Tenho uma doença autoimune chamada amiloidose e desde que apareceu, venho sofrendo com ansiedade que

10 respostas
Tenho uma doença autoimune chamada amiloidose e desde que apareceu, venho sofrendo com ansiedade que piorou depois de uma crise no meu relacionamento e com o decorrer da faculdade. Estou sem animo pra fazer nada e com dificuldade de concentração. Pode estar relacionado com depressão?
Olá,

Pelo seu breve relato, você evidencia que há um sofrimento importante no momento. A dificuldade de concentração pode estar relacionada com os traços de ansiedade relatados e um eventual quadro depressivo poderá ser confirmado ou descartado por um profissional de psiquiatria. No entanto, para além de tal diagnóstico ou em paralelo a este, e junto com o tratamento médico de sua doença autoimune, me parece importante considerar a possibilidade de buscar um auxílio psicológico para que tenha um espaço em que possa ser escutado em seu sofrimento

Toda mudança em nova vida seja ela externa ou interna causa angustias e sofrimento e claro quando essa mudança esta relacionada a uma doença a tendência é um aumento significativo deste sofrimento, podendo sim levar a um quadro depressivo ou mesmo ansiedade generalizada... Diante de seu relato seria importante você procurar por um psiquiatra que poderá melhor diagnostica-lo e também um psicologo para ajudar a lidar com essas angustias e sofrimento.
Pelo que informa, a doença autoimune é o evento desencadear dos sintomas ansiosos e depressivos. O diagnóstico específico cabe a um profissional de saúde mental (Psicóloga ou Psiquiatra), a intensidade dos sintomas pode indicar a necessidade de medicação ou não (feita por psiquiatras). Tudo indica para um quadro reativo, de um sofrimento e angústia por causa da doença autoimune. Eu indico a psicoterapia para acolher seu sofrimento. Muitos sentimentos estão latententes e confusos. Um diagnóstico pode causar isso, muitas vezes as pessoas tem medo dos diagnósticos e produzem sintomas ansiosos e depressivos por reação a essa novidade que ameaça.
Você relata várias situações, o que indica que você deve buscar ajuda de um psicólogo da psicossomática, uma vez que as doenças auto-imunes, ansiedade e depressão são desencadeadas por eventos de stress.
Este profissional poderá ajudá-la!
Boa sorte.
Espero que tenha um psicólogo para ajudar a solucionar as causas que geram o estresse e que faz com que o sistema imunológico não funcione. E que encontre muita tranquilidade e paz (segredo para se ter saúde) e consiga viver um dia de cada vez confiando na nossa interioridade que sempre atrai o melhor quando estamos mais otimistas.
Boa sorte.
Olá, não dá para saber só por este relato. Sugiro que procure um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo com você. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
O que vc diz brevemente não é suficiente para lhe dizer nada ainda, é necessário uma conversa mais longa pois qualquer coisa que lhe diga pode trazer mais angustia o que não ira lhe ajudar.
Att.
Eduardo
Sim, a falta de concentração e até de memória pode se dar em função de um quadro depressivo ou ansioso. Além disso você relata estar passando por uma série de mudanças significativas de vida (diagnóstico, relacionamento etc). É muito importante buscar a ajuda de um psicólogo que possa te acolher nessa angústia e te ajudar a trabalhar sua dinâmica. A perda do self saudável gera muita dificuldade, mas é possível reconstruir a vida após um diagnóstico.
Sim pode estar relacionada a depressão, "sem animo para fazer nada dificuldade de concentração" dentre outros sintomas que estão relacionados ao diagnostico de depressão. Pense na possibilidade de fazer terapia. Espero ter ajudado!
De acordo com seu breve relato, pode ser sim características de uma depressão. Consulte um médico para que ele análise a necessidade de uma medicação, e será de suma importância que vc procure tbm um psicólogo para lidar com toda essa mudança na sua vida e tbm com esse turbilhão de sentimentos.