Tenho um irmão com esquizofrenia ele não quer tomar o remédio, mesmo a gente tentando colocar na comida

13 respostas
Tenho um irmão com esquizofrenia ele não quer tomar o remédio, mesmo a gente tentando colocar na comida ou suco(ele parou de comer a noite, percebeu que estávamos colocando o remédio), então o que fazer para ele se medicar? Pois ele anda em crise, acha que os outros estão com demônios.
O paciente esquizofrênico que sofre com delírios de perseguição pode sim rejeitar os medicamentos, e é possível que o próprio medicamento seja assunto do delírio. O delírio dele pode lhe dizer que o remédio lhe fará mal. Nesse caso eu sugiro que seja procurado um psicólogo experiente no quadro psicótico. A partir dessa relação com o psicólogo experiente no assunto, o paciente pode ser persuadido a seguir com a medicação. Mas friso que é preciso ser um psicólogo que lide com esse quadro. Boa sorte!

Olá, nesse caso penso que a internação
pode ser um meio para ajudar seu irmão,
restaurar a saúde mental e resolver o problema
da administração da medicação.

Att, Renata Freitas
A esquizofrenia atinge a capacidade de discernimento dos indivíduos, impedindo que os mesmos tenham o juízo crítico da realidade preservado em períodos psicóticos. Muitas vezes enfrentamos a resistência do próprio paciente em aceitar o tratamento o que pode colocá-lo em risco assim como a terceiros.
Quando há falha do tratamento ambulatorial, existe a opção de que o paciente faça seguimento supervisionado intensivo nas modalidades de semi-internação ou internação integral onde há equipe profissional preparada para lidar com tais adversidades até haver controle do quadro psicótico e aceitação pelo mesmo do tratamento ambulatorial.
Existem medicações antipsicóticas injetáveis que podem ser administradas na recusa de tomada e que auxiliam aqueles pacientes com maior dificuldade de adesão.
Em todas estas situações é importante conversar com o médico que acompanha seu irmão, explicar das dificuldades familiares para que o melhor tratamento seja oferecido a ele.
Esta resposta dependo do nível cognitivo dele e de como ele entende sua doença, por não ter uma única resposta, recomendo que o médico que o está acompanhando seja contatado e faça parte da solução. Uma resposta virtual sem conhecer detalhes deste paciente, seu ambiente, histórico de vida e familiares próximos poderá induzi-los a piorar ainda mais a situação. Não acredito que uma estratégia de engodo ou que o force a tomar os remédios possa ter efeito duradouro.
Retornar ao médico que o está tratando pode ser a melhor solução no momento.
Quando a família já utilizou todos os recursos disponíveis sem êxito recomendo a internação temporária.

Seria o tempo necessário para regularizar o fluxo dos medicamentos a serem ministrados bem como acompanhamento Psicoterapêutico.

Após alta manter os medicamentos e a Psicoterapia com profissional especializado.

Abraços.
Natália
Boa tarde,

Acredito que mesmo sendo um paciente esquizofrênico, o paciente deve ser respeitado no seu desejo. Além disso, não raro, reduzem as possibilidades de estabilização dessa classe de pacientes apenas com medicação. Acredito que deva ser oferecida outras formas de tratamento não-medicamentoso que considere o paciente enquanto sujeito. E secretariar o paciente para a sua estabilização, que passa por uma organização do ambiente externo para que facilite o interno, além disso é interessante ser bastante concreto na fala para que ele não se estabilize. Se do um caso de difícil manejo, oriento que a família com o paciente procure um profissional psicanalista para conduzir o caso e orientar a família.
Att
Danilo Cruz
Psicanalista
Se ele diz que acha que você são demônios, a primeira coisa é fazer de tudo para não parecer como demônios.

A pessoa que delira normalmente deixa entender que se acha perseguida. É o caso do seu irmão.

Procurem entender o motivo da perseguição. Ele não está na situação atual. Ele é da infância e pode ser difícil de se entender ou até impossível.

É essencial entender que ele está se defendendo. Não é útil ter medo dele (claro que se a cena já se desenvolveu mal, protejam-se). Internar não resolve nada. Só alivia os familiares no momento.

Recomendo vocês participarem num grupo de auto-ajuda de familiares de pessoas esquizofrênicas, que existem em muitas cidades. Ou começarem um grupo assim, talvez com a ajuda de um CAPS.

Informem-se sobre esquizofrenia. É um assunto muito polêmico. Não é simples. Se vocês amam o seu irmão, lhe devem este esforço. Vai reduzir o seu medo e melhorar o clima em casa. Quem sabe, de repente ele surta menos frequentemente.

Boa sorte!
Acho muito delicado falarmos sobre internação sem conhecimento do caso, é necessário que se tenha um acompanhamento Psiquiátrico, que este deva ser comunicado sobre a recusa do paciente, é normal que haja neste quadro o pensamento persecutório e ele como defesa, recuse a medicação se sentindo ameaçado. Assim como também é importante a medicação para cessar os delírios. Por isto é importante informar o caso ao psiquiatra que acompanha este caso, se não houver, que seja providenciado, assim como um psicanalista que trabalhe com casos clínicos como o de seu irmão. A internação se realmente for necessária o Psiquiatra irá orientá-la. Procure também terapia para a família para que possam melhor se estruturar e ajudá-lo. Com o tratamento correto ele terá uma grande melhora na sua qualidade de vida e a família também.
Creio que o mais importante é ter a supervisão frequente de psiquiatra e psicólogo, os quais poderão atuar para o encaminhamento do indivíduo a serviços que possam facilitar o dia-a-dia da pessoa acometida de esquizofrenia. Assim, recomendo procurar o médico responsável pelo sujeito, para que este indique tais possibilidades de encaminhamento.
Procure o psiquiatra que o atenda para colocar a par sobre isso, ele faz acompanhamento psicoterapêutico? caso positivo converse com psicólogo, pode ver atendimento no caps que são de suma importância no tratamento.
Infelizmente, o paciente deverá entender que somente com a utilização do remédio terá segurança em viver. Então, nesse caso, a internação seria uma das soluções. É uma prova difícil em que o paciente dará mais valor a sua liberdade. Tomando o remédio regularmente terá como ir e vir com segurança.
É muito comum uma pessoa com quadro de esquizofrênia se recusar a tomar medicação. Um acompanhamento psiquiátrico é de fundamental importância. Não fiquem sozinhos nessa tomada de decisão. Como disse o colega Alaor Carlos de Oliveira Neto, medicações injetáveis podem ser a solução. Ele precisa da medicação para fazer cessar os delírios, se não pode se tornar perigoso para família e para si mesmo. Um bom psiquiatra pode ajudá-los na melhor conduta.
Quando paciente está em crise, sem dúvida a indicação é encaminhá-lo para uma avaliação médica (psiquiatria) e este irá passar conduta da internação.
Até porque ele está com sintomas psicóticos comprometendo a qualidade de vida e a eficácia do tratamento da esquizofrenia depende muito da adesão do paciente a medicação.