Tenho síndrome do Pânico e ontem iniciei um tratamento com um novo remédio manipulado qure contém

7 respostas
Tenho síndrome do Pânico e ontem iniciei um tratamento com um novo remédio manipulado qure contém sertralina e trazodone. Como estava muito ansiosa, ontem à noite tomei uma cápsula deste composto e um comprimido de rivotril 0.5 mg. Hoje acordei com uma dor de cabeça terrível e com tontura. É normal?
 Edith Vieira Carneiro Andrade
Psicólogo
Nova Iguaçu
Olá. Infelizmente estes efeitos adversos podem ocorrer no início do tratamento com este tipo de medicamento. Aguarde um pouco para ver se param de ocorrer. Caso persistam volte ao seu médico e peça para rever a medicação. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fabio Armentano
Psiquiatra
São Paulo
Bom da!

O início do tratamento tende a ser um pouco mais conturbado em alguns casos, em especial aqueles permeados por sintomas de ansiedade como é o caso do Transtorno de Pânico, podendo até mesmo haver alguma piora inicial nos primeiros 10-15 dias.
Em sua pergunta você não deixa claro se já costumava fazer uso do Rivotril anteriormente, porém a situação que aparentemente temos em seu relato é a de início de 03 medicações novas concomitantemente.
Qualquer uma das substâncias podem desencadear cefaléia e tontura, em especial o rivotril e trazodona que são mais sedativos.
De qualquer forma, existem algumas medidas que podem ser tomadas para que esta fase do tratamento seja um pouco mais simples, cabe voltar a conversar com seu psiquiatra.
Abraços!
Bom dia!
No início do tratamento medicamentoso pode sim ocorrer alguns efeitos colaterais.Você deve observar por pelo menos duas semana se os sintomas continuam ou não. Se caso persistirem converse novamente com seu médico. Durante esse tratamento é importante também a busca de um psicólogo (cognitivo-comportamental) para juntamente com o tratamento medicamentoso trabalhar seus pensamentos, suas crenças a fim de modificar seu comportamento que seria manifestar o pânico.

Espero ter ajudado.
 Carolina Viana Dutra
Psicólogo
Fortaleza
Olá, o remédio surge como um comportamento de segurança para a pessoa ansiosa, que evita sentir os sintomas desagradáveis de uma crise de pânico. Como você não disse há quanto tempo está tomando os remédios eles podem ter efeitos colaterais indesejáveis sim. Procure orientação do médico e comece uma terapia para trabalhar estes pensamentos ansiosos. Um abraço.
 Mariana Pavani
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
Efeitos colaterais são comuns no início da administração destas medicações. Contudo acho que cabe refletir as suas expectativas sobre o remédio, julgando talvez que seu problema será extinto, o que não ocorre.
As angustias serão amenizadas, contudo o pânico querer um tratamento psicológico. É importante que o não-dito, que tanto ecoa dentro de você, possa ser dito na sessão. Talvez você busque um amparo nos remédios que eles não conseguem lhe dar. Eles amenizam mas talvez você busque uma segurança maior, pois se sente desamparado
Pense nisso. Busque a terapia.
 Rita K  A  Costa
Psicólogo
São Paulo
Sugiro que você consulte o psiquiatra que está acompanhando seu caso.
Ele é o melhor profissional, neste momento, para te orientar, considerando que conhece as especificidades dos seus sintomas.
Grande abraço
 Anelise Mira
Psicólogo
Curitiba
Olá!
É normal quando o paciente inicia tratamento medicamentoso que tenha efeitos colaterais.
Mas claro, se os sintomas persistirem é necessário entrar em contato com seu médico.
Desejo melhoras

Att

Anelise Mira

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Marcy Harrouche

Marcy Harrouche

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Marilia Sandin Barbosa

Marilia Sandin Barbosa

Psicólogo

Americana

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 155 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.