Tenho um amigo que já teve depressão e parece que está deprimido novamente, mas não quer procurar

10 respostas
Tenho um amigo que já teve depressão e parece que está deprimido novamente, mas não quer procurar ajuda e diz querer ficar distante de todos.
Se eu ou alguém da família procurar um especialista podemos achar uma forma de ajudar?
Importante mostrar-lhe os benefícios da ajuda profissional, mas também é importante acolher o sofrimento dele, respeitar o momento em que ele queira ficar sozinho, e manter-se por perto, estando à disposição quando ele precisar ou procurar. Essa sensação de que se tem apoio da família e amigos fará ele sentir menos desalento e desespero diante da vida.

O apoio nesse tipo de caso à família é tão importante quanto ao paciente. Se faz necessário o apoio de um profissional, de preferência um psicólogo, que oriente a família para acolher esse tipo de demanda. A fora isso, é esperar que o sujeito procure ajuda, estar atento as demandas e as questões levantadas e facilitar o processo de recuperação.
O paciente precisa querer se tratar. E para que essa vontade de manifeste mesmo que ainda de forma pequena, é importantíssimo que familiares e amigos se façam presentes, demonstrem preocupação, o acompanhem, visando que em algum momento menos intenso da depressão, se consiga encaminhá-lo à luz da terapia.
Um tratamento só tem efetividade quando a pessoa quer ser tratada. Para os que estão de fora é sempre sofrível ver uma pessoa querida passando por problemas sem procurar ajuda. O que se pode fazer é conversar e mostrar a importância de um bom tratamento para que a pessoa tenha uma vida mais leve e feliz.
Sugiro que neste caso você ou um familiar mais próximo marque uma consulta com um especialista e explique o caso em detalhes. Desta forma, o profissional pode orientá-los como proceder e ajudar seu amigo de enforma indireta até ele se sentir motivado para buscar atendimento.
Olá. Nesse momento é importante ser empático com seu amigo, respeitando o tempo dele mas ao mesmo tempo demostrando o quanto você se preocupa com ele e quanto está disposto a lhe ajudar, mostrando que existem profissionais dos quais ele pode procurar e que irão lhe ajudar nesse momento. A insistência não é muito indicada, pois assim a pessoa pode achar que estão pressionando e acabam por resistirem ao tratamento. Fico a disposição!
Olá!! A pessoa somente consegue ser ajudada quando o desejo vem dela, como ele disse que não quer ajuda agora indico que vocês respeitem sua decisão, porém fiquem sempre monitorando como ele está, dando apoio e principalmente afeto, é muito importante que ele se sinta amado para que perceba que sua vida tem sentido pois tem muitas pessoas que o cercam preocupados com ele.
Olá! Com certeza. A ajuda de amigos e familiares nestas situações é de extrema importância. O indivíduo em questão deve sentir que está acolhido e de alguma forma protegido por aqueles que o rodeiam, isso ajuda muito em todo o processo pelo qual ele está passando e irá passar. É fundamental manter-se por perto e acompanhá-lo.
O fato dele não querer ajuda é um sintoma comum, e isso deve ser respeitado, de forma de que não seja uma imposição, mas sim, um incentivo à busca por um profissional para auxiliá-lo com a doença. A Depressão é uma doença séria e intensa, o ideal é que a pessoa inicie uma psicoterapia com um(a) psicólogo(a) e faça uma consulta com psiquiatra, pois muitas vezes se faz necessário o uso de medicamento.
Você pode receber orientações de como lidar com essa situação, no entanto, o desejo de melhora e mudança precisa vir da pessoa para que o tratamento seja eficiente.
Ola,
considero importante que se respeite o tempo dele de procurar tratamento, mas também é de grande auxílio que as pessoas ao seu redor demonstrem que se importam com ele, promovendo um suporte e indicando que um tratamento poderia lhe ajudar. Contudo, é necessário ter em mente que oferecer um suporte e sugerir a busca de auxílio profissional é diferente de pressioná lo a se tratar.
Espero ter podido ajudar.