Tive um relacionamento que o homem me humilhava muito e me fazia pensar que todo mundo era melhor qu

14 respostas
Tive um relacionamento que o homem me humilhava muito e me fazia pensar que todo mundo era melhor que eu. E hj em dia eu não consigo me relacionar com ninguém pq tudo que o outro diz eu acho que está menosprezando e assim eu me afasto. Fora que a primeira discussão que tive com a primeira pessoa que fiquei depois dele,tive um ataque de pânico. E quando vejo esse ex que me fez mal,tenho vontades de vomitar e sinto muito medo. Como posso resolver isso para poder me relacionar com outras pessoas sem achar que elas querem me humilhar?
Olá, boa tarde! Pela forma como você escreveu, parece que há muitas questões a serem trabalhadas sobre esse antigo relacionamento e os impactos que ele tem no seu contexto atual. Tais vivências podem ter sido traumáticas para você, de modo que seria importante dispor de um espaço profissional para falar sobre elas, elaborá-las. Ao entender melhor o que aconteceu nesse relacionamento anterior, talvez você poderá encontrar outras saídas para lidar com as questões do presente. Uma análise/psicoterapia pode te auxiliar nesse processo. Espero ter ajudado, fico à disposição.

Relacionamentos abusivos são traumáticos e é comum que as vítimas de abuso experimentem sentimentos avassaladores de angústia, medo e desamparo como resultado do trauma.
Sair de um relacionamento abusivo é o primeiro passo para viver uma vida feliz e saudável. No entanto, apenas só finalizar a relação não removerá as feridas deixadas pelo tempo que passaram juntos. Porém, infelizmente, vc poderá ter dificuldades para iniciar novos relacionamentos ou ter dificuldade em confiar novamente nas pessoas.
Fazer terapia depois de um relacionamento abusivo o ajudará a superar as inseguranças, a baixa autoestima e quaisquer sentimentos de vergonha, medo, culpa, ansiedade e confusão que possa estar sentindo.
O psicóloga ajudará a fornecer apoio extra quando você precisar, a estabelecer relacionamentos mais saudáveis no futuro.
Caso tenha interesse, trabalho com Terapia focada em Rupturas Amorosas, atendo demandas de términos, separação e divórcio.
Olá! Espero que esteja bem.
Pelo seu relato, é possível que, como você vivenciou um relacionamento abusivo emocionalmente, isso gerou sequelas emocionais. Uma relação abusiva pode gerar traumas e causar hipersensibilidade emocional em alguns contextos devido ao grande estresse vivido na relação. Isso prejudica diretamente um novo relacionamento, e conforme você relatou que ao ver o ex teve uma crise de pânico, isso mostra como há consequências emocionais advindas desta relação que precisa ser tratado.
A principal indicação é você fazer um tratamento com psicólogo para tratar esta desregulação emocional, elaborar/tratar as feridas do antigo relacionamento e assim, conseguir se relacionar novamente e viver uma vida que vale a pena ser vivida.
Olá! Experiências intensamente dolorosas costumam deixar marcas muito profundas em nós. Por conta disso, mesmo que a fonte primária do sofrimento seja extinta, suas consequências internalizadas - diante de tudo daquilo que foi experimentado - permanecem. E são esses restos, essas reminiscências que, frequentemente, nos angustiam quando estamos diante de algo que nos pareça ameaçador. Pelo seu relato, isso retorna quando você está diante da possibilidade de uma nova vinculação significativa. Nesse sentido, olhar para a sua história, acolhendo com delicadeza todos os seus receios, para progressivamente poder transformá-los poderia ser algo muito positivo. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Você não precisa passar por isso sozinha!
Olá! Ao longo de nossas vidas, vamos sendo marcados por experências vividas com outras pessoas. Conforme você escreveu, esse relacionamento deixou marcas na sua vida e isso é muito comum, mas cada sujeito irá reagir de uma forma a determinados acontecimentos. Se você tiver a oportunidade de buscar um profissional para falar sobre essas questões que te angustiam, será um grande passo. Ter um momento, um espaço de escuta profisisonal só seu, para você falar o que quiser, pode ser um caminho muito interessante para a longo prazo você poder lidar de outra forma com o que te incomoda hoje.
Olá! Relacionamentos abusivos trazem muitas consequências, mesmo que não tenha existido violência física, a violência emocional muitas vezes é até pior. Logo, todo o seu relato demonstra que as consequências ainda permanecem em sua vida. Sugiro que comece a terapia o quanto antes, para que possa criar mecanismos de enfretamento e consiga viver sem que seus traumas sejam o ponto central em sua vida.
Olá!! Esse antigo relacionamento foi intenso para você, pode sim ter deixado marcas. Você não comentou como entendeu essa experiência com esse ex, mas pelo que comentou seria considerado relacionamento abusivo, com violência psicológica envolvida. O simples fato de nomear essas experiências podem ajudar a entender como prosseguir, mas se dê tempo para voltar a sentir maior segurança nos relacionamentos que se seguirem. Não se apresse em se relacionar com outras pessoas e nem "voltar ao normal". Cada um terá seu tempo para reaprender a confiar e a ter mais segurança em si mesmo. Hoje, você tem maiores condições de perceber certos indícios de um relacionamento abusivo e pode sempre ter ajuda, seja de pessoas próximas (caso seja uma possibilidade) ou até de algum profissional se sentir que precisa. Fico à disposição e sinto muito que tenha passado por tudo isso, espero que consiga aos poucos se sentir bem e transformar a dor em experiência e força.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Diante de seu relato, sugiro que procure um psicólogo para ajudar nesse processo. Há pensamentos distorcidos, crenças, que devem ser trabalhadas para que possa ver relacionamentos de outra forma. Como também trabalhar sua autoestima e assertividade para que consiga se posicionar de forma a não aceitar os abusos.
Olá! Muito triste seu relato, um relacionamento abusivo pode deixar marcas inimagináveis, sempre tem muito trabalho a ser feito, e o mais recomendável é você buscar uma ajuda psicológica, onde vc possa ter um espaço para elaborar isso.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do transtorno de estresse pós-traumático - R$ 170
Compreendo a dor e a dificuldade que você está enfrentando. Primeiramente, quero reconhecer sua coragem por compartilhar esses sentimentos e experiências. A abordagem Rogeriana (ACP) valoriza a empatia, a autenticidade e a aceitação incondicional, e é com essa perspectiva que gostaria de responder.

Você não está sozinha. Muitas pessoas passam por situações dolorosas em relacionamentos e carregam cicatrizes emocionais. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-la a lidar com esses sentimentos:

Autoconsciência: Reconheça que essas emoções são normais após um relacionamento abusivo. É importante validar seus sentimentos e permitir-se sentir o que precisa sentir.

Autoestima: Lembre-se de que você é valiosa e merece ser tratada com respeito. O que seu ex-parceiro disse não define sua verdadeira essência.

Autoaceitação: Aceite suas reações emocionais, como o medo e o desejo de vomitar ao ver seu ex. Essas respostas são naturais, mas não precisam controlar sua vida.

Autocuidado: Priorize seu bem-estar emocional. Considere buscar apoio profissional, como terapia individual ou grupos de apoio, para processar essas emoções e desenvolver estratégias saudáveis para se relacionar com os outros.

Comunicação Assertiva: Pratique expressar suas necessidades e limites de forma clara e respeitosa. Nem todos querem humilhá-la, e aprender a confiar novamente requer tempo.

Mindfulness: Aprenda técnicas de atenção plena para gerenciar ataques de pânico e reduzir a ansiedade ao encontrar seu ex-parceiro.

Perdão (para si mesma): Perdoe-se por qualquer autocrítica ou autossabotagem. Você merece amor e conexões saudáveis.

Lembre-se de que o processo de cura é gradual, mas é possível construir relacionamentos mais positivos no futuro. Seu bem-estar é importante, e você merece ser feliz.
Olá. Sinto muito que tenha passado por isso. Me parece que essa situação mexeu muito com a sua autoestima. Entendo que esses sintomas são coerentes com um passado abusivo, e estejam afetando seus relacionamentos atuais. Em situações como essa, é comum que ao se colocar em situações semelhantes, aonde você sente que pode estar vulnerável e pode ser ferida novamente, você entre em comportamentos de esquiva. O afastamento pode ser um alívio temporário a uma sensação de desconforto provocada por comentários atuais que você associa a comentários do passado. O problema é que a falta de exposição também te impede de construir vínculos emocionais com pessoas que são importantes para você. Será crucial para você iniciar um acompamento psicoterapêutico para fortalecer os seus vinculos e trabalhar estes aspectos do seu passado.
Olá! É compreensível que você esteja passando por dificuldades em relacionamentos devido a experiências passadas traumáticas. A terapia com em traumas e relacionamentos abusivos pode ser extremamente útil para ajudá-lo a superar esses desafios. Trabalhar em terapia pode ajudá-lo a reconstruir sua autoestima, entender padrões de pensamento negativos e desenvolver estratégias para confiar e se relacionar de forma saudável com os outros. É importante cuidar do seu bem-estar emocional e buscar ajuda para lidar com os efeitos desse relacionamento passado. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Buscar a Psicoterapia com certeza é o melhor caminho para você elaborar as questões traumáticas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá, como vai? É compreensível que você enfrente dificuldades no relacionamento com outras pessoas devido às experiências traumáticas que teve em relacionamentos passados. O abuso emocional e a humilhação que você sofreu podem ter deixado cicatrizes emocionais profundas, afetando sua autoestima, confiança e habilidades interpessoais. Busque ajuda de um psicólogo qualificado com experiência em traumas e relacionamentos abusivos. A terapia pode ajuda-la a processar e curar as feridas emocionais do passado, trabalhar na sobrevivência da autoestima e aprender habilidades saudáveis ​​de comunicação e assertividade. Te desejo um feliz dia!!!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!