tenho uma filha de 17 anos,ultimamente tenho me preocupado muito com ela,porque vive quieta calada,e

9 respostas
tenho uma filha de 17 anos,ultimamente tenho me preocupado muito com ela,porque vive quieta calada,e triste.Pode considerar um caso depressivo ?
Olá, quando algum ente querido nosso, passa por algum problema, nos preocupamos. Assim, se a sua filha mudou de comportamento, é porque algo está acontecendo, o que não quer dizer que seja uma depressão. Nesse sentido, é mais importante observar a frequência que os sintomas ocorrem e o que os ocasiona, do que observá-los simplesmente. Um psicólogo poderá efetuar uma avaliação mais precisa, ajudando a sua filha a entender e lidar com seus dilemas e suas dores, sendo que se for necessário o mesmo efetuará os devidos encaminhamentos.

Ola! Toda alteração de comportamento que resulte em sofrimento clinicamente significativo e prejuízo no funcionamento social, familiar, profissional ou em outras áreas importantes do indivíduo devem ser melhor analisadas por profissional capacitado para diagnóstico precoce e tratamento adequado. Sintomas como os relatados de tristeza e isolamento estão presentes no caso de transtorno depressivo, assim como perda significativa de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades, perda ou ganho significativo de peso de forma não intencional, insônia ou hipersonia, agitação ou retardo psicomotor, fadiga ou perda de energia, sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada, diminuição da capacidade de concentrar e tomar decisões, pensamento recorrente de morte. Portanto, é necessário avaliação mais completa. Sugiro procurar a ajuda de um especialista. Coloco-me a disposiçã
Boa tarde
Parece justa sua preocupação, considerando que esse sentimentos ou comportamentos não seriam esperados quando a vida transcorre naturalmente. Tristeza e isolamento pode estar sinalizando que algo não está bem.
Pensaria ser muito importante buscar uma avaliação da parte emocional e com possibilidade de melhora buscando a Psicoterapia, que também vai avaliar sinais ou necessidade de outras avaliações, por exemplo da parte orgânica. Super recomendo para essa situação a Psicoterapia.
Fico a disposição.
Sim sim parece ser depressão. Mas também pode estar sofrendo de alguma doença física. Falta de alguns nutrientes importantes pode ocasionar isso também. Faça uma boa avaliação clínica para eliminar causas físicas. Se tudo estiver bem, faça uma avaliação psicológica e inicie uma psicoterapia .
Olá entendo sua preocupação, pode ser depressão, mas não consigo afirmar, já que vc enviou pouco material, para apreciação, assim sugiro que você além de conversar com ela, sobre sua mudança de comportamento, busque ajuda Psicológica para um diagnóstico.
Normalmente o falar com um profissional ajuda muito.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Vejo que você percebeu mudanças no humor e no comportamento de sua filha e isso é de grande valia. A fase da adolescência traz bastante questões sensíveis, como: responsabilidade nas escolhas para o futuro, mudanças hormonais, mudanças no corpo, socialização, crises de autoestima, etc. Vale no momento o seu esforço de entender pelo que ela está passando, mostrar-se interessada em ajudá-la para que assim veja se é uma tristeza prolongada por algum motivo, ou se é um estado contínuo. A ajuda psicológica será um diferencial na melhora de sua filha, pois a ajudará a lidar tanto com a tristeza quanto com a depressão. Nesta fase da vida é preciso cuidar do equilíbrio emocional para que não apareça transtornos limitantes.
Ola. Que bonito mãe! Estar sempre atento aos comportamentos dos filhos. Se tem notado algo de diferente, vale a pena investigar. Pode não ser uma depressão, mas merece atenção e cuidados. É um indicador de que algo não está bem. Se for o caso, busque ajuda de um profissional .
Seria interessante levá-la a um psicólogo para que, através de um tratamento, possa se chegar a um diagnóstico.
Olá, não é possível dar um diagnostico de depressão ou qualquer outro, pense na possibilidade de conversar com sua filha sobre sua preocupação com ela e o que ela acha de ir a um psicólogo. Espero ter ajudado.