Tenho dificuldade em processar os alimentos eles ficam como um bolo na minha garganta. Qual seria o medico

12 respostas
Tenho dificuldade em processar os alimentos eles ficam como um bolo na minha garganta. Qual seria o medico e exames específicos?
Concordo que deve investigar com exames com um gastro, uma fonoaudióloga´, e exames gerais mas acredito que seria interessante um acompanhamento psicológico para melhores resultados.

Concordo com o colega no que diz respeito a uma avaliação com fonoaudiólogo, que pode iniciar um tratamento e/ou direcionar para um outro especialista. No entanto, quando você se refere a um "bolo na garganta", talvez possa ser um "pedido do corpo" pela busca de um espaço livre de julgamentos para que você possa falar, para tentar retirar esse bolo da garganta.Caso vc se reconheça nisso, procure ajuda psicológica. Um bom profissional poderá te orientar nesse processo. Espero ter te ajudado. Estou à disposição!
Há no mínimo duas possibilidades. Uma é ser uma causa orgânica e então sugiro que procures por gastroenterologista. Por outro lado pode também ser um sintoma psicossomático e eu aposto mais nessa possibilidade já que tua queixa esta sendo feita aqui, num espaço onde o psiquismo é o foco de cuidado.

Marque ambos especialistas se for o caso. O que deves evitar é te manter em sofrimento sem identificar a causa!

Abraço!
Penso que sua descrição é um tanto quanto geral. Há diversas questões que podem ser mais exploradas. Você mastiga bem os alimentos? Sua alimentação é balanceada? Ingere uma boa quantidade de líquidos ao longo do dia? Come com pressa? Sente como se a comida voltasse ou como se ela não descesse? Além do "bolo na garganta" sente outros sintomas corporais? Dependendo de suas respostas diferentes profissionais podem ser indicados. Se você se sentir angustiado (a), irritado(a), como se estivesse sempre com pressa e com muitas coisas por fazer, um psicólogo pode ser uma boa indicação. Em muitos casos o que não consegue ser simbolizado aparece no corpo.
Olá! Por sua descrição inicial eu indicaria um gastroenterologista, responsável por todo trato digestório(desde a boca). Em alguns casos mais severos de refluxo, esse sintoma é comum e assim sendo, ou para outras doenças do aparelho digestivo, um gastro poderá lhe auxiliar com medicação ou até mesmo cirurgias em casos mais graves.
Espero ter ajudado! Boa sorte!
Recomendo avaliação com fonoaudiólogo, verificar hipotese de disfagia.
Procure um gastro (que é o responsável por todo trato digestivo). Sugiro que se prepare para a consulta:anote no celular ou faça uma lista das suas perguntas para aproveitar bem a consulta e, no dia, não se esquecer de algo. Tenha em mente mais ou menos quando esse sintoma começou e reporte ao médico todos os sintomas para que o médico tenha mais informações. Depois, feito os exames, consulte um psicólogo. Boa sorte!
Ola! E importante passar por uma avaliação com um psiquiatra e realizar a psicoterapia. Não existe um exame específico para diagnosticar um transtorno alimentar. Abraço
Ola, sugiro inicialmente que busque um gastroenterologista, para investigação mais física e biológica. Caso necessário, o mesmo te encaminhará para uma fonoaudiologo Porém, na inexistência de algum problema orgânico e se esses bolo diz respeito a questões emocionais, como por exemplo dificuldades de digerir certas coisas em sua vida, sugiro a procura de psicologo. Abraços
Inicialmente acho de suma importância que você procure um Gastroenterologista e faça os exames necessários para que se possa chegar a um diagnóstico, encontrando ou descartando uma doença orgânica.
Também sugiro que você procure um psicólogo, pois fatores de fundo emocional podem contribuir para os sintomas citados por você.
Boa sorte!
Acredito que inicialmente é necessária a ida ao gastroenterologista para verificar através de exames indicados pelo médico se existe uma doença Orgânica. Caso depois de realizado o diagnóstico o médico não descobrir nenhuma patologia sugiro a ida ao psicólogo para que através dos atendimentos Seja averiguado se existe uma dificuldade de ordem emocional que esteja ocasionando a sintomatologia citada no relato.
Este é um problema que precisa ser tratado com um especialista gastro e se não tiver nada orgânico, pode se tratar de um transtorno alimentar ou uma ansiedade, bem como um sintoma de algum distúrbio emocional, como traumas da primeira infância; a não aceitação de ter sido desmamada, se é que foi amamentada pela mãe, são muitos os possíveis motivos, mas é preciso saber qual é, para um tratamento eficaz. Se não quiser procurar um médico, busque um psicólogo experiente, com uma boa escuta, que poderá te ajudar, até mesmo te indicar o profissional adequado à sua necessidade.