Trato da bipolaridade com depakote 750mg + aristab 5mg. Há alguma contra indicação em associar o venvanse

6 respostas
Trato da bipolaridade com depakote 750mg + aristab 5mg. Há alguma contra indicação em associar o venvanse para tratar do défice de atenção? Já fui em dois psiquiatras com opiniões divergentes, gostaria de outras opiniões. Grata.
Prof. Fábio José Pereira da Silva
Psiquiatra, Especialista em medicina preventiva, Especialista em administração em saúde
São Paulo
A medicina não é uma ciência exata, e o corpo humano apresenta pequenas variações que tornam cada indivíduo único. Muitas dessas variações são conhecidas e algumas são desconhecidas. Por isso existem formas diferentes e adequadas para tratar uma mesma patologia e um mesmo indivíduo em momentos diferentes.
Sugiro que escolha um dos profissionais em que confia e siga suas orientações. Caso continue em dúvida, converse novamente com seu médico.
Respeitosamente,
Dr. Fábio Silva

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Vitor Moreno Chaddad
Psiquiatra
São José do Rio Preto
Ha contraindicação relativa. O medicamento pode levar a uma crise de mania, porem em doses baixas e juntamente com o controle com estabilzadores de humor pode ser tentado. Eu, pessoalmente, nao usaria nenhum medicamento afetaminergico. Converse mais com seu medico.
Atenciosamente.
 Natalia Marques Antunes
Psicólogo
São Paulo
Recomendo aliar a Psicoterapia para autoconhecimento, assim poderá entender pos seus aspectos psíco emocionais associados ao TAB.
Isso lhe permitirá um maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
 Eliana Benedetti
Psicólogo
Americana
A associação de medicação para tratamento de comorbidades como TDAH deve ser cautelosamente estudada, levando em consideração seu histórico de episódios do TAB. A psicoterapia cognitivo comportamental é um coadjuvante no tratamento, uma vez que auxilia o paciente na identificação de sintomas subsindrômicos do TAB e a administração do TDAH, propiciando melhor qualidade de vida. Converse com seu psiquiatra sobre os benefícios da psicoterapia na abordagem cognitivo comportamental. Espero ter colaborado, abraço.
Uso de estimulantes, como o Vevanse, mas também café, energético, refrigerantes a base de cola, guaraná e etc devem ser evitados no transtorno bipolar. Porém no caso de haver comorbidades, como o TDAH, a análise de custo-benefício deve ser levada em conta. O tratamento dos diferentes tipos de transtorno bipolar, a predominância de determinados episódios (depressivos, ou hipomaníacos/maníacos), devem ser levados em conta para fazer essa análise se compensa tratar com estimulante ou não. Não é uma resposta fávil. Espero ter ajudado.
Dr. Walter Sena
Psiquiatra
Rio de Janeiro
Prezado(a),
Antes de pensar em comorbidade, é preciso discernir com clareza o déficit de atenção típico do TDAH e o déficit de atenção típico do TAB.
No caso do TAB, a distraibilidade é consequência da aceleração do pensamento, melhorando com o uso de estabilizadores. Ainda no caso do TAB, o uso de estimulantes aumenta a aceleração e induz insônia, podendo até mesmo induzir estados de mania.
Por fim, evite o uso de estimulantes e procure discernir com clareza o que chama de falta de atenção.
Abs,

Especialistas

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Thiago Alcantara

Thiago Alcantara

Psicólogo

Goiânia

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 970 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.