Tive uma crise de gota fiz restrição de carne bovina, porco, mariscos. O bacalhau posso comer? Sendo

4 respostas
Tive uma crise de gota fiz restrição de carne bovina, porco, mariscos. O bacalhau posso comer? Sendo carne branca?
Olá! O bacalhau possui uma quantidade considerável de purina, que quando metabolizada se transformam no ácido úrico, que pode afetar o quadro de gota. Desta forma é recomendado o consumo moderado desse alimento, quando você estiver com aquela vontade, talvez valha a pena abrir essa exceção!

Olá! Como você já está fazendo, o ideal é diminuir a proteína da alimentação, evitando principalmente carne vermelha por ser rica em purina, também deve evitar embutidos e frutos do mar. Contudo, pode comer frango, e outros peixes com moderação (sendo assim, não há problema em consumir o bacalhau de forma moderada). Os peixes, como sardinha, atum, anchova, robalo, salmão e tilápia são os que apresentam maior teor de purina. Abraços!

Embora o consumo de carne vermelha e frutos do mar possa aumentar os níveis de ácido úrico no sangue, o bacalhau é geralmente considerado uma opção segura para quem sofre de gota. Isso ocorre porque o bacalhau é uma fonte de proteína magra, que contém quantidades relativamente baixas de purinas, que são as substâncias que se convertem em ácido úrico no corpo. No entanto, importante lembrar que o bacalhau pode ser preparado de várias maneiras, e algumas preparações podem adicionar ingredientes que podem piorar os sintomas da gota.

Cada pessoa é única e pode ter diferentes sensibilidades aos alimentos. Portanto, se você não tem certeza se pode ou não comer bacalhau, é recomendável consultar um nutricionista para obter orientações personalizadas.
A gota é uma condição que ocorre devido ao acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, causando inflamação e dor intensa. Alimentos ricos em purinas, como carnes vermelhas, frutos do mar e alguns peixes, podem aumentar os níveis de ácido úrico no sangue e desencadear crises de gota em pessoas suscetíveis.

O bacalhau é considerado uma carne branca e tem teores moderados de purinas em comparação com carnes vermelhas e frutos do mar. Por esse motivo, algumas pessoas com gota podem tolerar o bacalhau em pequenas quantidades.

É importante lembrar que a resposta ao consumo de bacalhau pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas com gota podem tolerar o bacalhau em pequenas porções, enquanto outras podem ser mais sensíveis e precisar evitá-lo completamente.

Se você deseja incluir o bacalhau em sua dieta após uma crise de gota, é importante fazer isso com moderação e observar como seu corpo reage. Mantenha-se atento a qualquer sinal de aumento dos sintomas de gota ou inflamação nas articulações após o consumo de bacalhau.

Além disso, é essencial seguir uma dieta equilibrada e variada, com foco em alimentos saudáveis, como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, enquanto limita o consumo de alimentos ricos em purinas.