Um indivíduo com transtorno bipolar, extremamente controlador com dinheiro, que impede a família de

11 respostas
Um indivíduo com transtorno bipolar, extremamente controlador com dinheiro, que impede a família de desfrutar um pouco a vida por medo de gastar. Tem como através de terapia se tornar um marido melhor? Um pai melhor?
A psicoterapia pode ajudar seu marido a tomar consciência das proprias atitudes com a família. Muitas vezes a pessoa tem certos tipos de comportamentos com a crença de agir de forma justa e protetiva com a família, sem perceber ou aceitar que esteja fazendo algo repressor com os que ama. A psicoterapia seria, principalmente, para ajuda-lo a estar bem com ele mesmo, o que pode refletir de forma positiva nos seus relacionamentos com os outros. Acredito que a situação esteja muito desgastante para você, já pensou em procurar terapia para poder se fortalecer e enfrentar a situação junto ao marido?

Em primeiro lugar, como minha colega salientou, é importante saber se a pessoa deseja realizar o processo psicoterapêutico. Caso haja o interesse, com certeza é possível construir formas de melhora em variados aspectos da vida. Na psicoterapia, essa pessoa terá um espaço apropriado à compreensão dos significados associados à sua forma de viver, inclusive no que diz respeito à maneira como ela lida com o dinheiro. O fato de haver diagnóstico de transtorno bipolar não significa uma relação direta com as queixas relatadas, pois há infinitas maneiras de expressão de desordens do humor. Cada pessoa é única na forma que encontra de se ajustar ao mundo e essa singularidade pode ser melhor compreendida na psicoterapia.
Olá!

A psicoterapia é um espaço em que o sujeito pode se localizar em meio as suas angústias, em seus medos, e permite que, conforme seu processo, possa entender porque age como age. Se ele vai ser um pai melhor, permitir gastar mais, ser um marido melhor ou algo do tipo, cabe a ele ressignificar características próprias para então lidar com a vida de uma forma que lhe seja mais próxima ao que deseja, e de uma maneira que lhe gere menos angústia. A psicanálise, por exemplo, poderia oferecer uma oportunidade de escuta em o sujeito pode aparecer e se encarar. E isso traz muitos benefícios, mas é um processo individual. Caso ele tenha iniciativa e queira começar uma psicoterapia, pois é um processo que depende de um querer fazer, uma mudança é possível, mas dizer a direção dessa mudança é algo que só quem passa por ela pode dizer para onde está indo.
Faça uma sugestão, mas no fim, depende de um querer dele de mudar ou entender um pouco de si mesmo.
Os casos patológicos que necessitam de medicamento, são mais complicados. Normalmente encaminho para Psiquiatria. Paz e bem!
Vejo como uma questão conjugal. Certamente uma terapia de casal poderá lhes ajudar, com uma avaliação do todo.
Olá. Em alguns casos o dinheiro pode representar uma segurança para a pessoa. Mas somente na terapia que pode-se trabalhar os gatilhos que impulsionam a ter tal comportamento. Um tratamento com o psiquiatra e com o psicologo poderá ser mais efetivo. Um abraço. Bianca Mendes.
Olá. Em primeiro lugar gostaria de ponderar algumas questões que são cruciais para a reflexão proposta. Seu marido se incomoda com isso que descreve? Como ele percebe essas situações? Essas queixas parecem ser suas... e sendo assim elas a convocam a lidar com essa situação. Pode ser que seu marido tenha inúmeras justificativas para o comportamento que você descreve e que por isso não sofra tanto quanto você. Gostaria apenas de ressaltar que no campo da subjetividade não se trata de dizer quem está certo ou errado. Sendo assim, o interessante seria avaliar na sua família quem está sofrendo com essa situação e o que pretendem fazer frente a isso. Uma terapia familiar pode ser interessante. Terapias individuais também para ele (caso esse seja o desejo dele), mas principalmente para você, pois parece-me que lidar com essa situação tem sido um grande desafio.
A obsessão por controle financeiro causa uma série de dificuldades e sofrimentos na vida do casal. A terapia poderá auxiliar no reconhecimento dessas dificuldades e no desejo de as superar. Mas isso depende da vontade da pessoa em alterar essa situação.
A vida conjugal e familiar é uma escolha. Por isso, mesmo que ele não queira mudar, importante também, que você considere a situação e veja até que ponto estás disposta a suportar essa limitação imposta pelo sofrimento de seu marido. Por isso, sugiro que você procure também um auxílio pata lidar com essa situação, sem depender muito da mudança dele. Há sempre uma escolha a ser feita. Confie nisso. Um forte abraço.
O paciente Bipolar necessita realizar um tratamento psiquiátrico e psicoterápico para ter uma uma melhora dos sintomas e diminuição do sofrimento. Além disso, a família se beneficia com uma terapia familiar que busca auxiliar a família entender a doença, construir novas estratégias para lidar com o problema, conhecer os recursos de superação que os membros possuem e trabalhar os sentimentos existentes. Vale a pena investir numa Terapia de Família.
Oi querida! o tratamento medicamentoso acompanhado de psicoterapia tem chances de sucesso elevado! o primeiro passo é procurar um psiquiatra caso ele não esteja sendo medicado, posteriormente procure um psicologo com foco em transtornos graves e aconselho que você também busque ajuda para que possa lidar com suas raivas e frustrações de forma saudável. Depois de um tempo de terapia individual dos dois, seria bacana procurar uma terapia de casal para alinhar as expectativas de vocês.
OLA
Parece que esta sobrecarregada e que tem muitas questoes a resolver. Normalmente quando uma pessoa da familia tem um transtorno e esta em tratamento , ha muitas questoes que sobrecarregam a familia toda. Encaminhamos quase todos os familiares para terapia, por este motivo. Em terapia podem ser tratados todos estes assuntos. Normalmente isso acontece. As pessoas falam do que as encomoda e do que encomoda os que estao a sua volta . Os pacientes reavaliam suas escolhas e desejos. em terapia.