudar a evitar excessos.
Trabalhe na Autoestima:

A compulsão alimentar muitas vezes está associada a questões emocionais e baixa autoestima. Trabalhe no fortalecimento da autoestima e na aceitação do corpo.
Estabeleça Objetivos Realistas:

Defina metas realistas e alcançáveis para a mudança de comportamento alimentar. Fazer mudanças graduais pode ser mais eficaz e sustentável.
Esteja Aberto à Terapia:

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente eficaz no tratamento da compulsão alimentar. Este tipo de terapia pode ajudar a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento associados à compulsão.
Lembre-se, é fundamental procurar ajuda profissional para orientação específica e suporte personalizado. O tratamento da compulsão alimentar geralmente requer uma abordagem multidisciplinar, e um profissional de saúde mental pode ajudar a criar um plano de tratamento adequado às necessidades individuais.
Espero ter ajudado e, se precisar de ajuda, sou especialista em transtornos alimentares. Conte comigo!
Olá! Que bom que você tem prazer ao se alimentar. E que pena que este prazer não se mantém depois. Infelizmente, nem tudo depende de nossa força de vontade, nem sempre adianta prometer algo a nós mesmos. Às vezes, pode ser necessário pedir ajuda. Converse com um profissional de saúde da sua confiança.
Oi! Bom que você consegue identificar essa relação com a comida, no entanto somente em psicoterapia é possível identificar esses sentimentos que você descreve após terminar de comer. Sugiro que encontre um psicólogo. fico a disposição. abraço
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 90
Olá!
Sinto muito por estar passando por isso, espero que já tenha encontrado um tratamento pra te ajudar a lidar com isso. Uma coisa que acontece comumente é comermos pra aliviar as sensações desagradáveis de um sentimento, porque comer é prazeroso. Porém depois de comermos, temos uma voz crítica dentro da nossa cabeça que nos julga, pune e as vezes humilha por termos feito isso, o que gera de novo essas sensações desconfortáveis e nos faz querer comer pra aliviar. As vezes isso passa muito pela forma como aprendemos a nos tratar, como falamos com nós mesmo. Treinar a autocompaixão funciona muito bem nesse tipo de caso.
Espero ter ajudado. Fico a disposição.